MAMÃES ITALIANAS ou que tem seus filhos na Itália

Vamos falar um pouquinho da Itália, de Verdi, Puccini, Scarlatti, Paganinni, Vivaldi, Rossini e tantos outros

Postado em: - Atualizado em:

Vamos falar da Itália de hoje, fazer um paralelo com um único ponto comum em todas as nações : a maternidade.

Quando se fica grávida na Itália, você vai ao clínico geral que é o “seu médico” e ele te encaminha para o(a) ginecologista que por sua vez vai te encaminhar para uma série de procedimentos.

Você recebe o “ libreto”do clínico geral com todas as orientações sobre gravidez, médicos, direitos trabalhistas, deveres, tudo o que uma grávida precisa saber.

Depois, vai passar por palestras esclarecendo sobre sua nova vida como grávida.

Faz exames, tem orientações sobre alimentação, aleitamento, e é encaminhada para o grupo de grávidas da sua região.

Quando uma mulher fica grávida na Itália, o país inteiro tem este registro e onde ela estiver dentro do país poderá ser atendida e monitorada pelos profissionais, pois ela tem uma ficha com todo seu histórico de saúde, seu prontuário disponível a todo o sistema de saúde.

Tem um órgão responsável para cuidar dos Direitos Trabalhistas das grávidas , protege-las e orientá-las. Assim como no Brasil, também não podem ser mandadas embora do emprego enquanto estiverem grávidas ou em período de amamentação.

Quando o bebê nasce, ela tem 6 meses de licença maternidade com salário integral pago. Após este período ela volta a trabalhar por 6 horas diárias com direito a saídas para aleitamento. Se durante este período de amamentação, ela julgar necessário ainda ficar em casa com a criança, passa a receber uma ajuda equivalente a 30% do seu salário mas não perde o emprego.

Estamos no mesmo planeta Terra com tantas diferenças nos DIREITOS HUMANOS!

Está revoltante a situação brasileira de violência, descaso com a saúde , com a Educação, com o SER HUMANO. Meu Deus o que está acontecendo que não existe o mínimo de Justiça? Não se obedecem as leis, não cumprem penas... Onde estamos na verdade ? Há possibilidade de uma laranja saudável sobreviver no meio de tantas laranjas podres? Se você for uma laranja saudável, honesto, de bons princípios, não lesa ninguém, cumpre seus deveres, e quiser continuar assim, precisa sair da cesta de laranjas podres. Não é possível sobreviver. Perderá a saúde, perderá a vida. Perderá sua utilidade como fruta saudável.

Que soem os sons de músicas que elevem as almas !

Que soem os sons que purificam os ares!

Que soem sons harmoniosos e que tragam preenchimento para o espírito!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

Ô ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR

Fevereiro 2018 – 83 anos da morte de Chiquinha Gonzaga

Postado em: - Atualizado em:


“A Chiquinha Gonzaga que emerge no cenário musical do Rio de Janeiro em 1877, após desilusão amorosa, maldição familiar, condenações morais e desgostos pessoais é uma mulher que precisa sobreviver do que sabia fazer: tocar piano. Ninguém ousara tanto. Praticar música ao piano, ou até mesmo compor e publicar, não era incomum às senhoras de então, mas sempre mantendo o respeito ao espaço feminino por excelência, o da vida privada. A profissionalização da mulher como músico (e ainda mais aquele tipo de música de dança para consumo nos salões!) era fato inédito na sociedade da época. A atividade exigia talento, determinação e coragem – qualidades que não lhe faltavam”.

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

A biografia desta mulher é algo de impressionar!

Pelo talento? Sim, claro, suas músicas são de especial toque na História da Música do Brasil!

Mas especialmente por sua coragem! Mulheres corajosas mudam a história!

E falando sobre coragem, estava lendo sobre comportamento de crianças num site de psicologia. Professores precisam estar antenados para compreenderem quem são seus alunos, do que precisam, porquê não evoluem às vezes ou porquê são bem sucedidos e dar sequência no trabalho. A música mostra os comportamentos e ajuda a transpor barreiras.

Pois bem, nesta leitura apareceram 3 casos de crianças que sofreram abusos de adultos na infância. Uma foi do tio que dizia amá-la incondicionalmente e queria que ela sentisse com ele todos os prazeres da vida. A outra do próprio pai, antes dos 3 anos de idade, relatos feitos pela mãe, onde o pai amava tanto a filha e ela a ele que as almas se encontraram independente da idade ( oi ? ) , e outro caso onde a menina era molestada todas as noites pelo pai quando a colocava na cama para dormir e isso durou até a menina ficar menstruada, vindo desde os 3 anos de idade.

A psicóloga que trata destas pessoas, crianças que hoje são adultas, relata o que existe de comum entre elas :

  • todas se tornaram submissas aos homens e não conseguem reagir ao menor desconforto seja sexualmente ou na própria convivência diária.
  • . Todas sem exceção ( ela cita estes 3 casos mas trata de várias adolescentes numa instituição que também passaram pelo mesmo problema) se tornaram mulheres escravas , auto-punitivas, acham que não merecem ser felizes e tem que exercer qualquer função que as faça sofrer bastante. Meu Deus! Por que isso? O que acontece na mente de uma pessoa que sofreu abuso sexual ? Por que esta auto-sabotagem, estas chicotadas em si mesma?
  • Das 3 adultas citadas, todas são divorciadas e foram muito infelizes no casamento. Tinham em mente a idealização daquele homem que as ‘ acariciou ‘ quando ainda eram crianças. Não conseguiram se tornar adultas e reagirem ou agirem como mulheres independentes. Tornaram-se carentes afetivamente porque ninguém preencheu os quesitos daquele homem da sua infância. Uma delas se casou 3 vezes e nos 3 relacionamentos fugiu do parceiro depois de determinado tempo pois sentia nojo com o ato sexual.

