Alimentos que curam a gripe e o resfriado mais rápido

Postado em:

Escolher bem o que comer na gripe pode melhorar muito o bem-estar da criança, adulto ou idoso porque ajuda a diminuir os sintomas de febre, congestão nasal, dor no corpo e sensação de cansaço.

Durante a gripe é importante aumentar a ingestão de calorias e líquidos pra diminuir a sensação de cansaço, porque o corpo aumenta o metabolismo para compensar o desgaste na luta contra doença e além disso beber muita água aumenta a diurese e a liberação de toxinas pela urina ajudando o corpo a se livrar do vírus.

Os melhores alimentos para se comer enquanto está gripado são chás, sopas, frutas e legumes crus ou cozidos.   

5 Alimentos para combater gripe ou resfriado

Assim, o que se deve comer na gripe são alimentos como:

1. Sopa de legumes ou canja

Tomar uma sopa ajuda a fluidificar as secreções e a expectorar mais facilmente o vapor desses alimentos que são consumidos quentes também ajudam a desentupir o nariz. A canja de galinha é um ótimo exemplo de uma sopa boa para gripe porque tem vitaminas A, C e E e proteína, que ajudam o organismo a se recuperar a força e aumentar a resistência do sistema imune. Além disso a sopa tem sódio e potássio que ajudam na regulação da temperatura corporal, sendo útil em caso de febre.

2. Chás de ervas

O chá é um ótimo remédio caseiro para gripe porque além de hidratar é uma bebida que se toma quente e o vapor ajuda na descongestão nasal. Um bom exemplo de chá é o chá de camomila, equinácea, hortelã e ginseng, que podem ser tomados ou inalados para ajudar a desentupir o nariz. Para a inalação deve-se preparar o chá e inclinar a cabeça para cima da xícara, repirando o seu vapor. Um ótimo chá para este efeito é o de eucalipto.

O chá de canela com mel também é uma ótima solução porque possui propriedades medicinais anti-sépticas e antibacterianas que ajudam no tratamento da gripe. Basta ferver 1 xícara de água com 1 pau de canela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar a seguir, de 3 a 4 vezes por dia. 

O mel com própolis pode ser adicionado ao chá para lubrificar a garganta e diminuir a inflamação, em caso de haver tosse.

3. Iogurte ou leite fermentado

O consumo de iogurtes e leites fermentados com probióticos durante o estado gripal ajuda a melhorar a flora intestinal, fortalecendo o sistema imune porque ativam células de defesa do organismo, encurtando o tempo da gripe. O Yakult e o Activia são bons exemplos de iogurtes ricos em lactobacilos e bifidobactérias que podem ser utilizados para prevenir e tratar a gripe.

4. Frutas e legumes

As frutas e legumes aumentam a quantidade de água, fibras e vitaminas C, A e Zinco, fazendo com que o corpo consiga reagir melhor ao vírus na produção de anticorpos. Sendo uma boa fonte de energia para o organismo que encontra-se debilitado. As mais indicadas são as frutas cítricas como morango, laranja, abacaxi e limão que reforçam a imunidade.

Couve, cenoura e tomate são fontes de betacaroteno, atuam contra infecções e estimulam o sistema imune.

A falta de apetite é um sintoma comum na gripe que faz com que a doença se prolongue e é por isso que o consumo de alimentos nutritivos, de fácil digestão e ricos em água, como os citados acima, ajudam na recuperação da gripe.

5. Temperos que curam

O que comer para curar a Gripe ou Resfriado mais rápido

Alho, mostarda, pimenta são úteis para descongestionar o nariz e dissolver o catarro, além disso tem ação natural que reduz a febre e as dores no corpo. Por isso, use estes condimentos nas refeições enquanto estiver gripado, comendo também carnes magras que são excelente fonte de proteínas e ficam ótimas quando bem temperadas.

Alecrim, orégano e manjericão também são ótimas opções para temperar e combater os sintomas da gripe e resfriado. 

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

Suco de maracujá e morango para combater o estresse e a ansiedade

Postado em:

Hoje temos 3 receitas de Sucos para combater o Estresse

Os sucos antiestresse são aqueles que têm alimentos com propriedades calmantes e que ajudam a combater a ansiedade, como o maracujá, a alface ou a cereja.

As receitas desses 3 sucos são simples de fazer e são excelentes opções para tomar ao longo do dia. Beber um copo de cada suco todos os dias ajuda a diminuir o estresse e a dormir melhor.

