Chuva, apesar de fraca, já prejudica colheita do café em São Paulo e Minas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de agosto de 2017 às 07:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No caso do café, a chuva provocar uma florada que não avançaria, pois chuvas não devem continuar

​Em São Paulo, a chuva tem prejudicado o andamento da colheita do café e da cana de açúcar, porém, os produtores estão alegres com o retorno das chuvas, principalmente os canavieiros, já que o aumento dos níveis de umidade do solo beneficia o desenvolvimento das lavouras que irão ser colhidas entre setembro e dezembro, conferindo assim, um melhor rendimento.

No caso do café, o grande problema é a chuva provocar uma florada, já que o forte déficit hídrico de julho ocasionou uma boa indução floral e há muitas lavouras apresentando dentro do campo botões florais bem maduros, esperando apenas a chuva para abrir. 

Uma florada agora poderá ser bem indesejada, já que os modelos de previsão não sinalizam uma continuidade regular das chuvas para os próximos 45 dias.

Próximos dias

A tendência para os próximos dias é de continuidade das chuvas em grande parte da região centro-sul do Brasil. 

Áreas de instabilidade de uma frente fria estarão avançando sobre as regiões Sul e Sudeste e provocando chuvas em diversos municípios, desde o Rio Grande do Sul até Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

Ou seja, de um lado as chuvas possibilitarão uma melhor condição ao desenvolvimento das lavouras, mas de outro podem atrapalhar e causar alguns prejuízos às lavouras de algodão, café e cana de açúcar. 

Vale lembrar também que chuva agora nas regiões produtoras de soja poderá induzir o brotamento de soja guaxa, hospedeira da ferrugem asiática, o que poderá levar a uma pressão maior dessa doença, ao longo da safra 2017/18.


+ Agronegócios