​Cejusc de Ribeirão Preto e Imesc iniciam projeto-piloto para exames de DNA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de fevereiro de 2020 às 14:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Instituto fará a análise em casos de reconhecimento de paternidade para resolução de conflitos.

 Tribunal de Justiça de São Paulo e o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) começam nesta segunda-feira (10), às 9 horas, o projeto-piloto de perícias de vínculo genético fruto do convênio firmado em 2019. 

O objetivo da parceria, válida por 5 anos, é beneficiar aqueles que, por diversas razões, não têm condições de arcar com os custos de um exame de DNA.

Todavia, precisam da perícia para a solução dos conflitos em casos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Ribeirão Preto.

As primeiras coletas do projeto serão realizadas no Hospital Electro Bonini, campus da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). 

Estarão presentes na ocasião o coordenador do Cejusc de Ribeirão Preto, juiz Guacy Sibille Leite; a coordenadora do centro, Claudia Lorenzato Rinaldi; o superintendente do Imesc, João Gandini.

Também estarão a responsável pelo Núcleo de Coleta e Controle Qualidade do instituto, Maria Aparecida Viggiani; a diretora Operacional do Hospital Electro Bonini, Lara Lúcia Bonini Ribeiro; e a coordenadora de enfermagem, Doraci Franco de Brito Ferreira.

As coletas do material genético serão feitas pelo Hospital e enviadas para a análise do Imesc, que se encarregará dos laudos e os remeterá ao Cejusc para a solução do conflito. 

Os resultados poderão auxiliar na promoção de reconhecimento de paternidade, promovendo conciliações e evitando a judicialização de casos menos complexos.

Cejuscs

Atendem demandas das áreas Cível e de Família, como Direito do Consumidor, cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia, regulamentação de visitas, entre outras.

Não há limite de valor da causa. O interessado procura o Centro Judiciário para tentativa de acordo e sai com data e horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. 

A outra parte recebe uma carta-convite. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. 

Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.

Serviço:

Lançamento do projeto-piloto de Investigação de Vínculo Genético do TJSP e Imesc

Data: Segunda-feira (10), às 9 horas.

Local: Hospital Electro Bonini – Campus da Universidade de Ribeirão Preto.

Entrada pela Av. Leão 13, nº 1000 – Bairro Ribeirânia


+ Justiça