1. Suco de maracujá para combater o estresse

O suco de maracujá é bom para combater o estresse porque o maracujá diminui a irritabilidade, ansiedade e a insônia.

Ingredientes

  • Polpa de 1 maracujá
  • 2 morangos
  • 1 talo de alface
  • 1 copo de iogurte desnatado
  • 1 colher de levedo de cerveja
  • 1 colher de lecitina da soja
  • 1 castanha-do-pará
  • mel a gosto

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir.

2. Suco relaxante de maçã

Este é um suco perfeito para o fim do dia, devido aos componentes calmantes da alface. Além disso, o suco contém fibras da maçã e enzimas digestivas do abacaxi, que facilitam a digestão, por isso, deve ser ingerido, principalmente, após o jantar.

Ingredientes

  • 1 maçã
  • 115 g de alface
  • 125 g de abacaxi

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes na centrífuga. Diluir em água, se necessário, e servir decorado com uma fatia de maçã.

3. Suco de cereja para combater o estresse

O suco de cereja é bom para ajudar a aliviar o estresse porque a cereja é uma boa fonte de melatonina, que é uma substância importante para estimular o sono.

Ingredientes

  • 115 g de melancia
  • 115 g de melão-cantaloupe
  • 115 g de cerejas sem caroço

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir.

Recomenda-se tomar esses sucos em momentos de maior estresse, como excesso de trabalho, por exemplo, fazendo o suco de maracujá de tarde, o suco relaxante de maçã após o jantar e o suco de cereja antes de ir dormir.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

Saiba como a pera pode melhorar sua saúde!

Postado em: - Atualizado em:

Os 3 principais benefícios da pera para a saúde são melhorar a prisão de ventre, perder peso e controlar a diabetes, pois a pera é uma fruta rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo o apetite, especialmente quando consumida antes das refeições.

A pera é de fácil digestão, sendo muito prática para levar para o trabalho ou para a escola e é indicada para todas as idades pode ser consumida crua, assada ou cozida.

Esta fruta é ótima para a saúde já que é rica em minerais como potássio ou fósforo, magnésio, antioxidantes e vitaminas como A, B e C. Desta, forma os 5 benefícios da pera para saúde incluem:

1. Controlar a diabetes e a pressão alta

Esta fruta é uma ótima fruta para quem tem diabetes porque aumenta pouco o açúcar no sangue já que tem baixo índice glicêmico.

Além disso, a pera têm propriedades vasodilatadores, porque é rica em potássio, que ajuda a prevenir a pressão alta, evitando também problemas cardíacos, como trombose ou AVC.

2. Tratar a prisão de ventre

A pera principalmente quando é comida com a casca, ajuda a regular o intestino, combatendo a prisão de ventre pois é rica em fibras, além de estimular a libertação de sucos gástricos e digestivos o que faz com que a comida se mova mais lentamente no intestino, melhorando o seu funcionamento.

3. Fortalecer o sistema imune

Esta fruta contém antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres que se acumulam no organismo, porque é rica em vitaminas A e C e flavonoides, como o betacaroteno, luteína e zeaxantina, contribuindo para a prevenção do câncer do estômago e intestino e reduzindo os efeitos do envelhecimento na pele, como rugas e manchas escuras.

Além disso, contribui para a produção de glóbulos brancos, que são responsáveis por proteger o organismo, ajudando a evitar inflamações, como grite, artrite ou gota, por exemplo.

4. Fortalecer os ossos

A pera é rica em minerais como magnésio, manganês, fósforo, cálcio e cobre, contribuindo para a redução da perda de mineral ósseo e evitando problemas como osteoporose.

5. Ajudar a emagrecer

A pera ajuda a perder peso porque é uma fruta com poucas calorias, sendo que geralmente, uma pera de 100g tem cerca de 50 calorias.

Além disso, a pera tem fibras que diminuem o apetite e tem efeito diurético o que diminui o inchaço do corpo e para o aspeto mais delgado.

A pera é uma boa fruta para oferecer às crianças quando começam a ingerir alimentos sólidos, principalmente a partir dos 6 meses em forma de suco ou puré porque é uma fruta que normalmente não provoca alergia.

Além disso, a pera é de fácil digestão, ajudando a recuperar de uma intoxicação alimentar, principalmente quando há vômitos.

