Marketing digital não deve ser uma área isolada da comunicação

A boa interação entre o Marketing e outros departamentos otimiza processos e diminui custos.

Postado em:

Dan Mortimer, CEO da empresa inglesa especializada em comunicação digital Red Ant, em entrevista a Ana Paula Hinz, do Mundo do Marketing, confirma o que muitos profissionais falam na salinha do café, que o Marketing digital, por exemplo, não deve ser uma área isolada, mas aplicada e conhecida por todos os profissionais envolvidos.

Da mesma forma, a boa interação entre o Marketing e outros departamentos otimiza processos, diminui custos e oferece uma melhor prestação de serviço aos clientes.

A convergência entre os meios online e off-line é outro tipo de integração que beneficia os consumidores e as marcas. “As empresas precisam atuar em todos os canais e oferecer uma experiência única nos seus diferentes pontos de contato com o público”, avalia Dan Mortimer.

A primeira pergunta que se deve fazer aos clientes é “quanto a Internet é importante para o negócio da empresa”. Depois disso deve se entender o quanto e como a empresa está envolvida nas redes sociais. A partir daí há condições de planejar objetivos do negócio do cliente no marketing digital.

Principais trechos da entrevista com Dan Mortiner.

“Antes de investir nas novas tecnologias (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube) simplesmente porque a concorrência está fazendo algo, as empresas devem primeiro dar um passo atrás e entender quais são os objetivos do seu negócio naquele momento. A partir disso é possível desenvolver metas para os meios digitais prestando atenção em quem é o seu público, onde ele está e como atingi-lo.”

“A mensuração no meio digital é muito mais fácil que outras por ser individual. Se algo não está funcionando é possível tirar do ar, mudar e melhorar com mais facilidade e menos custo até o resultado esperado ser alcançado.”

“As redes sociais não podem ser usadas como um canal para se jogar publicidade e precisam estabelecer uma interação com os usuários. As marcas bem sucedidas nesses meios são aquelas que fazem parte do cotidiano das pessoas, são transparentes e criam um relacionamento com elas.”

“As pessoas envolvidas no negócio têm que ter acesso ao que é exposto e precisam participar das conversas que tratam de assuntos que afetam a empresa.”

“Vemos essa evolução especialmente no Reino Unido, onde os times de Marketing são integrados e dialogam muito. O desafio que temos agora é como integrar esse time à equipe comercial. A parte de e-commerce precisa estar alinhada ao Marketing e integrar as operações é uma tarefa árdua, ainda mais se a marca está em múltiplos canais.”

“A transparência é fundamental para que as pessoas confiem nas marcas e consequentemente para que seja criada uma relação de maior admiração e fidelidade. Mas as empresas têm medo disso porque, apesar de todos os pontos positivos, quando algo negativo ocorre, elas entram em pânico e não sabem como lidar com a situação. Muitas acabam preferindo esconder as informações e manter silêncio diante dos problemas, o que acarreta crises ainda piores.”

“Seja como for, as empresas percebem cada vez mais que são loucas se não estiverem presentes no universo mobile. Existem mais informações sobre as pessoas em seus celulares do que provavelmente em qualquer outro aparelho. Isso fornece dados valiosos, como a localização do usuário. Veremos um grande número de empresas entrando em contato com o cliente e oferecendo descontos quando ele estiver perto da loja"

​O crime compensa

263 deputados escolheram estar alinhados ao poder e ao que ele pode lhes oferecer (ainda mais).

Postado em:

É tanto escândalo, é tanta injustiça, é tanta maracutaia, é tanta corrupção que, sei lá, acho que a gente perdeu o pé das coisas.

Não que eu creia que a Lava Jato esteja acima do bem ou do mau. Ela tem lá seus erros. Mas tem muitos acertos, hein? Caso contrário não haveria tanto pauzinhos sendo mexidos para acabar com ela.

Há, claro, uma operação para abafar ou enterrar de vez operações como a Lava Jato. E é por parte do que não desejam ser punidos e que pretendem, mesmo com exemplos dos que foram presos, continuar com a traquinagem.

Confesso que, nos meus 46 anos de vida, nunca vi tantos empresários e políticos sendo presos. Mas a impressão que temos e a que nos vemos nas notícias que chegam do planalto central é de que o CRIME COMPENSA.

