Cemig acha mais de 15 mil gatos de energia em casas de classes média e alta

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de junho de 2018 às 20:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Levantamento computou 68 mil equipamentos com indícios de fraudes na rede Cemig

Fraudes na energia elétrica causam prejuízos de R$ 300 milhões a cada ano em Minas Gerais, de acordo com dados apurados pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em mais 176 mil inspeções realizadas desde 2017, a companhia detectou 68 mil suspeitas de gatos, sendo 23% deles, ou 15,6 mil, em moradias de classe média ou alta. 

Segundo a companhia, já foram recuperados R$ 48 milhões desde o início da fiscalização. Além das casas e apartamentos das classes com maior poder econômico, os estabelecimentos comerciais concentram 36% das irregularidades, o que representa mais de 24 mil gatos. 

De acordo com o superintendente de Gestão da Receita da Distribuição da Cemig, Helton Diniz Ferreira, a tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% mais barata se não houvesse ligações irregulares e clandestinas na área de concessão da Cemig. 

Caso seja comprovada o gato, o responsável pela conta de luz pode responder criminalmente, por meio do artigo 155 do Código Penal. Segundo o texto, o cidadão está sujeito a multas e pena de um a oito anos de reclusão. 

Além disso, quem comete a infração se vê obrigado a ressarcir toda a energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa.

Danos à saúde também fazer parte da preocupação quanto às ligações clandestinas. Por não serem feitas por técnicos especializados, muitas vezes o equipamento é instalado sem seguir as normas de segurança, o que pode provocar acidentes. A população pode denunciar irregularidades pelo telefone 116.


+ Serviços