Sem mais comentários, que se tornam desnecessários mediante tamanho sofrimento que destas mulheres, deixo a mensagem do CARNAVAL DE CHIQUINHA GONZAGA: OH ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR !

Bendita Lei Maria da Penha que mesmo não funcionando 100%, ela inibe alguns pelo menos.

Bendita consciência da mulher atual que não se permite ser abusada.

MAS FICA O ALERTA :  UMA CRIANÇA DE 3 ANOS DE IDADE PODERÁ REAGIR ?  SABERÁ O QUE ESTÁ ACONTECENDO ?  - NUNCA ! SERÁ TOTALMENTE VULNERÁVEL AO  ‘ AMOR ‘  DE UM ADULTO QUE NÃO SABE RESPEITAR A INOCÊNCIA DE UMA CRIANÇA!

Chiquinha Gonzaga!  Obrigada pelo seu exemplo de CORAGEM!

E esta CORAGEM da mulher precisa ser preservada na inocência da criança! Uma criança molestada perde a coragem para sempre e se torna joguete nas mãos das pessoas. É um dano irreparável na sua formação de caráter e domínio das emoções.

“Como autora de músicas de sucesso, sobretudo pela divulgação nos palcos populares do teatro musicado, Chiquinha Gonzaga sofreu exploração abusiva de seu trabalho, o que fez com que tomasse a iniciativa de fundar, em 1917, a primeira sociedade protetora e arrecadadora de direitos autorais do país, a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (Sbat).

Edinha Diniz, 2011  Autora da biografia Chiquinha Gonzaga: uma história de vida.

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

 


AI QUE VONTADE...

Postado em:

Criança é curiosa.

Criança quer experimentar tudo o que é diferente.

Criança guarda para o resto da vida os desejos não realizados.

Até as crianças de 30, 40, 50 anos de idade...

Como estamos falando de música, vou contar alguns de crianças que visitam a Sala Franz Liszt e de adultos que também vem realizar seus sonhos de criança. Hoje selecionei um que é inacreditável.

É muito comum o adulto vir saber sobre aulas de piano e trazer uma criança junto. É interessante que o adulto chega e quer aulas para si, porque não tiveram oportunidade quando criança. E uma criança está junto ouvindo tudo, experimentando os pianos, perguntando sobre tudo. Mas o adulto veio ver para si. Como fazer com esta situação quando uma criança diz: eu quero tocar!Eu quero estudar piano! Esta é uma situação.

Outra situação : - Há um tempo atrás vi uma mãe e uma criança fazendo compras no Varejão e a criança de 6 anos não parava, mexia em tudo, perguntava tudo, não obedecia a mãe, corria, escorregava... e a mãe desesperada falou pra mim: - não sei mais o que faço com essa quantidade de energia, não me obedece, não para. E eu disse a ela: dê atividades para esta criança! Coloque num esporte, na aula de música, está faltando isso: direcionamento.Ela então perguntou sobre aulas de piano, sabendo que eu lecionava e convidei para uma visita e conhecer o espaço.

O êxtase da criança ao ver o piano foi algo que não dá pra esquecer. Experimentou o piano , tocou do grave ao agudo ouvindo as notas e seus olhinhos brilhavam! E a mãe dando bronca para não mexer, mas eu tinha autorizado.

Eu olhei para a mãe e foi quando ela começou a desfilar uma série de ‘ crenças limitantes’ : - essa menina não gosta de nada, é só fogo de palha, quer tudo e não quer nada, não tem constância, ( lembrando que a criança só tinha 6 anos) , me desafia o tempo todo, mando ficar quieta e ela parece que quer me provocar. “Então eu perguntei se ela gostaria de colocara criança na aula de piano.A criança pulou de alegria e respondia : “- eu quero! Eu quero! Eu quero! Por favor mamãe, eu quero!”

E a mãe respondia : “ – quer nada... te conheço... “

Eu não acreditava no que ouvia.Disse a ela : dê uma chance para esta criança mostrar do que é capaz.

E então ela matriculou numa desconfiança muito grande e ainda por cima perguntando – ‘ mas para que vai servir tocar piano? ‘

Jesus amado! Para que vai servir desenvolver habilidades? Para que vai servir desenvolver coordenação motora?Para que vai servir controlar a ansiedade? PARA QUE VAI SERVIR SE SENTIR REALIZADA? Para que vai servir promover sinapses no estudo de partitura? E por aí podemos elencar muitos porquês.. Mas não é o caso aqui. O caso é a ignorância!

A criança começou. Estudou o ano inteiro numa empolgação muito grande, mas no decorrer do ano eu perguntava: onde está aquela música que começamos? Ela respondia que a mãe tinha guardado.Perguntei se tinha tocado em casa o que eu tinha pedido ( ela tinha um teclado para treinar) . Dizia que a mãe guardou o teclado em cima do armário e ela não conseguia pegar, só poderia tocar de Domingo, mas dia de Domingo chegava muita gente em casa e não tinha jeito.

Foi me causando um estranhamento tão grande!!! Certo dia a mãe disse quase chorando:“- essa menina tem a vida inteira pela frente, quem deveria estar estudando era eu, que sempre quis e não pude. Eu sim que tive uma infância difícil e me foram negadas tantas oportunidades...”