Mas não era só tirar o PT que o país iria melhorar? Não me venha com esse tipo de perguntinha sofista, caro petista ideológico cego, que não adiciona nada à discussão dos que realmente almejam um país mais justo, com reformas eleitorais, políticas, tributárias e econômicas melhores.

A decisão da Câmara de barrar o prosseguimento de denúncia criminal contra o presidente Michel Temer (PMDB) para o STF (Supremo Tribunal Federal), principalmente sabendo dos conchavos, ​​anistias e das distribuições de dinheiro e de cargos que foram negociados, é mais um tapa na cara da sociedade.

O crime que compensa para a classe política

263 deputados federais votaram com o relatório do deputado Abi-ackel (PSDB-MG), ou seja, a favor do arquivamento da denúncia; 227 votaram "não" (ou seja, pedindo abertura de investigação); e dois se abstiveram.

O que esses 263 deputados disseram ao Brasil? Escolhemos estar alinhado ao poder e ao que ele pode nos oferecer (ainda mais). Estamos nos abdicando e dando às costas para a justiça e para a sociedade.

Vale lembrar que na pesquisa realizada pelo Ibope apontou que 81% dos eleitores brasileiros concordavam com a abertura de um processo contra o presidente no STF.

Há muita resistência às mudanças que precisam ser feitas. Estamos tentando continuar com o processo de depuração política, mas os conchavos dessas pessoas que possuem fortes aliados em toda parte, seguem barrando avanços importantes para o país a favor de benefícios próprios.

Isso é uma vergonha!

O poder que há na união entre as pessoas

A comunhão uns com os outros se desenvolve e prevalece através do esforço comum e da boa vontade de todos.

Postado em:

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”. Esse é um SALMO (133:1) clássico encontrado na Bíblia Sagrada. Creio ser muito difícil encontrar alguém que não o conheça. Davi escreveu este apontando especialmente para a importância da comunhão e da unidade.

O modo como nos tratamos pode fortalecer ou enfraquecer a nossa unidade. Uma atitude partidarista, por exemplo, pode destruir a comunhão, porque divide as pessoas entre si, colocando-as umas contra as outras, gerando contendas e desentendimentos.

Onde reina o amor, Deus habita. Onde Deus habita há união. Onde há união entre os irmãos o ambiente torna-se aconchegante, agradável e acolhedor.

União, nem sempre significa homogeneidade de pensamentos e ações. Somos diferentes, mas sejamos um no amor e no respeito. Numa família, por exemplo, cada membro tem a sua maneira própria de ser, mas nenhum pode dispensar a participação dos demais.

A comunhão uns com os outros se desenvolve e prevalece através do esforço comum e da boa vontade de todos. A nossa maior prioridade deve ser cuidar de nosso irmão, e a do seu irmão deve ser cuidar de você.

​A família pede socorro: Pr. Cláudio Duarte ministra seminário em Franca

Muitos não sabem o que é lutar para perpetuar os valores da família conforme os ditames de Deus que a criou.

Postado em:

Pela primeira vez o Pastor Claudio Duarte estará em Franca. Sua presença está confirmada para o dia 14 de agosto (sexta), às 20h, no espaço Vila Ventura. Os ingressos podem ser comprados aqui.

O pastor Cláudio Duarte, que tem vídeos espalhados por toda a internet, e um jeito, digamos, diferente de ministrar sobre um assunto tão complexo (família e casamento) vem até a cidade para falar sobre: “A FAMÍLIA PEDE SOCORRO”.

Há os que torcem o nariz para o estilo dele, dizendo que não há a necessidade “apelativa” do humor na mensagem de Cristo, afinal, é a Palavra de Deus que liberta. Há, no entanto, os que focam em sua mensagem principal – eu sou um deles – e compreendem que a maneira da comunicação, nesse caso, não interfere no resultado dela, pelo contrário, ajuda.

E o conteúdo que o pastor ministra tem relação com as verdades bíblicas, o que pra mim é mais do que suficiente.

E, convenhamos, são poucos os detentores da Bíblia que adentram com tanta propriedade como o pr. Claudio Duarte numa seara que é grande, árdua e complexa, que é a da família e a do casamento.

O titulo de sua palestra, para alguns, pode parecer um tanto quanto apocalíptica, mas quem, de fato, está como os olhos voltados para o tema sabe que realmente a família, celula mater da sociedade e do coração de Deus, realmente está sendo devastada.

Eu mesmo, sexta passada, escrevi sobre o assunto, deixando duas dicas simples (mas de grande força) para um casamento feliz.

