Coisas comuns que seres humanos fazem e deixam os cachorros irritados

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de janeiro de 2018 às 01:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É isso mesmo! Algumas atitudes corriqueiras dos seres humanos podem deixar, e muito, os cachorros irritados

É difícil resistir à tentação de fazer carinho ou abraçar os cães diante de tanta fofura. Mas, algumas dessas atitudes devem ser repensadas duas ou mais vezes. Os cães também têm sentimentos e, ao contrário do que muitos pensam, ficam irritados com algumas ações dos donos e de outros humanos.

FALTA DE ROTINA

A organização é muito importante para um cão por causa de seu relógio biológico. Os cachorros precisam de horários para se alimentar, dormir e fazer exercícios. A falta dessa rotina pode deixá-los irritados e incitar formas erradas de comportamento. Crie uma agenda de atividades a fazer relacionadas ao seu cachorro e verá as mudanças em pouco tempo.

ABRAÇAR

A maior parte dos cães não gosta de receber abraços, especialmente, quando envolvem estranhos ou pessoas com quem eles têm pouco contato. Apesar de tolerar os abraços, os cachorros se sentem desconfortáveis e ameaçados quando um humano coloca os braços em volta do seu corpo. Faça carinho respeitosamente e sem invadir seu espaço pessoal.

PASSEIOS SEM GRAÇA

Uma caminhada ou uma volta no parque significam muito mais para seu cão do que um simples passeio. Eles gostam de aproveitar esses momentos para explorar os lugares com seus sentidos aguçados. Ao apressá-los, eles não conseguem parar, cheirar e marcar os lugares como gostariam. Para os cachorros, isso é muito frustrante.

ROUPAS E ACESSÓRIOS

Até pode parecer fofo e engraçado vestir seu cãozinho com roupas ou fantasias durante o Carnaval e o Dia das Bruxas. Entretanto, alguns cachorros não gostam de utilizar acessórios, afinal, eles já têm os pelos para proteger do frio e do calor. Se a temperatura for muito extrema, procure vesti-lo com roupas confortáveis e leves.

PUNIÇÕES EXAGERADAS

Ninguém, nem mesmo os cães, gostam de ouvir gritos ao fazer algo de errado. O mau comportamento deve ser corrigido, mas não punido. É o que os especialistas chamam de reforço positivo, uma técnica em que o dono tenta redirecionar o cão a um hábito ou comportamento mais adequado. Ao pegá-lo mastigando seu sapato, utilize os comandos “pare” e “solte” e arrume um brinquedo para ele morder.

SER IGNORADO

Os cães gostam e precisam receber atenção dos donos. Eles apreciam a companhia de um humano e odeiam ser ignorados ou deixados em casa sozinhos. Como não é possível ficar o dia todo em casa com o cãozinho, aproveite o tempo livre para brincar, fazer atividades físicas e levá-lo para passear. Se for viajar e não puder levá-lo, deixe-o com alguém de confiança.

TRISTEZA COMPARTILHADA

Os cachorros estabelecem laços tão profundos com seus donos que são afetados pelos sentimentos humanos. Em alguns casos, podem até mesmo ficar doentes. Já outros ficam frustrados e irritados por causa da falta de atenção. Mantenha uma rotina de atividades com eles e lembre-se de que os cães oferecem grande apoio emocional nos momentos difíceis.