Eu não poderia falar a ela que estava sabendo das coisas que ela fazia em casa com a filha porque a criança me implorou para não contar porque poderia apanhar.

O ano foi chegando ao final e eu tinha vontade de chorar quando esta criança me contava cada aula um fato diferente. Então, percebi que a mãe tinha inveja da oportunidade que a filha estava tendo, mais que isso – queria punir a filha por ter melhorado o comportamento só porque entrou no piano.

Levou a menina até mim, a criança melhorou 80% da ansiedade, começou a obedecer a mãe, se sentiu feliz em estudar piano, estava agradecida e feliz. A mãe sentiu ciúmes porque não conseguiu ‘ domar ‘a filha e as aulas de piano fizeram isso. Sentiu-se frustrada porque a filha aprendia muito rápido e estava tocando muito bem. O que ela fez ?Quis entrar nas aulas de piano também. Sim, a mãe. E começou a COMPETIR com a criança. Sabotava, escondia seus livros, escondia presentinhos que a criança recebia em aula por ter tocado muito bem ( pequenas miniaturas) .

AI QUE VONTADE ...Essa adulta era uma criança , pirraçando a própria filha, judiando da menina, competindo com ela. E só dizia : AI QUE VONTADE DE TOCAR !

Quando encontrou certas dificuldades que a filha não tinha, aí foi o caos. Ela se sentiu derrotada porque não conseguia aprender mais rápido do que a criança. Um dia beliscou a menina porque ela estava eufórica demais e se sacudia tocando piano com a maior alegria!

Quando vi esta tortura, que não consegui modificar, fui falando para a menina: - olha, quando você for maior, vai poder ir à aula sozinha, por enquanto está complicado para sua mamãe te trazer, ela tem muitos afazeres, está nervosa. Vamos esperar mais um pouquinho, o que acha ? E a criança não queria parar.Eu SABIA QUE A MÃE IRIA TIRAR A CRIANÇA NO FINAL DO ANO. Então, fui preparando a menina antes. E realmente aconteceu o previsto. FICA ESTE IMPORTANTE ALERTA!!!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

PROGRAMANDO NOSSO 2018

Postado em:

Ano passado tive a oportunidade de ler o livro de Neil Negrelli sobre PROGRAMAÇÃO NEURO-LINGUÍSTICA e para minha surpresa e satisfação percebi que apliquei estes conceitos em minha profissão a vida toda.

Aliado a leituras como Inteligências Múltiplas de Gardner, Inteligência Emocional de Goleman , Música-Cérebro e êxtase de Robert Jordaine muitos anos antes O poder do Pensamento Positivo de Norman Vincent Peale percebi que foram apenas alguns agentes transformadores do pensamento para acreditar no sonho a ser realizado. Gatilhos.

O que não podemos é parar de buscar. Buscar transformação interior para que tudo possa ser realizado com mais eficiência.

Dentro das FOFOCAS MUSICAIS falamos de música. E transferindo para a música todos estes conceitos, podemos voltar lá nos primeiros artigos desta coluna onde falamos sobre as biografias de músicos eruditos e depois de músicos novos e atuantes, para analisarmos COMO conseguiram transpor obstáculos apesar das dificuldades extremas e preconceitos existentes na profissão de músico.

Gosto sempre de me lembrar de Alice Sommer, aquela sobrevivente do Holocausto que apenas conseguiu ser salva porque tocava piano.E vendo sua entrevista com tamanho otimismo agradecendo por ter passado pelo Holocausto de forma tão leve, vemos que ela usou uma Programação Neuro-Linguística em sua vida. Não aceitou o vitimismo mas agradeceu as oportunidades e continuou a caminhada sempre valorizando a vida , Deus e a música. Vale vera entrevista dela.

Para 2018 ,que possamos ter em mente que o Brasil depende de nós. Não podemos mudar o mundo, muito menos a política, mas podemos mudar a nossa forma de agir perante as dificuldades e transformarmos o nosso mundinho particular realizando o que é possível ser realizado, com fé, pensamento positivo, aproveitando todas as nossas habilidades, respeitando e entendendo as individualidades com suas Inteligências Mùltiplas e Inteligência Emocional.

O sucesso do nosso país depende do nosso sucesso pessoal, particular, do que podemos fazer dentro de nós mesmos, dentro de nossa casa, para nossos familiares e amigos. Eles, fazendo o mesmo, teremos um círculo cada vez maior de pessoas bem sucedidas.

Acredito na música como agente transformador ou como agende paralisador ou ainda como agente de tumulto ou pacificação. Acredito 100% nisso, tanto que no livro O poder oculto da música de David Tame ele cita que o imperador da China , certa vez percebendo conflitos em determinada região, enviou o seu músico particular para verificar o que estava ocorrendo na música da região de conflito e levar música pacificadora.

E você?

Coloca músicas para transformar seu dia? O que escolhe? É massificado ou tem poder de escolha?

“ Música é uma hipnose, ninguém pode se ver livre dela.” Ludwig Van Beethoven.

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

A FEIRA LIVRE – BRASIL EM LIQUIDAÇÃO – JANEIRO!

Postado em:


​Quem dá mais? “-Olha a banana madurinha, compra aí freguesa...precinho pra não deixar apodrecer”.

Olha a liquidação com 70% de desconto em eletrodomésticos... Corram, é só dia tal... 

Tenha o carro dos seus sonhos, não passe vontade, você pode ter o que seu vizinho tem... 