O mundo agitado tem forjado atitudes do descartável. Pior do que os descartados materiais é quando descartamos as emoções e sentimentos. E muitos já não sabem o que é lutar para perpetuar os valores éticos, morais e espirituais que alicerçam a família conforme os ditames de Deus que a criou.

Parabéns aos organizadores. Da minha parte, espero que o conteúdo da mensagem que será ministrada pelo Pr. Claudio Duarte possa alcançar (e ser multiplicada) o objetivo, ou seja, o de restaurar famílias e casamentos.



​Duas dicas para um casamento feliz

Permaneçam sempre juntos, enfrentem os problemas juntos e mudem, juntos, o quadro para melhor.

Postado em:

Santa economia, Marcos. Apenas duas dicas? Sim, apesar da complexidade de uma união a dois, as duas dicas que trago para você, querido leitor, são primordiais e desencadeiam uma série de consequências POSITIVAS para o matrimonio.

Mas há outras dicas, certo? Sim, várias. Depois que você refletir e colocar em pratica (testar), de verdade, essas duas, eu prometo que lhe trarei outras dicas bem legais.

Sem mais delongas, vamos as duas dicas para um casamento duradouro e feliz.

1) CONVIDE DEUS PARA O SEU RELACIONAMENTO

Eu sei... no altar da igreja onde você casou você fez isso, pediu as bênçãos de Deus sobre o seu matrimonio. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. Você + seu cônjuge + Deus.

Mas durante a cerimônia você prestou atenção nos seus deveres e, mais do que isso, os têm praticado? Vou colocar apenas um para o esposo e um para a esposa e você já vai perceber o quão complexo é:

A) MARIDOS: amar as vossas mulheres como Cristo amou a igreja [Efésios 5: 25]. Esta passagem é interessante porque a Palavra de Deus dá aos maridos uma meta alta. Cristo nos amou ao extremo! Nos amou tanto que foi capaz de sacrificar até a última gota de seu sangue pelo bem da sua Igreja. Esse é o amor que Cristo quer que exista entre os esposos.

B) MULHERES: A) “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor...”. [Efésios 5:22]

A feminista reclamaria: “isto é muita humilhação”. Mas a mulher deve se sujeitar conjugalmente ao marido da mesma forma como ela se sujeita espiritualmente ao Deus". O texto não é um menosprezo/humilhação à mulher é, ao contrário, a exaltação dela. Ela é comparada à Igreja do Senhor;

2) JOGO DE CINTURA

É isso aí, querido leitor, pra ser feliz no casamento precisa requebrar, ter molejo.

Não faça do seu casamento um cabo de guerra.

Para manter um casamento feliz é preciso, principalmente nos momentos ruins e difíceis, ter jogo de cintura e JUNTOS mudarem o rumo da situação. Ambos precisam conhecer seus limites e o limites do seu cônjuge e se ajudar mutuamente.

Portanto, permaneçam sempre juntos, enfrentem os problemas juntos e mudem, juntos, o quadro para melhor.

Bônus: Deixo aqui uma dica adicional para a sua reflexão: Para um casamento ser feliz você precisa entender que a felicidade da(o) sua/seu companheira(o) também é a sua felicidade. O tal “Eu quero alguém que me faça feliz” é egocêntrico. Entre num relacionamento para também fazer a outra pessoa feliz.

.

​Redes sociais vão influenciar o eleitorado em 2018

Pesquisa do Ibope revela que internet influenciará o eleitorado em 2018

Postado em: - Atualizado em:

Já ouvia a afirmativa do título deste artigo em 2010. Em 2014 também disseram que as redes sociais teriam grande influencia na decisão de voto. Trabalhei em ambas as oportunidades com afinco. Fiz parte da equipe digital da campanha presidencial da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

Em 2010, apesar do engajamento das campanhas nas redes sociais, confesso, a sensação que tive é que essa afirmativa não fez tanto sentido. Em 2014 já se fez notar que o tal ‘PODER DAS REDES SOCIAIS começou demonstrar a que veio, ou seja, as estratégias das campanhas digitais se aperfeiçoaram e a influencia na decisão do eleitorado para esse ou aquele candidato apareceu com mais intensidade.

Para 2018, a projeção de que as redes sociais vão decidir uma eleição aumenta. E aqui vai entrar a figura do militante. O partido ou o político que tiver ao seu lado INFLUENCIADORES DIGITAIS COM CREDIBILIDADE poderá fazer a diferença.

