Centro internacional da Unesp oferece aulas gratuitas de Física online

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de março de 2020 às 16:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Público-alvo são alunos do ensino médio; Minicursos serão transmitidos ao vivo, todos os sábados

Desde 2016, o ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR) organiza aulas de física voltadas para estudantes de Ensino Médio, com o objetivo de trabalhar temas atuais e pouco abordados em sala de aula como Mecânica Quântica, Cosmologia, Ondas, Mudanças Climáticas, Relatividade Geral, e Partículas. 

Devido ao COVID-19, ICTP-SAIFR começará a transmitir as aulas dos minicursos ao vivo todo sábado por videoconferência usando a ferramenta de “zoom”. 

As aulas são gratuitas para qualquer aluno de ensino médio baixando o software gratis no site www.zoom.us.

 Usando este software, os alunos participantes vão poder fazer perguntas e interagir com o palestrante durante a aula.

ICTP-SAIFR é um centro internacional sediado no Instituto de Física Teórica da Unesp com apoio da FAPESP, Unesp, o International Centre for Theoretical Physics em Trieste, e institutos privados como o Instituto Serrapilheira. 

As aulas teóricas, realizadas sempre aos sábados, são ministradas por professores especialistas de cada área do ICTP-SAIFR e do Instituto de Física Teórica da UNESP. Informações sobre a programação de 2020 está na página http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/

Programação

O primeiro minicurso online será ministrado pelo professor Pedro Vieira (ICTP-SAIFR & Perimeter Institute) sobre o tópico Física Quântica. A próxima aula online será este sábado, dia 28 de março, das 10h-13h. 

Para testar a ferramenta, uma aula introdutória foi ministrada pelo professor Vieira no dia 21 de março, e o vídeo desta aula introdutória está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=gcpcYLSjKuI&feature=youtu.be

Para os alunos que não participaram nesta aula introdutória no dia 21/3, solicitamos que assistam este vídeo no Youtube antes da aula do dia 28, e entrem online as 9h30 no dia 28 para receber instruções como utilizar o software de zoom e interagir com o palestrante. 

Se tiver qualquer dúvida sobre o minicurso ou o software de zoom, escreva para o coordenador de extensão Lucas David (ETEC Guaracy Silveira & ICTP-SAIFR) no email [email protected]

Depois de baixar o software no site www.zoom.us , todo aluno pode acessar a aula “Mini-curso Física Quântica” (Meeting ID 217 572 708) do professor Vieira a partir das 9h30 no dia 28 de março clicando no link https://pitp.zoom.us/j/217572708 .


+ Educação