Claretiano inaugura Espaço Cultural e Exposições com mostra ‘A história do livro’

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de junho de 2018 às 10:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Exposição mostra técnicas de produção de livros desde a invenção da prensa móvel por Gutemberg

​Para marcar os 120 anos da Revista Ave Maria foi inaugurado o Espaço Cultural e Exposições ‘Pe. Nestor Zatt’, que fica no prédio da Biblioteca ‘Pe. Elias Leite’, no Claretiano, em Batatais. E para celebrar o momento, foi aberto ao público, no Espaço Cultural, o Memorial da Editora Ave-Maria, com máquinas tipográficas antigas e a monumental ‘King Press’, responsável pela impressão de milhões de bíblias, que pertenceu à gráfica Ave-Maria, propriedade da Editora Ave-Maria que pertence à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos), cujo fundador, Santo Antônio Maria Claret, foi um entusiasta propagandista da Palavra de Deus e encontrou na imprensa o instrumento ideal para cumprir sua missão evangelizadora. 

O superior provincial dos Missionários Claretianos, Pe. Marcos Loro, explicou que Santo Antônio Maria Claret viu na imprensa um grande meio para evangelizar. “Claret escreveu muitos livros, panfletos e criou até uma livraria no sentido de evangelizar e nós, Missionários Claretianos, herdamos essa faceta missionária que é de evangelizar por todos os meios possíveis. E imprensa é uma forma, tanto que assim que os Missionários Claretianos chegaram no Brasil eles começaram esse trabalho com a revista Ave Maria”, conta. Os fundadores da Revista Ave Maria foram os leigos Maria Junker, Tiburtino Modim Pestana e Manoel Reco e apenas um ano depois da sua criação os Missionários Claretianos, que tinham construído a Igreja do Imaculado Coração de Maria, no bairro Santa Cecília, em São Paulo, assumiram a publicação.

Exposição ‘A história do livro’

A exposição ‘A história do livro’ mostra as técnicas de produção de livros desde a invenção da prensa móvel por Gutemberg até os modernos processos de impressão. Serão expostos livros raros do acervo da Biblioteca, incluindo os exemplares do século XVII, além de vídeos sobre a história da imprensa e uma linha do tempo sobre a história do livro. A exposição estará aberta ao público até o dia 18 de agosto, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h30, para visitas guiadas e sempre com entrada gratuita. Agendamentos de grupo podem ser feitos pelo telefone 16-3660-1628.

É importante ressaltar que a Biblioteca abriga um raro acervo de livros históricos a partir do século XVII, obras técnicas, científicas e pedagógicas, além de vasta coleção da literatura brasileira em edições autografadas pelos autores, doada pelo editor José Olympio, exemplos do acervo desta que é uma Biblioteca de relevância nacional.

*Conheça um pouco sobre a editora Ave-Maria

Desde 1895, os Claretianos realizam trabalhos significativos para a evangelização e a cultura da sociedade brasileira através do campo editorial e da comunicação em geral. Estes trabalhos tiveram início com a publicação da revista Ave Maria, em 1898, reconhecida como a primeira revista mariana do país.

Além da Revista que é destaque, outra publicação é importante para a editora. Trata-se da Bíblia Sagrada Ave-Maria, publicada pela primeira vez na década de 1950. Com uma linguagem simples e preço muito acessível logo a Bíblia se tornou a versão da Bíblia Sagrada mais querida e vendida no país.

Após esses êxitos nas publicações a Editora logo percebeu a necessidade de expandir sua linha de atuação. Então Editora Ave-Maria enriqueceu seu acervo editorial, que é composto basicamente de obras devocionais. A editora passa então a publicar livros de outras áreas, como estudos bíblicos, catequese, espiritualidade, autoajuda, liturgia, teologia, mariologia, infantojuvenil e educacional, ampliando seu acervo de algumas dezenas de livros para mais de 1000 títulos.

Essa nova fase intensificou o trabalho da editora e estendeu o alcance de sua missão ao publicar obras de teólogos, missionários, biblistas, catequistas e educadores.

Já no início deste século, com o desenvolvimento dos meios de comunicação (especialmente os virtuais), a editora Ave-Maria intensifica sua missão de evangelizar um número cada vez maior de pessoas através do seu site e também das redes sociais, como Twitter, YouTube, Instagram e Facebook.

Atualmente, nossos veículos levam aos internautas textos e mensagens que edificam, facilitam o acesso às obras e oferecem promoções variadas e preços mais acessíveis em seus produtos.

*Fonte: http://www.avemaria.com.br/pagTexto/a-editora/institucional

O Claretiano fica na rua Dom Bosco, 466, Castelo, Batatais.


+ Cidades