A CAIXA ALTA acima é proposital. A figura daquele MILITONTO já não faz mais sentido. Hoje há a necessidade de influenciadores (e muitos) que tenham uma FICHA LIMPA, já que sua vida pode ser devastada e a credibilidade virar meme. A internet deixa rastros que ficam registrados por toda a vida.

Pesquisa do Ibope revela quem influenciará o eleitorado em 2018

Clique com o botão direito na imagem e depois na opção "abrir em uma nova guia" pra ver a imagem acima ampliada.

O Ibope Inteligência divulgou pesquisa de opinião pública sobre o clima para as eleições gerais de 2018. O trabalho tem como objetivo medir o grau de influência (muita, pouca, nenhuma) de alguns canais de comunicação e informação na decisão de escolha do candidato de preferência à Presidência da República nas eleições.

A pesquisa foi realizada entre 18 e 22 de maio e ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Confira abaixo parte do resultado da pesquisa e veja como que, com o passar dos anos, a influencia da internet nos pleitos eleitorais vai ganhando corpo e já ulrapassa a TV e jornais (mídia Tradicional).

Internet e redes sociais (36%)

Mídia tradicional (35%),

Conversas com amigos (29%) e parentes (27%) – é necessário considerar que as redes sociais também promovem as conversas entre amigos e parentes.

Disputa para 2018 já começou

Como escrevi recentemente nesse artigo, a disputa para o pleito de 2018 na internet já começou. Como anda a sua equipe de Marketing Digital? Já está formada e atuante? A estratégia com influenciadores digitais já está definida?

​Mídia social exige orçamento real?

O digital representará a movimentação de U$202 bilhões ao redor do mundo.

Postado em:

A blogueira internacionalmente conhecida, B.L. Ochaman, consultora de estratégias de Marketing, tem incorporado novos meios de comunicação no mix de marketing de grandes empresas (Fortune 500). Ochaman é responsável pela equipe do http://www.whatsnextonline.com , e respondeu de maneira simples uma pergunta que alguns empresários fazem: Mídia social exige um orçamento real?

Ela disse que: "Muitas ferramentas de mídias sociais são gratuitas, mas saber usá-las requer experiência e perspectiva e devem estar atreladas ao planejamento estratégico da empresa".

O filho do vizinho que domina o Twitter, seu sobrinho ou aquele estudante universitário podem dar uma agitada nas redes sociais de um empresa? Sim, podem, afinal, eles dominam a ferramenta, estão ligados no #meme do momento e conhecem a linguagem internetês.

Mas só ser engraçadão/diferentão na internet não faz sentido. Aliás, há empresas que não tem em seu DNA o humor. Isso não quer dizer que ela não pode aproveitar um #Meme do momento e se manifestar. Isso não quer dizer que ela precisa ser sisuda a todo momento. Mas é necessário saber contextualizar o humor com a sua missão, a sua visão, os seus valores, caso contrário é apenas perfumaria. E sabemos que há perfumes que não duram duas horas.

Portanto, é bom frisar que o profissional da área terá que ser capaz de integrar as mídias sociais à estratégia de marketing da empresa. Isso exige experiência e perspectiva para desenvolver, por intermédio de conteúdos que agreguem valor ao cliente, uma grande rede de relacionamento social e bons serviços e produtos para uma boa reputação online.

Assim como existem carpinteiros que conseguem montar uma estante de livros e mestres carpinteiros que conseguem criar objetos de beleza genuína e duradoura, há milhares de gurus de mídia social (de todas as idades) que nunca trabalharam para um cliente real. Contrate-os sob seu próprio risco.

Cresce investimento em Marketing Digital

Segundo reportagem da Meio e Mensagem, de acordo com uma pesquisa do IPG Mediabrands Magna, a compra de mídia digital deve superar a de TV pela primeira vez em 2017. O digital deve se tornar a primeira categoria de publicidade, alcançando market share de 40%, o que representará a movimentação de U$202 bilhões ao redor do mundo. Em comparação, a venda de mídia para TV deve gerar cerca de U$186 bilhões e alcançar um market share de 36%.

A publicidade digital cresceu 17% este ano, movimentando US$ 178 bilhões. Até 2021, espera-se que a compra de mídia no digital ocupe um share de 50%, movimentando US$ 299 bilhões, enquanto a TV estagnará em US$ 195 bilhões e um share de 33%. Espera-se também que a maioria das vendas de mídia digital seja gerada por impressões mobile.