Consumir objetos... Como se fossem sonhos! O que é um sonho? O que se registra na alma? O que faz a alma ascender e evoluir? Seriam boas ações? Seria plantar uma árvore? Adotar uma criança órfã? Acolher doentes? Cuidar de idosos? 

Um idoso fez um pedido de Natal num documentário: - eu só quero uma visita, que seja pra mim e que fale comigo. Este idoso tinha muito dinheiro, mas perdeu a família e estava doente no asilo. 

É bom ter objetos sim, claro que é. Mas o desequilíbrio entre o SER e o TER está deixando as pessoas vazias. Atrás do TER – ainda vem: quero ter para ser melhor que o outro, como se o TER desse o poder a alguém para ser MELHOR!  Tem muitas pessoas que tem muitas coisas e são ótimas pessoas, muito melhores porque sabem viver em equilíbrio.

A observação  sobre a FEIRA LIVRE DO BRASIL EM LIQUIDAÇÃO é sobre EDUCAÇÃO!

Este mês fiquei muito feliz com um convite. A Escola de inglês CCBEU – faço questão de dizer o nome porque temos que dar nomes aos bois, e que todos os integrantes da escola possam ler esta matéria, seus alunos e pais, para perceberem que tem alguém tentando mudar algum conceito de divertimento em algum lugar.  Estamos em férias e a escola está pensando em dar DIVERTIMENTO COM CULTURA PARA OS ALUNOS. Não é o consumir por consumir.  Não é o divertimento que só tira o dinheiro dos pais e não devolve aprendizado ou conhecimento ou cultura para a criança... ELES ESTÃO MUDANDO ESTE CONCEITO!

A preocupação: qualidade nas atividades, cultura, lazer, informação, tudo com divertimento! Amei a ideia e que sirva para todos os organizadores de atividades para criança. A criança se tornou um alvo para ganharem dinheiro com produtos, brinquedos, games, etc.  Quando vejo algo como oferecer: teatro com História da Música, Mágicas, Malabares, Culinária, Meio Ambiente, Contação de histórias e outros divertimentos, com caça ao tesouro e tudo mais... Tenho que aplaudir, divulgar e que isso se propague. Estão de parabéns pais, educadores, monitores e donos da escola. Minha reverência!

E aqui neste espaço deste JORNAL DA FRANCA – A NOTÍCIA QUANDO ELA ACONTECE – também sinto esta abertura à cultura, à informação, à transformação para um mundo melhor.  Que bom podermos juntar as iniciativas do bem e colocarmos na COLUNA CHAMADA FOFOCAS MUSICAIS.  A fofoca de hoje é sobre a FEIRA LIVRE DO BRASIL EM LIQUIDAÇÃO, mas nesta feira encontramos o tesouro de iniciativas como a deste jornal e desta escola de inglês, onde estarei presente ministrando um Workshop dia 22 de Janeiro. Salve as crianças! Elas merecem saborear cultura no lazer!

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA CASA DOS MÚSICOS EM 2002 – SAMIR LOPES ROSA, EDUARDO PIRES SIMÃO, BEATRIZ E FERNANDA MONTEIRO PEREIRA ENCENANDO NO SHOPPING DE FRANCA A VIDA DE MOZART. ( Em cena Mozart, Nannerl, e seus pais Leopold e Anna Maria)

O pequeno Mozart tocando ao cravo, seu pai Leopold ao violino e a mãe Anna cantando.

Este foi o juramento que fiz em minha formatura de piano. E venho tentando cumpri-lo ao longo da vida:

“PROMETO DE CORAÇÃO SERVIR À ARTE, PARA QUE O BRASIL POSSA, NA DISCIPLINA, TRABALHAR CANTANDO.”

“ É curioso constatar que a inscrição dos cantores desse Orfeão dos Professores se fez num livro cuja primeira assinatura foi a do professor Roquette Pinto, presidente honorário dessa instituição e em cujo cabeçalho estava escrita a seguinte legenda:

PROMETO DE CORAÇÃO SERVIR À ARTE, PARA QUE O BRASIL POSSA, NA DISCIPLINA, TRABALHAR CANTANDO.

Essa legenda admirável pode bem sintetizar o espírito com que é praticado o canto orfeônico no Brasil, e simbolizar a disciplina e a força espiritual de que virão impregnadas as futuras gerações brasileiras.

https://www.passeidireto.com/arquivo/23397158/marco-antonio-carvalho-santos-villa-lobos/21

ESPERANÇA QUE NUNCA MORRE EM NOSSOS CORAÇÕES!


2018: O ANO DO VOTO DE MINERVA: A DEUSA DAS ARTES – PALAS ATHENA!

O ANO DE JÚPITER, DO CÃO DE TERRA, DA DEUSA PALAS ATHENA ( MINERVA)

Postado em:

TUDO O QUE FOR MENTIRA CAIRÁ POR TERRA. A VERDADE PREVALECERÁ!

2018 está repleto de simbolos, heróis, inspirações , exemplos. Ah ! Que ótimo !

“Pallas Athena era uma das formas de Themis, que atuava com sabedoria ao invés da coação/coerção, alternativamente. A figura Pallas Athena representa a solução de conflitos sem o uso da força do Estado-juiz, valendo-se do consenso entre as parte beligerantes. Atualmente, com os tribunais assoberbados, os métodos pacíficos de solução de conflitos representam um caminho extrajudicial rápido e menos oneroso. “ GOOGLE.

Na mitologia romana, Minerva era a deusa (divindade) da sabedoria, do conhecimento, da guerra, das artes, da estratégia militar, da música e da indústria. Sua equivalente na mitologia grega era a deusa Atena.

