Cinco dicas para ser um bom convidado nas festas de Natal. Veja!

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de dezembro de 2015 às 21:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Levar presentes e oferecer ajuda são boas alternativas para agradar os anfitriões durante a festa

​As festas de final de ano estão aí e é um costume realizar as comemorações em família. Fala-se muito sobre as regras para ser um bom anfitrião, entretanto, o convidado também deve seguir alguns preceitos de boa educação para esse ensejo social seja realizado com sucesso.

Veja algumas dicas:

Não chegue de mãos abanando

Leve algum presente sempre que for convidado para a casa de alguém. Pode ser uma caixa de bombons, uma geleia caseira, flores ou enfeites para a casa, por exemplo. No caso da residência pertencer a uma família ou a um casal, é melhor que o mimo seja algo para o lar, pois, desta forma, o presente se estenderá a todos os anfitriões. Outra opção é levar um prato ou uma sobremesa para a festa.

Ajude na festividade

Tire os pratos e os copos da mesa. Ofereça ajuda para lavar a louça e para servir o cardápio. Geralmente o anfitrião está muito atribulado nas festas e ficará grato com algum tipo de auxílio.

Partilhe as despesas

Durante o evento seja simpático e se proponha a partilhar os gasto – por exemplo, fazendo uma compra no supermercado -, porém só o faça depois do anfitrião concordar com a oferta. Se a ajuda financeira for recusada, convide-o em outra oportunidade para a sua casa.

Não atrase

Confirme sua presença e a hora em que vai chegar e cumpra com o combinado É uma atitude indispensável e educada.

Seja gentil e educado

Cumprimente todos os que estão no local, mesmo os desconhecidos. Isso é cortez e educado e ajudará a manter o bom clima na festa.