Clássico desta noite põe frente a frente campeões de basquete de SP e RJ

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de novembro de 2018 às 06:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além da rivalidade entre Sesi Franca e Flamengo, jogo desta noite vale a liderança do NBB

Além do confronto colocar frente a frente os dois times com melhor campanha no NBB CAIXA, o duelo entre Sesi Franca e Flamengo também marcará o encontro entre os campeões paulista e carioca deste ano.

No Carioca 2018, o Flamengo conquistou o título após bater o Botafogo por 2 a 0 na série final melhor de três. Com a conquista, o rubro-negro alcançou seu 13º título seguido da competição.

Já o Franca derrotou o Paulistano/Corpore na reedição da final do Paulista da temporada passada, conquistou o Campeonato Paulista pela 12ª vez na história e encerrou um jejum de 11 anos sem títulos.

Varejão

O maior craque do Flamengo, Anderson Varejão, foi lançado no cenário do basquete nacional pelo Franca. Por lá, o pivô rubro-negro passou pelas categorias de base até se transferir para o Barcelona (ESP), quando tinha apenas 19 anos de idade.

A passagem pela equipe francana rendeu frutos. Em 2016, Varejão escolheu a cidade para ser o núcleo do “Instituto Anderson Varejão”, que tem como intuito ajudar na inclusão social de crianças através do basquete. Estima-se que a inciativa atenda em torno de 400 crianças nas duas unidades existentes – Vitória (ES) e Franca (SP).

O clássico também nos proporcionará um duelo especial, entre o armador Elinho e o ala/pivô Lucas Dias, do Franca, com seu ex-treinador dos tempos de Paulistano, Gustavo De Conti, técnico do Flamengo.

Campeões da última edição do NBB CAIXA com as cores do CAP, o trio será rival pela primeira vez na competição.

No Franca, Elinho e Lucas Dias já demonstraram estar bem acostumados com a nova equipe. Com bom início no NBB, o armador Elinho detém médias de 5,0 pontos e 5,6 assistências em sete jogos. Lucas Dias não ficou para trás, começou a temporada com tudo e anotou até aqui médias de 15,7 pontos, 4,0 rebotes, além de 15 no índice de eficiência.

“Tenho muito respeito por tudo que o Gustavo me ensinou neste dois últimos anos no Paulistano. Agora defendo outro clube, e o jogo contra o Flamengo será muito importante e especial para mim, principalmente porque vou jogar contra meu ex-técnico. Estou bastante motivado para essa partida, primeiro pela grandeza que é esse clássico e depois porque vale a liderança da competição”, afirmou o ala/pivô Lucas Dias, do Franca.

Pelo Flamengo, De Conti também não decepcionou neste início de competição. Ao todo, foram seis vitórias em sete jogos, além de alcançar estatísticas importantes com o elenco rubro-negro, como a de equipe com menor média de pontos sofridos na competição (65,14 por jogo).

Primeiro e segundo da atual edição do maior campeonato do basquete nacional, o duelo entre paulistas e cariocas é considerado um dos maiores clássicos do país. Na atual temporada, Franca e Flamengo demonstraram até aqui toda a qualidade de seus elencos.

Com campanha idêntica, Flamengo e Franca dividem a liderança com seis vitórias em sete jogos (85,7% de aproveitamento). Desta forma, o tamanho da partida, que já era grande, fica ainda maior por caracterizar um confronto direto pela primeira colocação do NBB CAIXA.


+ Basquete