Principais características e informações mitológicas: - Minerva era filha Júpiter (deus dos deuses no panteão romano). De acordo com o mito, Júpiter engoliu a titânide Métis. Minerva teria nascido após o deus Vulcano ter aberto a cabeça de Júpiter. Neste momento nasceu Minerva, já adulta, portando armamentos de guerra da época.

- Era a deusa padroeira dos artesãos em Roma Antiga. - Era considerada a deusa protetora da cidade de Roma (capital do Império Romano). - Fazia parte da tríade capitolina junto com Juno (rainha dos deuses) e Júpiter. - O principal local de culto da deusa Minerva era o Monte Capitolino, um dos montes que cercam a cidade de Roma. - Era representada fisicamente nas estátuas com uma beleza simples, com expressões de força, nobreza e majestade. Geralmente, portava em suas mãos um escudo e uma lança de guerra. - Os animais associados à Minerva eram a coruja (mais comum), a formiga, a cobra e o besouro. - Os romanos celebravam as festas em homenagem à deusa Minerva entre os dias 19 e 23 de março. https://www.suapesquisa.com/imperioromano/minerva....

PALAS ATHENA NA GRÉCIA OU MINERVA EM ROMA a deusa da SABEDORIA, DA JUSTIÇA E DAS ARTES ! Que alegria a filha de Júpiter protegendo 2018 .

PARA OS CHINESES: Ano do cão de Terra : INÍCIO 16 DE FEVEREIRO 2018.

Você deve se lembrar que o elemento primário do signo do Cão é o elemento Terra, seguido por forças secundárias fornecidas por Fogo e Metal. O ciclo criativo de Fogo, Terra e Metal significa que o dinheiro pode vir para aqueles que decidem escolher honestidade e justiça em seus negócios. As empresas que asseguram o bem-estar e a saúde dos seus consumidores, nomeadamente através do aumento dos investimentos nas áreas da reciclagem e das energias renováveis, serão recompensadas com um aumento das receitas. De acordo com os preceitos de Wu Xing e o ciclo criativo dos 5 elementos da astrologia chinesa, a Terra cria o Metal. Para ganhar satisfação alegre ao longo do ano, é auspicioso mostrar solidariedade e fraternidade, para que a nobre e vigorosa justiça do Cão de Terra se converta em riqueza material e espiritual.

JÚPITER 

Depois da dupla regência de Saturno (pelo ciclo de 36 anos que começou em 2017 e pela regência planetária do ano), podemos começar a comemorar a chegada de um 2018 mais alegre e de colheita, depois de muito esforço e uma árdua plantação. Júpiter, o grande beneficiador do zodíaco, nos acompanhará em todos os meses do ano, indicando caminhos para nosso crescimento pessoal e profissional, além da expansão de nossas vidas. Júpiter costuma trazer algumas bênçãos quando rege um ano. Associado à riqueza, o planeta traz progresso, crescimento, expansão e melhoria nos negócios, na saúde, no amor e no trabalho. Júpiter abre portas, traz novas oportunidades e facilita o fluxo da vida. 

SALVE 2018 ! SEJA MUITO BEM VINDO !

Protegidos estamos por toda esta simbologia. Agora, que ela esteja em nossos corações!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

PIANO É ATÉ 100 ANOS DE IDADE!!!

É MATEMÁTICA, HISTÓRIA , GEOGRAFIA, SÓ QUE NUNCA MAIS SE ESQUECE. COMO ESTUDAR PIANO?

Postado em:

1.A criança quer ? Sabe que desenvolverá habilidades?

2. Os pais sabem que precisa ter constância, pontualidade, incentivo, dedicação, mas deixar a criança livre também!?

3. Sabem a metodologia que será utilizada? Confiam no profissional? Se não confiam e não querem confiar não insistam! O profissional já tem uma metodologia desenvolvida. Não irá se moldar ao desejo de cada um que entrar e quiser interferir na Didática.

3. Qual a importância do estudo de um instrumento? 

E este pergunta merece considerações longas mas vamos tentar ser breves. 

3.1. O piano desenvolve percepção auditiva- isso não é só para tocar piano ou qualquer instrumento, mas faz a pessoa ouvir com mais atenção, filtrar o que ouve, interpretar ( tanto na vida quanto no instrumento)

3.2. O piano desenvolve coordenação motora- É PRECISO TREINAR, quem não treina não consegue desenvolver a coordenação. Exercitar os dedos, músculos, tendões, faz parte do desenvolvimento. Melhora a caligrafia inclusive.

3.3. O estudo de piano promove o auto-conhecimento porque através da maneira como se lida com o instrumento e o aprendizado, a pessoa se depara consigo mesma. É um espelho.  Muitas vezes o que ela não conseguiu descobrir sobre si mesma a vida inteira, vai descobrir estudando o instrumento porque exige uma série de atributos  de observação.

3.4. O estudo do piano desenvolve a melhor observação, prestar atenção aos detalhes, aos mínimos detalhes de uma partitura, para que ela seja tocada como foi pedido pelo autor. Devido a isso quem estuda vai se tornando mais observador (a)  e detalhista em seu trabalho, nas atividades que desenvolve, na decoração de um ambiente, etc.

3.5.  O estudo do piano promove o enfrentamento à inibição ou timidez. É uma forma da pessoa se expressar sem precisar usar a palavra, ao mesmo tempo estará treinando o ‘ falar ‘ de uma outra forma: a sua expressão.

