Cocapec e AMSC iniciam o 17º Concurso de Qualidade do Café da Alta Mogiana

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de agosto de 2019 às 10:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Serão quatro etapas, sendo que a primeira é a inscrição, já aberta, que acontece até o dia 12 de setembro.

Produtores de 23 cidades localizadas nos Estados São Paulo e Minas Gerais, na região da Alta Mogiana, já podem se inscrever para o 17º Concurso de Qualidade do Café, realizado pela Cocapec e a AMSC – Alta Mogiana Specialty Coffees.

Os cafés disputam em duas categorias: Natural e Microlote. Todos devem ser preparados por via seca e da espécie arábica,  tipo 2/3 para melhor, peneira 16 acima, de acordo com a Tabela Oficial Brasileira de Classificação, e teor de umidade entre 11 e 12%.

O Concurso premiará os cinco primeiros concorrentes do Natural, em que o lote campeão poderá ser vendido por R$ 2 mil a saca; e os três primeiros do Microlote, com o vencedor alcançando os R$ 2.200,00 a saca.

Ao todo serão quatro etapas, sendo que a primeira é a inscrição, já aberta, que acontece até o dia 12 de setembro. 

A segunda é chamada de Pré-Seleção, quando as amostras passarão por uma avaliação de acordo com a metodologia da SCA (Specialty Coffee Association) e ocorrerá entre os dias 16 e 20 de setembro. 

As amostras que atingirem o mínimo de 84 pontos estarão classificados para etapa de Júri e Seleção, e os lotes devem ser armazenados na Cocapec. 

A terceira é a Auditoria, que será realizada entre os dias 21 e 24 de outubro, que recolherá amostras para a última fase, o Júri e Seleção, que foi marcada de 28 a 30 de outubro.

Os vencedores serão conhecidos em uma grande cerimônia fechada no dia 1º de novembro em Franca/SP, no Hotel Dan Inn.

A novidade deste ano é a realização do 1º Concurso de Qualidade – Cerejas do Café, grupo formado por produtoras da Alta Mogiana, que terão seu trabalho dentro do certame.

A edição de 2018 teve aproximadamente 200 inscritos e os cafés do município de Ibiraci/MG se sagraram campões nas duas categorias.

Vale lembrar que as inscrições, assim como regulamento completo e ficha de inscrição, estão disponíveis nos sites www.cocapec.com.br e www.amsc.com.br

Serviço:

17º Concurso de Qualidade do Café – Alta Mogiana

Data: 1º de novembro (premiação)

Local: Hotel Dan Inn – Franca/SP

Realização: Cocapec e AMSC


+ Agronegócios