O fato é que estamos num cenário onde a verba para mídias sociais e mecanismos de busca estão impulsionando o mercado publicitário.

​Deus quer, o homem sonha, a obra nasce

O sonho seria nada mais do que a realização de um desejo reprimido

Postado em:

O tema desse artigo está nos versos do grande poeta Fernando Pessoa. O ser humano é dotado da incrível magia de sonhar. Quando crianças sonhamos com aquele brinquedo da vitrine, na adolescência com o amor proibido, na juventude com a faculdade e quando adultos, geralmente, sonhamos com um casamento feliz, com a casa própria, com o carrão na garagem e com uma família harmoniosa.

Sonhos! De onde eles vêm? Por que sonhamos?

São vários os estudos e diferentes respostas. A psicanálise explica o sonho como uma busca de solucionar conflitos e anseios que não foram plenamente satisfeitos no dia-a-dia. Freud acreditava que o sonho é uma forma particular de pensamento, que só se torna possível devido as condições favoráveis do sono. Resumindo, o sonho seria nada mais do que a realização de um desejo reprimido.

Mas espera um pouco. O que estou a escrever? Eu não quero ocupar um espaço com um artigo científico sobre sonhos, na verdade, eu quero é mostrar o lado bom do sonho.

Você sabia que tem gente que sonha alto? É isso mesmo, tem gente que sonha com a paz mundial, com a erradicação do analfabetismo, com empregos, moradias e comida para todo mundo. Tem gente que sonha em se tornar presidente para deslumbrar os sonhos descritos se tornarem reais, mas, neste caso, basta pouco tempo para isso tudo se tornar pesadelo...

Qual é o tamanho do seu sonho?

Qual é o seu? Ele é pequeno, médio, grande e parece impossível? Não importa o tamanho, mas que ele seja colorido. É isso aí, abuse, sonhe bastante, voe alto e sinta a alegria de como seria ver seu sonho realizado. Eu sempre digo um ditado: “Para sonhar, não se paga nada”, pelo menos por enquanto.

Certo poeta se perguntava: Vale a pena sonhar? Pensar que determinada coisa nos fará ser mais feliz, mas e se ela não se realizar? O sonho viraria frustração?

Só sei que deixar de sonhar é como deixar para trás a razão de viver, é não viver... só não deixemos esse sentimento morrer, pois é por ele que sonhamos, que vivemos!

Sonhos!

​O trânsito de Franca é o bicho!

Retrovisor! Seta! Acelerador! Embreagem! Freio! O francano não conhece bem essas funções.

Postado em:

Retrovisor! Seta! Acelerador! Embreagem! Freio! 

Tenho certeza que esses nomes remetem a um carro ou ao simples ato de dirigir, não é? Mas se tratando do trânsito de Franca, a coisa não é tão simples assim. Como diz um amigo meu, tem gente que usa o retrovisor só para passar batom.

Xiiiii!!! Lá vem um daqueles discursos em que as situações caóticas do trânsito são colocadas como responsabilidade das mulheres. Fique tranquilo(a), o buraco é mais embaixo.

A falta de atenção do motorista francano é incrível. Tucanaram a barbeiragem! Alto lá! Quem nunca deu uma “barberadinha” que atire a primeira pedra...

Alguns motoristas dirigem pelas ruas da mesma maneira quando a cidade possuía um número de carros muito inferior aos dias de hoje. Meu pai é um bom exemplo, ele acredita que a responsabilidade de estar atento é de quem está conduzindo o veículo de trás, ou seja, se o motorista da frente atrapalhar o trânsito, seja trafegando lentamente pelo lado esquerdo, formando fila indiana em ruas largas que permitem fila dupla ou simplesmente esquecendo de usar a seta, o problema é inteiramente de quem vier atrás. Sinistro não? Por isso que, penso eu, meu pai já não dirige mais. Ufa! Menos um!

Falando no uso da seta, tem condutor que acredita que o famoso pisca-pisca só deve ser usado no período natalino. Ninguém merece! A gente tem que andar com uma bola de cristal para tentar desvendar a trajetória do (in) feliz motorista que perambula com a família dentro do carro, achando que está fazendo a coisa mais certa do mundo. Isso é o pior, no trânsito, os valores de certo e errado estão invertidos.