3.6. O estudo do piano promove a reflexão sobre uma partitura ou com o conhecimento sobre os autores, suas biografias, formas de pensar, sentir e transmitir a música. Com tais reflexões, a introspecção vem de forma natural e existe um mergulho nas observações do todo tanto dos seres humanos como de si mesmo.

3.7. O estudo do piano promove a realização pessoal quando uma pessoa percebe que ela pode tocar um instrumento, ela pode aprender aquelas ‘ bolinhas pretas ‘ , ela pode se expressar, enfim descortina-se um novo horizonte de possibilidades e esta realização causa uma ‘ cura ‘ alguns males que a pessoa vinha trazendo por não acreditar em si mesmo(a).

3.8. O estudo do piano faz desenvolver o raciocínio lógico-matemático pois com a leitura de partituras percebe-se muitos conceitos das disciplinas exatas e com isso o cérebro passa a raciocinar mais rapidamente ; são feitas sinapses.

3.9. O estudo do piano relaxa e promove um descarregamento de tensões quando se senta para estudar- isso é promovido com metodologias específicas. São necessários 20 minutos de estudo específico para ‘ eliminação de tensões’. Após isso, a ansiedade diminui.

3.10. O estudo do piano funciona como ativador das emoções. Quando alguém está estudando piano e se entrega aos sons, suas emoções vão sendo organizadas de tal forma sutil e oculta, que quando cessa o estudo, outra pessoa está ali mais tranquila e ciente de seu potencial.

3.11.  O estudo do piano promove a  ABSTRAÇÃO, quesito tão necessário para se compreender Física por exemplo e tantos outros setores da vida, onde se tenha que compreender o incompreensível. A abstração é trabalhada de várias formas.

3.12. O estudo de piano causa preenchimento. Quando a pessoa está se sentindo ‘ vazia’ , sem perspectivas, desmotivada, o estudo deste instrumento especificamente e também  se for afinado em 432 Hz lhe trará bem estar e saúde emocional.

Continuaria elencando as transformações que ocorrem, a olhos vistos em alunos das mais variadas idades.

Mas o intuito aqui é apenas UMA DÚZIA de alertas. Pense sobre isso!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

SÉRIE MÚSICOS VIVOS E ATUANTES - CLAUDINEY GALETI

O TALENTO E A ÉTICA JUNTOS

Postado em:

Neste ano de 2017 tive a grata surpresa de conhecer a Banda PROPHECYA ( Adriano Leite, Mateus Granero, Wiliam Algarte, Claudiney Galeti ), a qual o tecladista Willian foi meu aluno de piano. Vieram alugar a Sala Franz Liszt para um clip da banda e acabei por conhecer o idealizador do trabalho Claudiney Galeti, juntamente com todos os integrantes desta  banda católica.

A Sala Franz Liszt estava pronta para ser inaugurada e eles foram os escolhidos para que registrássemos este momento com tapete vermelho e tudo o que tínhamos direito.

Banda Prophecya- uma banda de rock inaugura a Sala Franz Liszt – uma incrível coincidência é que Franz Liszt é considerado o pop star do século XIX e hoje teria uma banda de rock segundo muitos biógrafos, considerando o estilo, personalidade, composições, maneira de se apresentar, etc.

Quando conheci os outros integrantes da Banda, que Willian me apresentou, fiquei surpresa já no primeiro contato quando me perguntaram o valor do aluguel da sala e eu disse : será por hora. Foi quando Galeti respondeu : -“ é justo. “ Fui tomada por um espanto, nos dias de hoje quando as pessoas tentam levar vantagem umas sobre as outras e ele não discutiu, nem argumentou, apenas disse que seria justo. E eu não coloquei o preço, mas me aconselharam a cobrar o preço da minha hora/aula. Mas mesmo assim eu ainda não queria colocar o preço. A Banda iria fazer a inauguração e eu queria que se sentissem homenageados e muito bem atendidos. Deixei que sugerissem o preço, e Galeti com sua diplomacia e educação extrema, sugeriu praticamente o mesmo valor. Fechamos.

Tudo acertado, comecei a preparar o ambiente da melhor forma para que ficassem felizes com o clip que iriam apresentar.

A outra surpresa foi vê-los chegar no dia com um extremo respeito ao espaço, aos pianos, a tudo o que existe na sala. Trouxeram tapetes para não riscar o chão, tiveram todo o cuidado do mundo com cada objeto.

Mas a surpresa maior foi ver a qualidade de músicos tão novos, que investem tanto na qualidade, preocupam-se com  os detalhes, a perfeita harmonia entre eles, praticam a ética, o respeito e o som que fazem é um primor.

Agradeço ao Willian que indicou a Sala Franz Liszt para a gravação do Clip e ao Galeti que com todo o seu talento, competência e perfeccionismo me mostrou o quanto tem músicos de qualidade que ainda não tiveram oportunidade de serem conhecidos.

Ainda não fui conhecer o estúdio do Galeti mas pelas fotos e informações que tive é de primeira!

Em conversas que tivemos , pude ouvir sobre projetos que eles tem, intenções musicais, intenções humanitárias e com humildade, oferecendo cada momento, cada palavra, cada acorde musical a Deus!

Retirei estas palavras do Galeti de seu Facebook:

“Quesito básico para ter meu respeito!!!
Honestidade em qualquer situação!!!
Nada de malandragem...jeitinho brasileiro...ninguém ta vendo...etc...etc...
Se não for honesto não serve...!!!
Impossível ter qualquer tipo de relação... seja de amizade....profissional... namoro...familiar...se não há honestidade
Um dia a casa cai e ficamos todos decepcionados...
Não há nada que esteja oculto...que não seja descoberto... Portanto:
Seja honesto e será tudo mais fácil e digno!!! E sua consciência ficará em paz!
É o que penso...!!! “

E pude constatar que ele vive o que diz !