Existem muitos tipos de peras, sendo as mais consumidas no Brasil:

  • Pera Willians - que é dura e ligeiramente ácida, sendo indicada para cozer sem se desmanchar;
  • Pera-d'água - possui uma polpa delicada;
  • Pera-de-pé-curto - é redonda e parecida com a maçã;
  • Pera d’Anjou - é pequena e verde;
  • Pera red - tem esse nome por ter a casca vermelha e é muito suculenta.

A pera pode ser comida crua com casca, fazer suco ou polpa de fruta, além de poder ser usada para fazer doce, tartes ou bolos.


Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

Banana emagrece e melhora o humor

Postado em: - Atualizado em:

Os principais benefícios da banana são dar energia, diminuir o apetite devido ao seu teor de fibras e aumentar a sensação de bem estar, pois a banana é rica em triptofano, um aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina, responsável por que melhorar o humor.

Uma unidade média de banana prata tem cerca de 40 kcal, devendo-se consumir 1 vez por dia para não engordar e obter os seus benefícios. Uma dica importante é saber que a banana bem madura não causa prisão de ventre, enquanto a banana mais verde ajuda a prender o intestino e pode inclusive ser usada para ajudar a combater diarreias.

Assim, os seus principais benefícios são:

  • Regular o intestino, devendo-se consumir banana bem madura em casos de prisão de ventre e banana mais verde em casos de diarreia;
  • Diminuir o apetite, pois aumenta a saciedade e é rica em fibras;
  • Evitar cãibras musculares, por ser rica em potássio e magnésio;
  • Reduz a pressão arterial, pois é rica em magnésio, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos;
  • Melhorar o humor e ajudar a combater a depressão, pois contém triptofano, um aminoácido que participa da formação hormônios que melhoram o humor e ajudam a relaxar;
  • Fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças, por ser rica em vitamina C;
  • Melhorar o metabolismo do colesterol e dos carboidratos, por ser rica em manganês;
  • Ajudar a controlar o colesterol e prevenir câncer intestinal, por conter fibras solúveis.

Uma dica importante é consumir a banana menos madura em casos de diabetes, pois assim ela será menos doce e não aumentará a glicemia, que é o teor de açúcar no sangue

A banana pode ser encontrada em todas as estações do ano e é um ingrediente que compõe uma grande variedade de pratos doces e salgados.

Receita de Bolo fit de banana sem açúcar

Esse bolo é uma ótima opção para ser usado em lanches saudáveis, também podendo ser consumido em pequenas quantidades por pessoas com diabetes.

Ingredientes:

  • 3 bananas médias maduras
  • 3 ovos
  • 1 xícara de aveia em flocos ou farelo de aveia
  • 1/2 xícara de uvas passas ou tâmaras
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 colher de sopa rasa de fermento

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador, despejar a massa sobre uma forma untada e levar ao forno médio pré-aquecido por 30 minutos ou até o palito sair sequinho, indicando que o bolo está pronto.


Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

10 melhores frutas para perder peso com saúde!

Postado em:

Uma boa estratégia para emagrecer e perder barriga é comer diariamente frutas que emagrecem, como morango, pêra e melancia porque estas frutas contém menos calorias que o corpo precisa gastar na sua digestão e também contém fibras e outras propriedades que ajudam o corpo a emagrecer.

Confira, então uma lista para fazer uma salada de frutas com 10 frutas capazes de ajudar a emagrecer mais rápido:

1. Morango (45 calorias em 100 g)

O morango ajuda a emagrecer pois contém calorias negativas e além disso, é rica em ferro e em vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório natural.

2. Banana (entre 87 e 120 calorias)

Rica em triptofano, tira o desejo de comer doces, sacia a fome. O numero de calorias depende do tipo e do tamanho da banana. A banana, quando consumida antes de malhar, diminui ainda o risco de cãibras, por ser rica em potássio. Ela também é ótima para o café da manhã, pois diminui a fome ao longo do dia. A banana assada no forno ou no micro-ondas com alguns cravos da índia constitui uma ótima sobremesa. Veja a dieta da banana.

3. Pêra (em média 85 calorias por unidade)

A pera ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome. Ela ainda ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. Peras assadas com canela também são uma ótima sobremesa que, além de deliciosa, ajuda a emagrecer.

4. Melancia (24 calorias em 100 g)

Contém calorias negativas e é diurética, auxiliando no combate ao inchaço. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ela abaixa a pressão e é considerada um alimento afrodisíaco. 

