Cavalhadas de Franca preparam apresentação para cinco mil pessoas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de julho de 2017 às 10:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Espetáculo com cavalos completa 186 anos e será realizado nos dias 5 e 6 de agosto, no Parque ‘Fernando Costa’

As Cavalhadas da Franca completam 186 anos em 2017 e os preparativos estão intensos. 

O Clube das Cavalhadas da Franca realiza ensaios periódicos para as apresentações nos dias 5 e 6 de agosto, que serão realizadas no Parque de Exposições “Fernando Costa”. 

O elenco reúne cerca de 40 integrantes que têm se reunido aos domingos pela manhã e às quartas-feiras à noite para os treinos.

As Cavalhadas novamente vão ser um sucesso, como já são há 186 anos em Franca. 

O grupo está finalizando os treinos a pé, quando faz todas as evoluções que são realizadas no dia do espetáculo a cavalo. 

“Nessa semana iniciaremos os treinos com os animais, buscando sempre a perfeição e beleza do espetáculo”, disse Marcus Vinícius Falleiros, presidente do Clube.

As Cavalhadas serão encenadas em dois dias. A abertura ocorrerá no sábado, dia 5 de agosto, com a Cerimônia dos Encamisados. 

No domingo, dia 6, às 14 horas, começarão as corridas. A expectativa é a de que cinco mil pessoas prestigiem o espetáculo no fim de semana. A entrada para o evento é gratuita.

“Costumo sempre dizer que as Cavalhadas são uma festa de Franca, para Franca e para a família francana. Alegram todo mundo porque envolvem muita cor, muito som, muitos enfeites. As crianças adoram e neste ano, com certeza, teremos muita gente nos prestigiando novamente”, disse Marcus, ressaltando que os ensaios também são abertos e quem se interessar pode assisti-los.

A estudante Sofia Lemos, de 14 anos, se prepara para um dos papéis mais importantes das apresentações. 

Ela será a princesa Floripes. Sofia disse que os ensaios trazem uma prévia da emoção de participar do evento. 

“É algo muito bom porque estou na lista há muito tempo para ser princesa. Estou nela desde pequenininha e esperei para chegar a hora. Quando chega é muito bom. É um sentimento inexplicável, que tem que viver para saber”, disse ela, que irá contracenar ao lado dos irmãos Pedro e Otávio Lemos, que correm as Cavalhadas há mais de uma década e serão os reis cristão e mouro, respectivamente.

Pedro tem 25 anos e participa das Cavalhadas há 12. Para ele e os irmãos, assim como em 2016, a próxima edição promete ser ainda mais especial. 

“Eu e meu irmão vínhamos correndo já há algum tempo, inspirados em uma tradição familiar. Mas no ano passado e neste, corremos com nossas irmãs. A Mariana foi princesa na última apresentação e nesse ano será a vez da Sofia, nossa irmã mais nova, então é motivo de muita alegria estarmos aqui com nossa família, que se torna muito maior quando nos encontramos aqui com nossos amigos”.

As Cavalhadas

As Cavalhadas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses na época da colonização e remontam as batalhas medievais travadas entre mouros e cristãos.

Em Franca foram apresentadas pela primeira vez em 1831. A versão francana desses folguedos é inspirada na Canção de Rolando, o épico francês que narra a história dos Doze Pares da França, uma referência aos 12 cavaleiros enviados por Carlos Magno (rei cristão) para impedir que os árabes adentrassem no território europeu.

Em meio às lutas, a princesa Floripes, filha do Sultão de Constantinopla (rei mouro), é roubada em seu castelo pelos cristãos. 

Ao longo da história, ela se converte ao Cristianismo e convence seu pai a fazer o mesmo.

As Cavalhadas da Franca completam 186 anos e durante esse período buscam sempre a excelência na beleza das suas indumentárias, nas tralhas dos cavalos e nas armas. 

Até 2011, 2012 o grupo utilizou três armas: espada, lança e garrucha, mas pela lei do desarmamento foi obrigado a deixar de usar as garruchas. 

“É lamentável, mas estamos buscando uma alternativa junto ao Exército Brasileiro. Para 2018, acredito que voltaremos a correr as Cavalhadas usando as garruchas porque as Cavalhadas, que são um patrimônio folclórico, perdem muito do seu brilho sem os tiros de festim”, disse o presidente Marcus Vinícius.

Serviço

Cavalhadas da Franca

Organização: Clube das Cavalhadas da Franca

Primeira edição: 1831

Data: 5 e 6 de agosto de 2017

Local: Parque de Exposições “Fernando Costa”

Público estimado: 5 mil pessoas

Entrada: Gratuita


+ Cotidiano