Aquele estereótipo de que músico não acorda cedo, não é pontual, usa drogas e muitas outras coisas, não cabe aqui. Vieram gravar às 7 da manhã de um sábado, juntamente com a equipe de filmagem que chegou pontualmente e prepararam a sala. Como é gratificante encontrar pessoas dignas, honestas, competentes, que estão construindo um mundo mais ético!


*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

MÚSICOS VIVOS E ATUANTES - EDUARDO PIRES SIMÃO

Postado em:

​Não é nada difícil falar do Eduardo, ao mesmo tempo é quase impossível.

Uma criança que com 6 meses de idade tremia o corpo inteiro quando ouvia Mozart e sem saber falar apontava o aparelho de som com fisionomia de espanto e vibrando o corpo inteiro.

Com 7 anos de idade começou as aulas de piano clássico, hiperativo, com o raciocínio muito rápido, aprendia numa velocidade cerebral incrível. Não gostava de repetir o que seu cérebro já tinha aprendido e talvez por isso tenha cursado apenas 3 anos de piano, aprendendo coisas novas mas não gostando de repetir coisa alguma para o treino diário. Aliado a isso, convites para outras atividades o impediam de aquietar e estudar. Palpites inadequados sobre a função da música em sua vida, talvez tenham ficado gravados e reverberados de forma indevida. Mas o que é de alma, não adianta que permanece.

Durante estes mesmos 3 anos de curso de piano, frequentou os cursos da CASA DOS MÚSICOS – Alfabetização Musical através de Jogos e Brincadeiras, Teatro, visitas escolares, onde ele mesmo explicava para quem chegasse sobre as biografias dos músicos clássicos que estampavam cada sala. Cultura não lhe faltou.  E o leque foi se abrindo em sua vida de tal forma que era um aluno que aprendia ouvindo, no ensino regular.

Idas e vindas ao curso de piano clássico para alguém que tem o ideal transformador como meta, não é compatível, mas sente falta. Tornou-se um letrista com uma capacidade de rima e improvisação que eu jamais vi igual.

Música é um Universo imenso onde podemos atuar cantando, compondo, tocando, criando num estúdio e ‘ n ‘ outras formas de expressão.

Eduardo hoje se expressa pelo rap. Suas letras são um chamado à consciência do homem.

Estuda violão com o Moá que lhe mostrou de fato sua sensibilidade e lhe deu espaço para exercer a música que existe dentro dele, na sua forma peculiar de ser.

Dá aulas de teclado na mesma escola onde o diretor diz que os pais só tem elogios para este novo professor com uma didática gigante porque sabe observar os alunos e dar a cada um o que ele precisa.

Descontraído e sério, focado e sonhador, compositor e advogado. 

Com 16 anos de idade já tinha proficiência no inglês, se defendia com conhecimentos sobre alemão quando foi frequentar um curso de violino na Alemanha, e nesta teia de habilidades aparentemente conflitantes, sobressai a criação. Montou um estúdio caseiro onde faz a criação de seus ‘ beats ‘  e coleciona páginas e páginas de letras de músicas, aguardando quem sabe um parceiro que sintonize nesta mesma  ‘ vibe’.

Questionador como é, ávido por uma sociedade justa e com igualdade de oportunidades, se expressa através de suas letras de rap.

Existem vertentes variadas da música como venho comentando sempre. Já falamos de violonista com a escola tradicional da MPB, falamos do canto que vem da alma com inspiração familiar e nos grandes mestres brasileiros, comentamos sobre o sideman francano e virão tantas outras vertentes na qual um músico pode se expressar.

Músico é ser parte de um UNIVERSO com estrelas, cometas, planetas, poeira cósmica, buracos negros, sóis, luas, satélites e uma infinidade de corpos celestes! 

É ensinar, é se expressar, é se divertir, é acariciar a alma das pessoas, é questionar, é criar, é tudo isso e muito mais!

Eduardo: que em sua alma continue pulsando um paisagista musical, ou um delegado clamando justiça, ou dois, três, dez personagens de um teatro da vida onde em cada momento precisamos desempenhar um determinado papel!

“Na inércia da desistência

Opiniões causam dissidência

Escancaram a divergência

Entre os vários guerreiros da resistência

Perdendo cada vez mais eficiência

Deixando em evidência a existência

Da decadência e da deficiência

De nossa sapiência

Demonstramos com frequência

A impertinência de nossas atitudes

Tudo tem consequência e olha como somos rudes

Só há inapetência da juventude

E isso é consequência

Da ausência

De clarividência

Na adjacencia

Só se enxerga a aparência

Quando se falam

Perguntam da agência

Como anda a reverência

A subserviência


*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.

Série Músicos vivos e atuantes - RENATO SILVA JÚNIOR

Postado em: - Atualizado em:

https://www.facebook.com/silvajunior.renato/videos/1872532289738765/

Para falar do Renato, vou relembrar como o conheci... foi numa escola estadual onde eu lecionava Artes e Música.

