Colheita do café na região mantém média de 2015 e no Sul de MG há crescimento

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de junho de 2016 às 10:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Enquanto colheita mecanizada é prejudicada pelas chuvas, índice de safra na região avança

Em relação ao desenvolvimento da safra 2016/17 no País, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) alerta que o clima úmido pode ameaçar a expectativa de alta qualidade.

Quanto ao desenvolvimento da safra 2016/2017, estudo do órgão em todo o Brasil mostra que na região da Mogiana Paulista, no entorno de Franca, Ribeirão Corrente e Pedregulho, que são as maiores produtoras há pequeno diferencial (veja abaixo).

Enquanto no Sul de Minas, 15% da área total foi colhida, cinco pontos percentuais acima do verificado em 2015, na região de Franca o volume colhido é semelhante ao do mesmo período da safra passada, atingindo quase 10% da produção estimada. 

Até a semana passada, embora lotes pontuais da colheita apresentassem grãos fermentados, a maior parte dos cafés enviados à prova revelou bons atributos, com percentual de peneiras maior e boa bebida. O quadro abaixo resume as informações levantadas pela instituição nas principais praças.

cnc 1

Pesquisadores do Cepea indicam que a alta umidade devido às recentes chuvas vem diminuindo o ritmo da colheita e do beneficiamento, limitando as negociações do grão e preocupando produtores.

Além disso, a umidade pode ameaçar a expectativa de safra de alta qualidade da variedade. Quanto ao café robusta, as negociações também estão lentas, mesmo com maior volume disponibilizado no mercado.


+ Agronegócios