Cientista Joana D’Arc Félix palestra nesta quarta-feira, 07, a convite da Prefeitura

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de março de 2018 às 16:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Premiada como Personalidade do Ano pelo jornal O Globo, professora discorrerá sobre sua trajetória de vida

A educadora e cientista francana, Joana D’Arc Felix de Souza, premiada nacionalmente com o título de “Personalidade do Ano”, pelo jornal O Globo, vai proferir nesta quarta-feira, 07 de março, uma palestra durante um café da manhã com as servidoras municipais e convidados em geral, no auditório do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, próximo a Prefeitura O encontro foi agendado pela secretaria de Administração Recursos Humanos, através do SIAS (Serviço Integrado de Assistência ao Servidor) e ocorrerá a partir das 8h.

De acordo com o secretário da pasta, Alberto Cordero Donha, será um instante de reflexões e comemorações ao Dia Internacional da Mulher, que se comemora na sexta-feira. Alguém sugeriu o nome da professora Joana Felix, que ao ser convidada aceitou prontamente.  Ela é uma figura marcante, com uma trajetória de vida marcada pelo esforço, coragem, disposição, que serve de exemplo para todas as pessoas que tem seus objetivos de vida  e não sabem como alcançá-los.

O Café da Manhã que a Prefeitura proporciona as suas servidoras anualmente, nessa data, sempre contou com alguma figura de destaque. E nesse ano a presença de Joana D’Arc será um momento marcante em que poderá compartilhar com todas um pouco de suas experiências de vida, os estudos nos Estados Unidos e seu cotidiano como educadora no Colégio Técnico Agrícola.

A palestrante

 Nascida em Franca, em outubro de 63, Joana é  uma químicaprofessora e cientista brasileira. Já foi agraciada com 56 prêmios na carreira, com destaque para o prêmio Kurt Politizer de Tecnologia de “Pesquisadora do Ano” em 2014. É docente e pesquisadora na Escola Técnica Estadual (ETEC) Prof. Carmelino Corrêa Júnior, nosso tradicional Colégio Agrícola. Atua em pesquisas envolvendo reaproveitamento e aplicação de couro e pele suína entre outros.[1]

 Filha de uma costureira e de um profissional de curtume, aprendeu a ler aos 4 anos. Concluiu o ensino médio na Escola Estadual Torquato Caleiro. Influenciada pelo trabalho do pai, optou pelo curso Química, sendo admitida na Universidade Estadual de Campinas em 1983. Continuou seus estudos na Unicamp, onde cursou mestrado e doutorado, este último concluído em 1994. Publicou artigos sobre a síntese de fármacos e devido a esse trabalho foi convidada a realizar um estágio de pós-doutorado em uma das instituições mais prestigiadas do mundo, a Universidade Harvard, nos Estados Unidos.[3]

Desde 1999 atua como docente e pesquisadora na Escola Técnica Prof. Carmelino Corrêa Júnior, em Franca, onde desenvolve pesquisas cimento ósseo, que usa o colágeno do couro e a hidroxiapatita extraída da escama de peixes além a em soluções para que os resíduos do couro não afetem o meio ambiente.] Foi agraciada com o Kurt Politizer de Tecnologia em 2014, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abquim), como reconhecimento aos projetos de inovação tecnológica na área, especialmente a pesquisa que desenvolveu a aplicação da pele suína em transplantes de pele em seres humanos. Ela acaba de ser agraciada pelo jornal O Globo, com o prêmio Personalidade do Ano, que deve receber no final deste mês.


+ Cotidiano