Cine Clube exibe neste sábado, 11, “Eles atiram em cavalos, não atiram?”

  • Entre linhas
  • Publicado em 10 de agosto de 2018 às 17:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Filme pode ser visto na Casa de Cultura de Franca, às 19h30, com entrada gratuita

O Cine Clube de Franca, que é realizado pelo SESC RP em parceria com a Casa da Cultura de Franca, exibe neste sábado, 11 de agosto, com entrada gratuita, o filme “Eles atiram em cavalos, não atiram?”, do diretor Sydney Pollack.

Foi nessa época que, entre outras oportunidades inusitadas, apareceram os concursos de dança, que testavam ao extremo a resistência dos competidores em troca de comida, roupas e alguns míseros trocados. Uma severa crítica aos realities shows, onde a dor e o desespero de alguém é um deleite de outrem. Uma fuga para não olhar-se no espelho e ver que determinada pessoa sofre tanto quanto aqueles expostos a ignorância destes programas. 

“Eles Atiram em Cavalos, Não Atiram?” é um dos filmes representativos entre aqueles que na virada dos anos 60 para os 70 procuravam fugir do lugar-comum e manter o diálogo aberto com um público que – às voltas com a Guerra do Vietnã, a liberdade sexual, dentre outras conquistas sociais – se tornava muito mais crítico e não se espelhava mais – ou tão somente – numa dramaturgia romântico-intimista, que encontrou apogeu no cinema dos anos 1930 e 40.

O programa prevê uma sessão de cinema com debate, após a exibição. A Casa da Cultura de Franca fica em frente à Praça do Cemitério da Saudade, no Centro.

Veja o trailer do filme:


+ Cultura