Cientistas criam teste que detecta rapidamente coronavírus pelo olfato

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de abril de 2020 às 15:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Kit desenvolvido por chilenos pode ser usado para identificar coronavírus em casos assintomáticos

​Um grupo de cientistas da universidade Católica do Chile anunciou a criação de um kit rápido para detectar casos assintomáticos de coronavírus. 

O método, feito por meio do olfato, pode ser aplicado em massa, enquanto o PCR, teste oficial, fica restrito a um uso limitado e seletivo.

O teste possui três aromas diferentes para identificar o estado olfativo em menos de cinco minutos. Ele pode ser feito na entrada de hospitais e empresas para isolar aqueles que possam estar contaminados.

Segundo o professor Eduardo Agosín, um dos responsáveis pelo teste, o grupo é capaz de produzir kits de baixo custo que podem avaliar milhares de indivíduos por semana.

“Hoje há uma necessidade urgente de identificar indivíduos assintomáticos com a Covid-19. Um sintoma que não tem sido suficientemente divulgado é a perda repentina do olfato na ausência dos outros sintomas da doença”, destacou.

O Chile possui mais de 14 mil casos confirmados do novo coronavírus, com 207 mortes. Enquanto isso, o Brasil chegou a 5.104 óbitos em 73.511 casos. No mundo todo, já são mais de 3 milhões de infectados e 200 mil mortos.


+ Ciência