5. Kiwi (46 calorias em 100 g)

Dentre os benefícios do Kiwi, estão o combate à prisão de ventre e a capacidade de saciar o apetite, ele também é rico em vitamina C, e é diurético.

6. Maçã (81 calorias em 170 g)

A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol e de triglicerídeos e ajuda na digestão. A maçã assada com canela ou cravo da índia contém poucas calorias, é deliciosa e é uma sobremesa muito nutritiva.

7. Mamão (85 calorias em 100 g)

Diurético e rico em fibras, facilita a eliminação das fezes e combate a barriga inchada. O mamão é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite. Uma fatia de mamão picado com 1 potinho de iogurte natural é uma ótima opção para o lanche da manhã.

8. Limão (22 calorias por unidade)

É diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, que elimina as toxinas e deixa a pele mais viçosa. Tomar uma xícara de chá da casca de limão diariamente é uma ótima forma de consumir o limão sem açúcar e aproveitar todos os seus benefícios.

O limão também ajuda a reduzir o colesterol e o açúcar no sangue. Saiba mais em: 6 antioxidantes indispensáveis e Como o limão pode ajudar a emagrecer.

9. Tangerina (38 calorias por 100 g)

A tangerina ajuda a emagrecer porque é rica em água e fibras, além de ser pouco calórica. Essa fruta é rica em vitamina C, o que ajuda na absorção do ferro no intestino e fortalece o sistema imune, e as suas fibras melhoram o trânsito intestinal, reduzem a absorção de gordura e ajudam a controlar a glicemia. Conheça todas as propriedades da tangerina em: Saiba quais são os benefícios da Tangerina para saúde.

10. Abacaxi (52 calorias em 100 g)

O abacaxi ajuda a emagrecer pois é rico em água e em vitamina C. O abacaxi combate a retenção de líquidos e deixa a cintura mais fina. Quem não gosta do sabor ácido do abacaxi pode experimentar o abacaxi assado no forno com canela em pau.

Recomenda-se comer 1 frutas à cada refeição, ou no mínimo 2 frutas diferentes por dia, além de seguir uma dieta hipocalórica e associar a prática regular de exercícios físicos à rotina, para conseguir emagrecer mais rápido.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

10 dicas para desintoxicar o corpo no pós carnaval

Postado em:

O carnaval é com certeza o feriado mais esperado por todos os brasileiros. Com toda essa euforia, é comum o consumo abusivo de alimentos muito gordurosos e principalmente de bebidas alcoólicas, sobrecarregando assim todo o organismo, em especial o fígado, que é responsável pela desintoxicação do organismo. O saldo de tudo isso é uma boa ressaca na quarta-feira de cinzas acompanhada de muita dor de cabeça, cansaço, indisposição, e desidratação pós-folia.

Para acabar com esses problemas, se faz necessário uma dieta equilibrada e saudável, pelo menos nos três dias após o carnaval, para auxiliar na desintoxicação do organismo. Vamos nas 10 dicas para desintoxicar seu corpo.

  • Beba bastante água. A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão.
  •  Coma folhas verdes. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas.
  • Dê atenção às frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a repor o que foi perdido durante as festas.
  •  Tome chá. Muitos tipos de chá, em especial o chá verde e chá preto, são ricos em antioxidantes e ajudam a desintoxicar o corpo. Outros chás poderosos são o de boldo, picão, erva-cidreira, dentre outros.
  • Não exagere no café. O café é um aliado na desintoxicação do corpo, mas não exagere. Ele ajuda a melhorar a dor de cabeça causada pela ressaca, além de ser diurético e melhorar a atenção e o alerta.
  • Evite carnes vermelhas e gorduras. Nesse período após o Carnaval, evite esses alimentos, uma vez que são mais difíceis de serem digeridos. Dê preferencia às carnes brancas como peru, peixe, frango e crustáceos. Prefira prepara-los grelhados, assados ou cozidos, ao invés de fritos. Evite também alimentos embutidos (como salsichas, mortadela) e em conserva.
  • Coma grãos. Eles são poderosos aliados na limpeza do organismo, melhoram a digestão e ajudam eliminar toxinas. Dê preferência aos grãos integrais. Exemplos de grãos são trigo, cevada, aveia, centeio, alpiste, semente de girassol, linhaça, etc
  • Pratique atividades físicas. Esportes aceleram a limpeza do organismo e ajudam a eliminar toxinas e aquelas calorias extras adquiridas durante as festas. Consulte um orientador físico para saber qual tipo de esporte praticar.
  • Evite beber. O álcool causa desidratação do corpo, além de atrapalhar as funções do fígado e do rim. Por alguns dias, evite o consumo do álcool para que seu corpo se recupere.
  • Dê um descanso ao seu corpo. Uma das partes mais importantes é dar tempo suficiente ao seu corpo para que ele se recupere, elimine todas as toxinas e volte a funcionar normalmente. Evite cair em festas e alimentações desregradas.

