Circuito Sesc de Artes faz domingo, 15, seis horas de atividades em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de abril de 2018 às 22:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Haverá desde performers e palhaços, oficinas de textos e robótica, a cursos de animação, muita dança e música

Grupo Bongar apresenta uma celebração da diversidade das raízes indígenas e africanas por meio de sua arte, espiritualidade e ritmo

Circuito Sesc de Artes, realizado pelo Sesc São Paulo, promove arte na rua para todos em Franca, no próximo domingo, 15 de abril, das 16h às 21h30, na Praça Nossa Senhora da Conceição. O projeto traz espetáculos de música, circo e dança, e atividades de literatura, artes visuais e cinema gratuitas e livres para todos os públicos.

A caravana do Circuito Sesc de Artes chega a Franca com o grupo de performers e palhaços Bollywood Clown, que mescla comédia circense com a música e as coreografias da televisão e do cinema indiano atual, a chamada Bollywood. Já os artistas Gilberto Tomé e Heloísa Etelvina ministram a oficina Tipo, Tipo, onde os participantes podem criar suas próprias publicações, com tipos textuais e clichês de imagens, utilizando técnicas antigas da tipografia. Em artes e tecnologia, a Escola Yadaa oferece a oficina Craques da Robótica, a fim de promover uma complexa interação entre os robôs Mindstorms e o público participante da ação.

O projeto, que teve início no dia 06 e será realizado até o dia 22 de abril, circula por 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, em municípios que não têm unidades da instituição em seu território.  Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, a 10ª edição do Circuito envolve 106 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos, que acontecem de sexta a domingo, das 16h às 21h30.

São cerca de 600 horas de programação, com apresentações realizadas em praças e ruas, neste evento que propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis entre centro e periferia.

Com o Circuito Sesc de Artes, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP, afirma que a instituição, voltada para a Cultura em seu espectro mais amplo, “realiza uma programação que alcança  cidades do interior e do litoral que não contam com a presença do Sesc, que traz a marca da diversidade e da pluralidade, mobilizando todos os públicos em torno da Cultura”. Miranda enfatiza que “realizar o Circuito Sesc de Artes em praças públicas, com acesso amplo e gratuito, colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente, pois assim mobiliza-se a comunidade em torno de atividades cujo caráter simbólico o Sesc entende como um direito fundamental de todos”.

O Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 21 unidades do Sesc em todo o Estado estão envolvidas na realização do evento que ocorre em cidades de suas regiões.


+ Cultura