Claretianos participam de celebração dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de março de 2017 às 12:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saíram caravanas de Batatais, São Paulo, Belo Horizonte, Taguatinga e Rio Claro, com cerca de 600 pessoas

No último dia 4, sábado, o Claretiano – Rede de Educação, realizou uma romaria ao Santuário Nacional de Aparecida para participar das comemorações dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul. Saíram caravanas das unidades de Batatais, São Paulo, Belo Horizonte, Taguatinga e Rio Claro, com aproximadamente 600 pessoas. Na ocasião os romeiros se encontraram com os participantes da CECLAB – Comissão dos Educadores Claretianos do Brasil, que já estavam em Aparecida desde o dia 1º de março participando do primeiro encontro do ano realizado pela Comissão. Com o tema ‘Claretianos e Maria – Mãe, Mestra e Formadora’ o Encontro, que foi encerrado no dia 3, serviu para avaliar a caminhada educativa dos Claretianos no Brasil e dar uma projeção para o futuro. Desta atividade também participaram os representantes dos colégios de Boa Vista e de São Miguel do Guaporé.

Na celebração especial na Basílica os representantes dos Claretianos se destacavam na multidão de fiéis, pois muitos estavam usando a camiseta ‘Claretiano pra quem quer mais’.  A celebração que teve a homilia ministrada pelo Pe. Alberto Pasquoto, religioso pertencente ao Santuário Nacional de Aparecida, contou com a intervenção, logo no início, do Pe. Marcos Loro, superior provincial dos Missionários Claretianos no Brasil, que a convite do Pe. Alberto fez o uso da palavra. “Em um gesto de comunhão com a Igreja do Brasil e com tantos peregrinos que vem à esta casa da mãe, achamos que deveríamos celebrar os 300 anos, também, aqui. Por isso que escolhemos Aparecida para fazermos a nossa primeira reunião do ano da CECLAB, para viver esta comunhão com a Igreja do Brasil que vive os 300 anos de Aparecida. Nós, como Missionários Claretianos, na pessoa do Pe. Roberto, agradecemos a acolhida no santuário e que Deus abençoe a todos”, contou.

Em seguida, Pe. Alberto deu continuidade à missa com a homilia voltada ao Salmo 85 – ‘Ensinai-me os vossos caminhos e, na vossa verdade, andarei’ enfatizando que precisamos sempre estar pedindo ao Senhor que sua vontade nos dê uma direção durante a nossa caminhada na terra. A sensação de religiosidade era intensa e o momento foi único para todos os participantes da romaria. Andreia Kitano, Assistente Social do Claretiano – Colégio e Claretiano – Faculdade unidades São Paulo, contou que a viagem foi um momento especial, tendo em vista que reuniu colaboradores, pais e alunos de diversas unidades do Claretiano – Rede de Educação para um objetivo comum. “Os sessenta minutos de celebração nos despertaram para um olhar mais próximo, fraterno, amoroso e gentil com os outros, sobretudo com aqueles que mais necessitam. A presença dos missionários Claretianos e todos que estiveram presentes, representando a instituição, contribuiu com a beleza do Santuário de Aparecida naquele sábado. Esta integração superou nossas expectativas, desde o início da organização até o retorno da viagem”, conta ressaltando que um momento muito especial foi a oração do terço que aconteceu às 14h. “Na ocasião, crianças, jovens e adultos de diversas faixas etárias e regiões do Brasil, uniram-se para oração e partilha, tornando aquele cenário acolhedor, repleto de espiritualidade, respeito e paz”, explica.

Ebe W. Nazar, secretária e recepcionista do Claretiano – Centro Universitário em Batatais, comentou que todos os momentos foram especiais. “Sou devota de Nossa Senhora Aparecida e participar da romaria foi uma sensação maravilhosa. Todos os momentos foram especiais. Mas, o que achei mais marcante foi a participação dos padres Claretianos ajudando a celebrar a missa e a participação do Coral do Colégio São José cantando junto com o Coral oficial da Basílica”, diz. Para a coordenadora pedagógica do Claretiano – Colégio de Belo Horizonte, Ester de Oliveira de Souza, o momento mais marcante foi ver a Basílica tomada por romeiros usando a camisa azul. “Além disso, a celebração foi especial, pois tivemos a participação de muitos padres Claretianos e o fato do celebrante dizer a todo o tempo ‘a casa da mãe’ é emocionante”, contou ressaltando que a romaria foi um momento de renovação da fé em Nossa Senhora Aparecida. A mesma sensação de renovação de fé aconteceu com o inspetor de aluno do Claretiano – Faculdade em Rio Claro, Paulo César Ribeiro da Silva, conhecido como Ribeiro. “Sou devoto de Nossa Senhora Aparecida, a mãe querida, e participar das comemorações dos 300 anos da sua aparição foi algo inesquecível”, conta. Para ele, todos os momentos foram especiais, mas o mais marcante foi a sua participação na procissão inicial da celebração. “Atravessar a igreja e subir ao altar com a faixa do Claretiano foi muito emocionante”, contou ressaltando que encontrar os demais colegas das outras unidades também foi um momento muito especial.


+ Cidades