Coach ensina como assumir cargos mais desafiadores de forma segura em 2019

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 08:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Marcelo Jabur dá dicas de como se conquistar a evolução na carreira e atingir funções mais complexas

Marcelo Jabur diz ser importante olhar para os objetivos na carreira e pesquisar quais competências são mais importantes para a função (Foto: Reprodução)

A mudança no calendário está logo aí. Sai um ano, entra outro e todo início de um novo ciclo é sempre a mesma coisa: na hora da virada, as metas são sempre refeitas. “Neste novo ano vou mudar de emprego”, “quero ser promovido”, “preciso de outra função no meu trabalho”, “quero ganhar mais”, entre muitas outras.  Se de fato existe a vontade de uma mudança profissional, o coach executivo, professor e palestrante, Marcelo Jabur, dá algumas dicas para não errar durante a transição e mostra como encontrar caminhos para não perder de vista uma carreira de evolução e conquistas.

Promoções no trabalho, tornar-se um líder de equipe ou mesmo a mudança de área são os principais desafios do profissional hoje em dia. Segundo Jabur, a evolução na carreira exige níveis superiores de desempenho, e alerta: sem alcançar essa condição, diminuem-se as chances de atingir cargos ou funções mais complexas no ambiente profissional. “A vontade de evoluir na carreia é muito comum para a maior parte das pessoas que estão no mercado de trabalho. Mas é importante lembrar que, em geral, cargos mais altos, são também mais desafiadores. E mais desafios, significam mais dificuldades”.

E para alcançar a sonhada evolução profissional, o coach explica que é importante olhar para os objetivos na carreira e pesquisar quais competências são mais importantes para a função. “É essencial definir entre 5 ou 10 competências para o sucesso no cargo que almeja”, explica. Feito isso, Jabur orienta que é importante ainda uma autoavaliação – ela resultará num diagnóstico inicial de quais pontos merecem mais atenção para se atingir os objetivos. “É fundamental também propor ações para desenvolver cada uma destas competências prioritárias encontradas e executá-las com a máxima disciplina. Estruturar um plano de ação para estimular as que merecem mais atenção é um passo decisivo para a conquista dos objetivos”, esclarece.

Marcelo Jabur lembra ainda que assumir cargos desafiadores exige uma preparação que deve ser levada à risca. “É esta preparação, tão necessária, que irá oferecer sempre o melhor desempenho possível dentro da nova função estipulada”, conclui.

Sobre Marcelo Jabur

O autor é Coach de Lideranças junto a empresas dos mais variados segmentos. É Doutor em Psicologia pela USP, Mestre em Ciências do Esporte pela Unicamp e Professor da Fundação Getúlio Vargas (MBA-FGV Management). É autor de livros sobre gestão de carreira e liderança, além de diretor da Instrumenta – Consultoria e Desenvolvimento Humano.