Coletivo de artistas do Laboratório das Artes de Franca expõe em Santos

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de agosto de 2018 às 00:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mostra que será aberta dia 11 de agosto, apresentará os recentes trabalhos em várias modalidades

​O  Laboratório das Artes – Labcoletivo de artistas que atuam principalmente no norte e nordeste do estado de São Paulo, sudoeste de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro.

A exposição busca apresentar ao público de Santos a produção recente do núcleo de gravura do Lab, apresentando trabalhos em várias modalidades, como metal, xilo, stencil e linóleo, que retratam o estado atual das pesquisas técnicas e formais em andamento de cada um dos seus integrantes.

O artista plástico e arquiteto Ivo Indiano é um dos artistas que participa da exposição

Esses artistas têm formação e trajetórias singulares, bem como diferentes formas de encarar a gravura, escolhendo estímulos visuais diversos para realizar sua arte. A característica comum de sua produção é o trabalho com a figura, com imagens reconhecíveis de pessoas, de objetos do cotidiano, da indústria calçadista de Franca, de elementos de arquitetura ou da natureza. O material empregado nas matrizes, em parte, é o mesmo material utilizado pela indústria calçadista, dando-lhes nova função e utilizando processos de manufatura presentes na produção industrial local. Participam da mostra os artistas:

Atalie Rodrigues Alves nasceu em Franca/SP (1955), formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976). Participou de mais de uma centena de exposições individuais e coletivas e em salões de arte contemporânea nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi diretora da Pinacoteca Municipal de Franca de 1998 a 2004. Atualmente, é diretora do Laboratório das Artes de Franca.

Denise Muller nasceu em Ribeirão Preto (1959). Fez cursos de desenho, pintura, escultura e gravura, em diversas técnicas, envolvendo-se definitivamente com as artes visuais a partir de 1996. Já realizou dezenas de exposições individuais e coletivas com seus trabalhos, em sua maioria na região de Ribeirão Preto, destacando-se o salão de arte de Rio Claro e nas universidades UNIP e UNAERP. Atualmente, possui um ateliê próprio de xilogravura em Ribeirão Preto (SP).

Gerson Silva Oliveira nasceu em São Paulo (1957). Gravador, desenhista e pintor, foi funcionário da Pinacoteca Municipal de Franca nos anos 1980 e atualmente é publicitário. Participa ativamente do núcleo de gravura do Laboratório das Artes, onde expôs individualmente em 2009.

Ivo Indiano de Oliveira nasceu em Uberaba (1960). Cursou a Faculdade de Belas Artes de São Paulo, bacharelando em Artes Plásticas. Posteriormente formou-se arquiteto pela Universidade de Franca, cidade onde reside desde 1985. É professor universitário nos cursos de arquitetura e educação artística. Como artista plástico dedica-se ao desenho, pintura e gravura, sobretudo em metal. Suas gravuras já foram expostas no Museu Olho Latino em Atibaia, em 2010.

Marcus Flávio de Andrade é graduado em Educação Artística e Artes Plásticas pela Universidade de Franca em 2008; desde 2005 realizou exposições individuais e coletivas nas áreas de Pintura (óleo, acrílica e aquarela), Gravura (linogravura e gravura em metal), Arte Urbana e Arte/tecnologia (instalação). Desde 2009, é professor efetivo de artes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.

Marisi Mancini nasceu em São Paulo (1955). É formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e fez pós-graduação em Arte-Educação na ECA/USP. De 1977 a 1980 frequentou o atelier do gravador Paulo Menten, com quem aprendeu xilogravura e litografia. Expôs seus trabalhos em exposições individuais e coletivas no Estado de São Paulo e participou de uma coletiva de gravura no Japão. 
Trabalha com gravura e pintura em atelier próprio.

Uiliam José é artista plástico e professor de artes na rede pública com Licenciatura em Educação Artística e Habilitação em Artes Plásticas pela UNIFRAN (2009). Realizou exposições individuais no Laboratório das Artes de Franca e participou de diversas mostras coletivas vinculadas ao Grupo Sanatorivm.

O Laboratório das Artes surgiu em 1982 como um movimento de artistas que também procura divulgar a arte moderna em Franca e região, cuja tradição pictórica está ainda restrita à pintura acadêmica, como tantas outras no interior do país, tendo a gravura como um dos seus focos produtivos em função da sua reprodutibilidade e possibilidade de democratização do acesso do público.

Rua Anhanguera, 18 – Vila Matias, Santos.


+ Cultura