​Cocapec faz 35 anos se destacando em todo Brasil na área do cooperativismo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de julho de 2020 às 16:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A cooperativa atualmente possui mais de 2 mil cooperados, 7 unidades e uma rede de Serviços Integrados

No dia 11 de julho, a Cocapec completou 35 anos. A cooperativa, que tem sua sede em Franca/SP, região da Alta Mogiana, é uma das maiores da cafeicultura do brasileira.

Atualmente possui mais de 2 mil cooperados no quadro social, 7 unidades e, através de uma rede de Serviços Integrados, colabora para produzir um dos melhores cafés do mundo, o da Alta Mogiana.

O café na região é cultivado há mais de 200 anos, mas para se desenvolver precisava de um modelo de organização estabelecido e que desse o apoio que o produtor necessitava, e aí o cooperativismo foi o caminho. 

José Carlos Jordão, uma importante liderança, foi até o Paraná e trouxe um núcleo da Cocap (Cooperativa Central Agropecuária do Paraná) para Franca/SP.

Em 1984, após problemas econômicos, a Cocap encerrou as atividades na cidade, e foi aí que os produtores, em uma Assembleia, se mobilizaram e decidiram pela criação da Cocapec, Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas. 

Após a assinatura da ata, os cafeicultores se comprometeram com o novo desafio, que seria oficialmente concretizado em 11 de julho de 1985.

Não demorou muito para a Cocapec expandir para outras cidades da região.Atualmente, contando com a matriz são 7 unidades localizadas nos municípios de Capetinga/MG, Claraval/MG, Cristais Paulista/SP, Ibiraci/MG, Pedregulho/SP e São Tomás de Aquino/MG.

Além disso, a Cocapec possui uma rede chamada Serviços Integrados, com o objetivo de dar o suporte aos cooperados em todas as etapas do ciclo produtivo. 

Como o Laboratório de Análises, criado em 1986. Hoje, modernos equipamentos fazem o diagnóstico das amostras de solo, que tem a certificação do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e de folha, que possui o selo de qualidade concedido pela Esalq/USP. 

Qualidade, agilidade e eficiência sãos alguns dos atributos deste setor, um dos melhores do Brasil.

Outro item fundamental é a Consultoria Técnica, um trabalho que é realizado desde o início da cooperativa, sempre orientando os produtores em vários aspectos, levando em conta seus objetivos e particularidades. 

O apoio vai além dos diagnósticos de pragas e doenças, pois os técnicos auxiliam o cafeicultor na gestão da propriedade definindo em conjunto o melhor caminho a seguir. 

Atualmente, o departamento conta com 21 profissionais entre equipe de campo e suporte interno.

O Departamento de Café é o coração da Cocapec. É neste ambiente que todo o trabalho de um ciclo é concretizado. 

Desde sempre, profissionais analisam a produção dos cooperados e buscam as melhores oportunidades comerciais. 

Atualmente, todas as unidades possuem colaboradores que dão suporte aos produtores nesta importante etapa. 

Além disso, o trabalho é realizado com aprimoradas técnicas para entregar o melhor resultado aos produtores. 

Os milhares de lotes analisados anualmente irão abastecer diversos mercado no Brasil e no mundo. 

Além disso, o setor conta com um moderno laboratório para Cafés Especiais desde 2018. 

No local os profissionais denominados Q-graders analisam os lotes superiores de acordo com o protocolo internacional da SCA (Specialty Coffe Association) e fazem a pontuação e posteriormente o trabalho comercial.

Ao longo dos anos, a Cocapec foi aumentando e modernizando seus processos de armazenagem de café. A granelização, processo de recebimento em big bag e a granel, foi implementada em 2012. 

Com muitos benefícios, entre eles a agilidade e a redução de custos, a adesão e adaptação de todos foi rápida, e atualmente mais 95% da produção recebida é através da granelização.

Com matéria prima de qualidade, fornecida pelos cooperados, a Cocapec criou sua torrefação em 1989, e atualmente produz 3 marcas: o Café Cocapec, Tulha Velha e a linha Senhor Café, feita com grãos tipo exportação, disponíveis nas versões Gourmet e Superior, com opções em grãos, torrado e moído, cápsulas, cappuccino e kit de presente. 

Além de estar disponível em várias regiões, há também a loja online www.senhorcafe.com.br.

Difundir a cultura cooperativista sempre esteve entre as prioridades da Cocapec. E a importância deste modelo de organização é destacado em diversas oportunidades para diferentes públicos em eventos como o Encontro de Crianças e Encontro de Mulheres, e em ações como o Projeto Escola no Campo e Programa de Visitas.

O movimento Somoscoop, criado pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) em 2018, passou a fazer parte de toda a estratégia de comunicação da cooperativa, como forma de fortalecer ainda mais o cooperativismo.

Além disso, diversas ações são realizadas há vários anos junto a comunidade com projetos visando a educação, lazer e alegria a milhares de pessoas. Para isso, apoio com instituições como Sescoop/SP e Senar/MG sempre foram fundamentais. 

Até o momento 10 gestões estiveram a frente da Cocapec. Eleitos de forma democrática através das Assembleias Gerais Ordinárias, é composta por três membros: Diretor Presidente; Diretor Vice-presidente e Diretor Secretário. 

A Cocapec tem umas das histórias mais bonitas do cooperativismo. A jornada não foi fácil e vários desafios tiveram que ser superados. Atualmente, a pandemia do novo coronavírus fez a cooperativa se reinventar em um curto espaço de tempo para continuar prestando os serviços aos cooperados, mas certamente sairá ainda mais fortalecida.

Veja mais detalhes da trajetória da Cocapec no site www.cocapec.com.br e Instagram @cocapecaltamogiana em que foram realizadas 35 publicações, uma por dia, contando vários momentos da história da cooperativa.


+ Economia