Com essas dicas você voltará à ativa o mais breve possível, com um corpo novo e saudável.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

Quantos cafés posso tomar por dia?

Postado em: - Atualizado em:

Seria simples se dissesse 3 ou 4 mas não é bem assim. O metabolismo de alguns compostos presentes no café está relacionado com nossos genes. Por exemplo, os metabolizadores lentos de cafeína podem apresentar sintomas como taquicardia, sudorese excessiva, mãos frias, agitação após consumir uma simples xícara de café. Os metabolizadores rápidos pouco ou nada apresentam, isso não significa que pôde-se então tomar várias doses de café por dia.

Indivíduos com histórico de complicações cardiovasculares, diabetes e outras complicações inflamatórias devem ter cautela no consumo de café. Por meio de testes genéticos é possível identificar polimorfismos envolvidos com o metabolismo da cafeína, com o risco de desenvolvimento de doenças inflamatórias dentre outras. No entanto, independente de testes genéticos é possível identificar sintomas e cruzar com seu histórico familiar.

Orienta-se não de forma restritiva mas sim racional, uma vez que café é a melhor bebida do mundo, e se consumido em pequenas quantidades podem conferir benéficos a saúde. Procure auxílio profissional para ajustes individuais.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

15 dicas para perder barriga através de hábitos saudáveis

Postado em:

Nos dias de hoje o que vem se destacando são as modas fitness, comidas naturais e a grande procura por uma alimentação saudável e a melhora no condicionamento físico. Portando destaquei 15 dicas para te ajudar nesta procura por uma vida saudável.

Confira 15 dicas para reduzir a barriga, emagrecer e ter uma alimentação saudável:

  • Coma alimentos crus e ricos em fibras para melhorar o funcionamento do intestino e a digestão;
  • Evite bebidas com gases, elas, em geral, são muito açucaradas e aumentam o volume abdominal;
  • Não coma frituras sob nenhuma circunstância. Além de possuírem muitas calorias dispensáveis, pode-se ingerir os mesmos alimentos com outro tipo de preparação;
  • Evite consumir temperos prontos ou comidas congeladas industrializadas, pois possuem mais sal e promovem retenção hídrica, aumentando a sensação de inchaço;
  • Inicie as refeições sempre com um prato raso de salada. Isso serve para "forrar" o estômago e controlar a sensação de fome. Comer uma pera 20 minutos antes do almoço e jantar também é um bom truque para diminuir o apetite.
  • Faça alguma atividade física de forma regular. Além de ajudar a emagrecer a barriga, também melhora a circulação, o bem-estar e a autoconfiança;
  • Aumente o metabolismo com o consumo de pimenta vermelha, chá verde, gengibre e água gelada. Esses alimentos são termogênicos e ajudam o corpo a perder calorias, mesmo parado. Cinco copos de água por dia são 200 calorias a menos;
  • Mantenha uma boa postura, pois ela ajuda a diminuir a forma arredondada da barriga;
  • Faça 6 refeições por dia e mastigue bastante. Assim dá tempo do cérebro entender que já tem comida no estômago. Veja os 5 Benefícios de comer devagar;
  • Beba bastante água,de preferência longe do horário das refeições. Além de limpar o corpo, também hidrata o intestino, regularizando a função intestinal;
  • Evite os doces, como sobremesas, e dê preferência às frutas cítricas ou mesmo à gelatina, que também ajuda a combater a flacidez;
  • Elimine todas as fontes de gorduras de adição, como a margarina, as peles das aves ou a gordura das carnes;
  • Não coma mais de um alimento fonte de carboidrato por refeição. Por exemplo, se comer batata, não precisa comer arroz ou se comer macarrão, não precisa comer pão na mesma refeição.
  • Leia os rótulos das embalagens antes de comprar e tenha atenção se a informação se refere ao pacote todo ou à apenas uma porção.
  • Siga essas dicas por, pelo menos, 10 dias e deixe o seu corpo se acostumar com essas mudanças. Os resultados aparecerão em pouco tempo.

