Cinco curiosidades sobre o ano novo que você provavelmente não sabia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de dezembro de 2015 às 15:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Ilha de Samoa, no Pacífico, é o último lugar do mundo a celebrar a chegada de um novo ano

​O ato de comemorar o Réveillon já se tornou um hábito em nossa cultura. Mas você sabia que nem sempre foi assim?

Confira cinco curiosidades sobre essa data que provavelmente você nunca tenha ouvido falar.

  • 1.O Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1° de janeiro à partir de 1582, quando as nações cristãs adotaram o calendário criado pelo papa Gregório VIII. Antes disso, festejava-se o recomeço do ciclo anual no período que equivale ao atual 23 de março (a comemoração durava 11 dias). Havia uma lógica para a escolha dessa data, feita pelos babilônios 2 mil anos antes da era cristã: o final de março coincide com o início da primavera no hemisfério norte (onde ficava a Babilônia), época em que novas safras são plantadas. Daí a idéia de recomeço. Foram os romanos que determinaram, aleatoriamente, que o Ano Novo deveria ser comemorado no dia 1° de janeiro.

  • 2.Pular as sete ondas na praia e fazer sete pedidos do Ano Novo é um costume brasileiro muito comum e tradicional, assim como vestir branco. A origem desses rituais está nas religiões africanas trazidas pelos escravos. O branco representa paz, pureza e bondade.

  • 3.“Adeus, Ano Velho!”, música brasileira mais famosa de ano novo, foi feita em 1951 por Chico Alves, com letra de David Nasser.

  • 4.O último lugar do mundo a festejar o início de um ano novo é a Ilha de Samoa, no Pacífico.

  • 5.Com o intuito de trazer sorte, todos os anos, a comunidade nipônica de São Paulo (SP) realiza a Motitsuki, no dia 31 de janeiro. O ritual consiste na produção do bolinho de arroz, conhecido como moti. Várias pessoas se revezam no trabalho de socagem do moti, que simboliza a união de forças e o esforço humano para se ter boa sorte no ano que está chegando. O moti significa perseverança, porque ele é mole mas firme, e é fruto de muito esforço.

+ Cotidiano