Chuí Esportes bate a ASPA na final e fatura Série Ouro do Basquete sub-13

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de julho de 2018 às 12:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Final teve clássico francano entre Chuí e ASPA; no sub-15, SESI Franca Basquete fica com o vice

​Foi realizada na cidade, na última semana, a quarta edição do Torneio de Basquete de Franca. A competição reuniu mais de 400 garotos com idades entre 12 e 15 anos, que disputaram 61 jogos das categorias Sub-13 e Sub-15.

As finais aconteceram no Ginásio do SESI e reuniram três times de Franca e uma equipe de Santos. Na decisão da categoria Sub-13 série ouro, Chuí Esportes e Instituto ASPA chegaram à final invictos. 

Muita pressão nas arquibancadas e cadeiras que estavam lotadas. O clássico entre os francanos foi equilibrado e decidido nos 16 segundos finais, após uma infiltração com cesta e falta em cima do armador Felipe Paludeto, do Chuí.

Os três pontos colocaram os garotos do Chuí Esportes na frente por um ponto. O Instituto ASPA ainda teve chance da bola da vitória, mas errou. Final de duelo, Chuí Esportes 59 x 58 Instituto ASPA. Felipe Pauldeto, do Chui, foi o cestinha com 16 pontos. Pelo Instituto ASPA, Victor anotou 12.

“Depois do vice-campeonato no ano passado, conseguimos formar uma ótima equipe e buscar este título inédito e importante para os meninos”, disse Marco Aurélio Chuí, técnico campeão.

“Foi um campeonato de alto nível, com times do Brasil inteiro, e conseguimos jogar de igual para igual com todos. A final foi parelha, muito bem disputada e perdemos na última bola, mas valeu a pena para todos”, disse Anselmo Richinho, técnico do Instituto ASPA.

Ainda no sub-13 série ouro, o Minas Tênis venceu o Fluminense por 73 a 38 e faturou o bronze, com 16 pontos do atleta Matheus Santos, do Fluminense. Pedro, do Minas, também se destacou com 12. 

Na disputa de quinto e sexto lugares, o Inter de Santos venceu o Thalia Curitiba por 73 a 33 e garantiu a quinta posição na série ouro. Destaque para os atletas João Victor, do Thalia, que anotou 8 pontos e para o cestinha da partida, Matheus, do Inter, que marcou 17 pontos.

Já na série prata Sub-13, o título ficou com AMAB Mauá, que na decisão bateu o Ginástico por 63 a 41. Na disputa do terceiro lugar da série prata, o Paulistano venceu o Luso de Bauru por 47 a 36. Arthur, do Luso, anotou 11 pontos. Enzo, do Paulistano, fez 10 pontos.

SUB-13 – CLASSIFICAÇÃO FINAL

Série Ouro

1. Chuí Esportes

2. Instituto ASPA

3. Minas Tênis Clube

4. Fluminense

5. Inter de Santos

6. Thalia Curitiba

Série Prata

1. AMAB Mauá

2. Ginástico

3. Paulistano

4. Luso de Bauru

5. Flamengo A

6. Flamengo B

Lances Livres decidem final do Sub-15

Uma final marcada por alternâncias no placar, defesas bem arrumadas e belos lances de contra-ataques. SESI Franca Basquete e Inter de Santos fizeram um jogo digno de “gente grande”, na decisão da categoria Sub-15 série ouro.

As torcidas deram um show à parte e ficaram lado a lado, pais e familiares dos atletas. Dentro de quadra, o SESI começou melhor, se destacando com as infiltrações do ala/pivô Kauã. Santos não ficou atrás, logo acertou a defesa, empatou e virou o jogo já no segundo quarto. 

O ritmo se manteve e os santistas chegaram a abrir 12 pontos de vantagem. Nos últimos 10 minutos, o SESI foi para o tudo ou nada e tirou a diferença ponto a ponto. Faltando 50 segundos para terminar, o Inter tinha cinco pontos de vantagem. Kauã do SESI acertou uma bola de três pontos, diminuindo a diferença. Na sequência, Santos ainda perdeu o ataque e SESI conseguiu sofrer falta. 

Nos lances livres a diferença caiu para um ponto. Após novos erros, faltando 15 segundos, o jogo estava empatado em 75 a 75 e, quando tudo caminhava para a prorrogação, Vitor acertou dois lances livres para Santos, 77 a 75. Com oito segundos no cronômetro, o SESI errou o arremesso e Santos garantiu o título inédito. Com 25 pontos, Kilian foi o cestinha da partida com 25 pontos e Lucas Ornelas anotou 23, ambos para o Inter de Santos. Pelo lado do SESI Franca Basquete, Kauã marcou 22 e Kallel 19.

Na decisão do terceiro lugar série ouro, duelo mineiro. O Minas Tênis venceu o Ginástico por 62 a 46 e garantiu o bronze.

Já na série prata Sub-15, o título ficou com o Fluminense que não teve dificuldades para bater o SESI Franca Basquete 14, por 84 a 49. Emanuel anotou 20 pontos para o tricolor carioca.

Na briga pela terceira posição, o Olympico de Belo Horizonte venceu o Chuí Esportes por 65 a 59, levando o bronze para Minas Gerais.

Fechando a série prata Sub-15, as duas equipes AMAB Mauá disputaram a quinta posição, com os garotos do Sub-15 vencendo o Sub-14 por 74 a 52.

SUB-15 – CLASSIFICAÇÃO FINAL

Série Ouro

1. Inter de Santos

2. SESI Franca Basquete

3. Minas Tênis

4. Ginástico

Série Prata

1. Fluminense

2. SESI Franca Basquete 14

3. Olympico

4. Chuí Esportes

5. AMAB Mauá 15

6. AMAB Mauá 14

Seleções dos campeonatos

Durante o 4° Torneio de Basquete de Franca, todos os técnicos escolheram os melhores atletas e treinadores da competição. Conheça os escolhidos:

Sub-13

Armador: Antônio – Fluminense

Ala/armador: Felipe Barbosa – Chuí Esportes

Ala: João Marcelo – Instituto ASPA

Ala/pivô: João Pedro – Inter de Santos

Pivô: Elias – Instituto ASPA

Técnico: Ricardinho – Fluminense


Sub-15

Armador: Mateus – Fluminense

Ala/armador: Pedro – Minas Tênis Clube

Ala: Kilian – Inter de Santos

Ala/pivô: Mateus – Minas Tênis Clube

Pivô: Felipe – SESI Franca Basquete

Técnico: Fernando – Minas Tênis


+ Basquete