Procure um profissional Nutricionista para melhor orienta-lo.

Não é recomendado se pesar todos os dias, mas deve ser sempre na mesma hora e na mesma balança.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

O que pode estar fazendo você engordar!?

Postado em:

Faço de tudo, mas não consigo emagrecer"; "Não sou de cometer exageros, mas tenho facilidade para engordar"... Você com certeza já ouviu uma dessas frases ou até se utilizou delas para justificar o jeans mais apertado. Mas já parou para refletir se está realmente engordando sem motivo?

Existem pequenos detalhes do nosso dia a dia que podem prejudicar (muito) os resultados da dieta. Para ajudá-la a identificar esses inimigos, que às vezes passam despercebidos, listei os principais hábitos que podem fazer você ganhar peso:

  • Não tomar café da manhã: ao contrário do que muitos pensam, jejuar não queima gordura, mas sim massa magra – ou seja, músculos. Sem energia, o corpo começa a queimar músculo para manter as suas funções vitais, além de desacelerar o metabolismo, o que provoca maior dificuldade em queimar calorias ao longo do dia.
  • Estresse: altos níveis de nervoso estão relacionados em diversos estudos a quadros de sobrepeso e obesidade. Ele influi de diversas maneiras em nosso comportamento e metabolismo, e pode estimular a compulsão alimentar – que por si só já é uma das grandes causadoras de obesidade –, além de elevar nossos níveis de cortisol, ao mesmo tempo em que reduz a testosterona. Resumindo: níveis muito altos de cortisol no organismo colaboram para a queima de massa magra, desacelerando o metabolismo.
  • Não praticar exercícios físicos: ser sedentário é uma das piores escolhas que uma pessoa pode fazer para a saúde física e emocional. Podemos chamar de atividade física regular aquela praticada pelo menos quatro vezes por semana por, no mínimo, 40 minutos.
  • Dormir pouco ou ter um sono ruim: pesquisas relacionam o sono a diversos fatores que interferem diretamente no nosso metabolismo, influenciando no sobrepeso, na obesidade, no diabetes e até nos níveis de estresse e cortisol em nosso corpo. Enquanto dormimos, por exemplo, produzimos um hormônio chamado melatonina – que, em quantidade insuficiente, pode gerar diversos males à saúde. Além disso, dormir mal deixa a pessoa cansada, desacelera o metabolismo e aumenta o estresse, fatores que podem colaborar para o acúmulo de gordura. É importante que você durma de seis a oito horas todos os dias e evite alimentos estimulantes, como café, chocolate e bebidas à base de cola ou guaraná até seis horas antes de dormir.

Procure um profissional qualificado para melhor adequar a sua alimentação a hábitos saudáveis!


Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.

COMO FAZER O SUCO DETOX COM SEUS ALIMENTOS PREFERIDOS

Postado em: - Atualizado em:

Para desintoxicar o organismo, o suco precisa conter frutas, verduras e raízes ricas em substâncias que agem como um detergente limpando todas as impurezas. A mistura de ingredientes como frutas, legumes e folhas verdes na hora de preparar o suco proporciona diversos benefícios para a saúde, pois esses alimentos contam com nutrientes indispensáveis para manter o bom funcionamento do organismo.

Para não errar na receita detox, combine sempre um ingrediente rico em clorofila – substância que facilita a limpeza estomacal – com uma fruta rica em fibras. Para a base, escolha líquidos que hidratam o corpo ou estimulam o funcionamento do fígado. Se a intenção é também emagrecer, acrescente ingredientes termogênicos.

Ingredientes ricos em clorofila: couve, agrião, salsinha, salsão e hortelã.

Ingredientes ricos em fibras: maçã, laranja, limão, mamão, morango, maracujá, abacaxi, kiwi, cenoura e beterraba.

Líquidos para a base do suco: água de coco, chá de dente de leão, chá verde, chá branco ou chá vermelho.

Ingrediente termogênico: gengibre.

Para prepará-lo, bata os ingredientes em um liquidificador. Se a água de coco ou os chás estiverem presentes na receita, elimine o uso de água. Açúcares e adoçantes também devem ser evitados.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.