Cemitérios de Franca abrirão no Dia de Finados, mas ficam sem atendimentos

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de outubro de 2020 às 00:37
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 18:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para esta data, a expectativa é uma visitação superior a 50 mil pessoas, com base em ocasiões anteriores

A Prefeitura de Franca decidiu liberar os dois cemitérios da cidade – Saudade e de Santo Agostinho -, para visitações no final de semana e no Dia de Finados, segunda-feira.

Apesar de abertos, deixarão de oferecer um serviço que era comum em anos anteriores: o atendimento praticamente personalizado de orientação e até acompanhamento de alguns visitantes, para localização dos túmulos.

Esse tipo de atendimento não será prestado por razões da situação de pandemia vivida pela cidade e o País.

As orientações das autoridades da saúde é que seja mantido o distanciamento e esse contato próximo deve ser evitado. 

Inclusive para os visitantes a orientação é que procurem antecipar as visitas, comparecendo aos cemitérios tanto no sábado ou domingo, deixando para o Dia de Finados somente em casos que não for possível fazer isso.

Para essa data, a expectativa é uma visitação superior a 50 mil pessoas, com base em ocasiões anteriores apenas em um dia. 

Diante dos apelos das autoridades no sentido do uso da máscara e do distanciamento, é esperado que haja uma considerável redução este ano. 

A outra alternativa racional é evitar o dia 2 e antecipar a visita nos dias que antecedem ao Dia de Finados, pois a partir das 7h os dois cemitérios estarão abertos, seguindo até por volta das 17h.

Melhorias​ 

A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente promoveu uma limpeza geral nos dois locais nesses últimos dias, fazendo a varrição e recolha de folhagens e entulhos que estavam amontoados pelos corredores. 

No Cemitério da Saudade nessa quarta-feira a Prefeitura programou o recapeamento final de alguns trechos remanescentes dos corredores, onde o piso era a base de pedras e bastante irregular. 

Com o recapeamento haverá maior conforto e segurança para as pessoas que circulam pelo local.

Nos dois cemitérios também foram realizadas manutenções nos sistemas de hidráulica e elétrica, uma higienização geral nos sanitários para que o público visitante, precisando, tenha onde recorrer.


+ Cotidiano