​Cidades da região terão resultados transmitidos ao vivo dos locais de votação

Seis cidades da região de Franca farão parte da iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Postado em: em Política

Na disputa eleitoral de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) utilizará o sistema JE Connect para transmitir os resultados da votação em 61 municípios, quatro deles da região de Franca. São eles: Restinga, Cristais Paulista, Ribeirão Corrente, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista e Ipuã. 

A ferramenta permite a transmissão dos dados da urna diretamente dos locais de votação ao invés de transportar as mídias com os dados para os cartórios eleitorais. Essse procedimento torna mais ágil a apuração.

O JE Connect será utilizado em 80 locais de votação de 61 municípios paulistas, inclusive na capital. A transmissão dos dados pelo sistema é realizada por um computador da Justiça Eleitoral, instalado no local de votação, por meio de conexão disponível através de uma rede privada virtual (VPN), que garante total segurança ao tráfego de dados.

A maior agilidade dos resultados é assegurada pelo fato de a mídia em que os dados das urnas estão armazenados ser lida no próprio local, às vezes distante da sede da zona, em vez de precisar ser levada ao cartório eleitoral.

Histórico

No pleito de 2014, o TRE-SP adotou o JE Connect, em caráter experimental, em quatro zonas eleitorais e as participantes tiveram aumento de desempenho na apuração dos resultados.

Nas eleições municipais de 2016, os dados foram transmitidos de 78 locais, em 49 municípios paulistas.


Artigos Relacionados