Falando em família, me vem à mente as (in) felizes mamães levando seus pimpolhos para as escolas, principalmente as particulares, penso que muitas acreditam que o espaço da rua também consta na mensalidade escolar, é incrível o que a gente vê! O duro é pensar que tudo isso é feito em prol da segurança das crianças. Pobre pimpolhos, que já estão sendo mal educados, pelo menos no quesito educação no trânsito.

E o que dizer dos que falam no celular, esquecem do volante e ficam “ziguezagueando” na rua. Bom, tem também os que ficam parados no semáforo mesmo depois dele ficar verde. Claro, é o momento de dar um beijo na namorada, mudar a frequência do rádio.

Queria terminar sem falar deles, os motoqueiros, aqueles que te cortam pela direita, no período noturno andam com o farol desligado e com aquele escapamento destruidor de tímpanos. Esses mereceriam não um artigo, mas uma tese de doutorado.

Ah! E o que dizer dos ciclistas que andam em fila, mas para o meio da rua. Fora os carros que vão do início ao fim da Av. Brasil, no meio da pista, tipo Martinho da Vila, “devagarzinho”.

Oh! E nem tente ultrapassá-los, pois sua mãe será homenageada e você será considerado estressado. Falando nisso, Chega! Ufa! Fala sério! O trânsito de Franca é o bicho!

​Marqueteiro político: uma espécie em extinção?

Deixa o campo o marqueteiro e entra o estrategista digital

Postado em:

Pelo que tudo indica o marqueteiro político – o que possui perfil maquiador e manipulador) deve ficar de fora das eleições de 2018. Pelo menos na forma que a gente conhece. Será mesmo?

O título do post é polêmico, um tanto quanto forçado, ou não, se pensarmos no marqueteiro político no estilo João Santana, do PT, – o que senta na mentira e faz coisas que até o diabo dúvida. Ele e sua mulher Mônica Moura estão PRESOS pelos crimes de lavagem de dinheiro durante a 23ª fase da Lava Jato.

Evidentemente que por esse Brasil sem fronteiras ainda tem gente que contrata a peso de ouro marqueteiros que tendem a recorrer a recursos duvidosos para verem eleitos seus “bonecos de ouro”. Afinal, ainda há quem compre PIRITA (o ouro dos tolos) por aí.

O certo é que, a cada eleição, os eleitores seguem buscando informações sobre seus candidatos na internet. E é aqui que se abre um espaço para o ESTRATEGISTA DIGITAL.

Eleições 2018 serão as mais complexas da história?

O momento político do Brasil é dos mais complexos e complicados e certamente isso irá refletir nas Eleições de 2018.

Vivemos uma onda de rejeição à maioria dos políticos, desde os de carreira, passando pelos da bancada ruralista e religiosa. A previsão é de que haja uma renovação dos congressistas.

E aí entram os novos candidatos – com os bônus e ônus -, de empresários a artistas. Que vão pleitear as cadeiras do congresso.

Marketing Digital Político – uma estratégia para chegar lá

O marketing político nas redes digitais é possível ser realizado com antecedência - já tem alguns que começaram viu! - , já que não é preciso ser candidato para que suas ações populares sejam divulgadas, desde, claro, que ele não se coloque como candidato, o que é proibido antes dos 45 dias do pleito.

O futuro candidato, já nessa fase, precisa ter uma história de dedicação ao serviço público, em projetos sociais e de cidadania. Não dá mais pra construir uma história num banco de areia, caso contrário, mais na frente, qualquer embate e a construção do candidato vai ao chão.

É possível, desde já, usar o Twitter, o Youtube e o Facebook e Instagram e impulsionar (com grana, claro) essas histórias (reais) para um processo contínuo de construção da imagem do candidato.

Marketing Digital Político segundo o TSE

O candidato só poderá se apresentar como tal nos 45 dias que antecedem o pleito, definidos oficialmente pelo TSE nas últimas eleições.

As regras do pleito de 2016 certamente seguem valendo, ou seja, menos poluição sonora e visual, nada brindes ou showmícios e pouco investimento. Veremos se haverá novidades para 2018.

Resta ao candidato um forte investimento em estratégia digital, utilizando-se de infográficos, bom site, vídeos, textos que permitam bom ranqueamento no Google, uma boa base de e-mail marketing, entre outras estratégias.

Tudo isso, claro, pensando sob o ponto de vista do MÓBILE, afinal, 70% a 80% da assimilação de conteúdo se dá via celulares.