Iniciamos um projeto de visita à CASA DOS MÚSICOS e os alunos que se interessaram concorreram a bolsas de estudos em piano na Casa dos Músicos. E o Renato foi um deles, com 11 ou 12 anos de idade. Não foi sorteado mas um amigo lhe cedeu  a bolsa.  Ele já demonstrava um ouvido apurado e facilidade para a música, o que lhe faltava era ler partituras. Então iniciei o trabalho. Escolhi uma partitura simples do Aleluia de Haendel para ele tocar. E quando mostrei a ele a partitura e falei qual era a música, ele se sentou ao piano e tocou acordes bem elaborados da mesma música, mas tocados de memória ou de ouvido como se usa dizer. A partitura era simples, ele se sentou e apresentou aquela mesma melodia toda rebuscada com arranjos, com 11 ou 12 anos de idade. Haendel ficaria muito feliz em ouvir sua música desta forma!

Meu primeiro contato com o Renato foi este. E a partir dali viemos tentando dar-lhe o ensino formal de leitura de partituras, mas logo ele saiu porque  o que ele sabia só de ouvir, como criança,  deduziu que não precisaria de mais nada.

Posteriormente, anos depois ele voltou para fazer um trabalho de técnica e muito mais focado, já maduro, não era mais criança, já conseguia ler partituras e veio trabalhar a agilidade e destreza. Cursou alguns meses e já foi o suficiente para lhe dar suporte para seu jazz e tudo o que vinha tocando.

Existem vários tipos de talentos musicais. Ele nasceu assim, manifestou muito cedo, quem tem o ouvido absoluto é de nascença. Pode-se desenvolver como tudo na vida pode-se aprender, mas ter aquele ‘ feeling’ de saber como fazer de imediato, é de alma.

Pedi ao Renato que fizesse um relato sobre aqueles tempos antigos e ele me enviou estas palavras:

 Você começou a falar sobre a vida dos compositores nas aulas de artes na escola, nós assistimos vídeos, realizávamos seminários, teatros e outras atividades (o projeto com flautas veio depois, e no período da tarde, eu já estudava de manhã).
Nosso contato com o piano se deu na Casa dos Músicos, quando você, um dia, promoveu um passeio para os alunos do Hélio Palermo conhecerem este espaço. Cada um dos alunos ficou em uma sala da casa, eu me lembro que fiquei na sala de vídeo (o Lucas estava lá) e acho que você separou um vídeo sobre Bach pra gente assistir. Após assistir ao vídeo cada aluno tinha que elaborar um texto dizendo o que tinha entendido.
Me lembro que o vídeo falava algo sobre o sistema de afinação temperada e como Bach havia exercido influência sobre isso e tal…
Fui o primeiro a terminar o texto e corri pra te mostrar (o restante da turma ficou lá na sala quebrando a cabeça.. rsrs), quando te mostrei o texto você leu e viu que o que eu havia escrito tinha sentido com o vídeo que havia passado. Foi quando eu vi o piano na sala e perguntei se poderia tocar, você perguntou se eu sabia tocar piano, eu respondi “Sei!”, aí você me mandou sentar lá e tocar algo, não me lembro o que toquei, mas quando terminei você disse: “Puxa! Que legal! Olha, ao final da visita eu vou sortear algumas bolsas de estudo para os cursos de piano, teatro e canto, quem sabe você não ganha?!”
Pois bem, ao final o sorteio foi realizado e, EU NÃO GANHEI! kkkkkk
Mas quem ganhou a bolsa foi o Felipe, um amigo meu, que me cedeu a bolsa.
Foi aí que começamos a estudar”

Hoje, Renato ministra aulas de teclado e harmonia para alunos em todo o Brasil e também do exterior via internet, é arranjador e músico de estúdio em produções fonográficas e também como sideman, acompanhando orquestras, corais e artistas dos mais diversos segmentos.

Não há o que ele não consiga fazer quando se pede para que ele toque. O clássico que exige mais tempo e dedicação, malhação de dedos e uma série de outros conhecimentos, acredito que ele ainda vai buscar futuramente, pois é capaz de fazer aquilo que ele se determinar.

Fica minha homenagem a este músico fantástico, no seu estilo particular de apresentar a música. Se eu tiver que dizer uma palavra sobre ele diria: versatilidade!

Continue sua linda caminhada musical Renato! Deus tem um lugar reservado para você, transmitindo a beleza destes sons.

Então, coincidentemente separei Aleluia de Haendel – que certa vez um amigo alemão traduzindo nomes  para o Português me disse que Haendel quer dizer Renato! E que Beethoven quer dizer beterraba. E Steinweg – antigo nome dos pianos Steinway , que em inglês quer dizer caminho de pedra. Fomos conversando e filosofando sobre os pianos Steinway e o quanto são fortes, sonoros, resistentes, lindos, seguros em termos sonoros, procurando fazer uma alusão ao significado ‘ caminho de pedra’.

Renato: siga seu caminho musical maravilhoso com toda a minha admiração nesta pequena homenagem de hoje!

Steinway, sobrenome; Henry Steinway (1797-1871, nascido como Henrich Steinweg), fabricante de pianos americano, fundador da companhia de pianos Steinway e filhos – Alemanha - google.

https://www.facebook.com/silvajunior.renato/videos/1853698601622134/?hc_ref=ARSnqbrPtAPU04WZ-VpCPVmC3Y9aPE6EmoU63fSXf7N6jhbY_8N50WaqDWrUw88upMw&fref=nf

Sideman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Sideman é um músico profissional que é contratado para se apresentar ou gravar com um grupo a qual ele não integra. É também conhecido como músico freelancer. [1][2] Sidemans geralmente se adaptam a vários estilos musicais diferentes, sendo capazes de se encaixar sem problemas em qualquer grupo em que sejam contratados para tocar.

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.