​Cavalhadas de Franca já intensificam treinos com animais, abertos ao povo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de julho de 2017 às 13:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apresentação será nos dias 5 e 6 de agosto, no Parque ‘Fernando Costa’, e espera atrair cinco mil pessoas

As Cavalhadas da Franca deram início a uma nova fase dos treinos para a apresentação deste ano, marcada para o início de agosto. 

Os ensaios, antes feitos a pé, agora incluem os cavalos. Os integrantes se reúnem às quartas-feiras à noite e aos domingos pela manhã para treinar no Parque “Fernando Costa”. Os ensaios são abertos e quem quiser pode assisti-los. 

Neste ano, o espetáculo será apresentado nos dias 5 e 6 de agosto, no Parque “Fernando Costa”, e espera atrair um público de cinco mil pessoas.  

Cerca de 40 integrantes fazem parte do elenco montado para recontar as batalhas travadas entre mouros e cristãos. “Buscamos sempre a perfeição e beleza do espetáculo”, disse Marcus Vinícius Falleiros, presidente do Clube das Cavalhadas.

Entre os participantes, muitos veteranos, mas há os estreantes também. Mateus, de 9 anos, correrá as Cavalhadas pela primeira vez, seguindo a tradição familiar.

“A família da minha esposa, da dona Daisy Jacintho (bisavó de Mateus), tinha a tradição de participar e nesse ano surgiu a oportunidade do Mateus correr. É um privilégio para nós ajudar a manter esse patrimônio cultural da cidade”, afirma Fernando Souza, pai do garoto, que será o príncipe mouro e está empolgado com a oportunidade de fazer parte do elenco.

“Gosto muito de cavalo, fiz hipismo no ano passado e agora estou nas Cavalhadas, que é um bom lugar para andar a cavalo. A gente treina as falas, como galopar e aprende a segurar a rédea com uma mão só igual temos que fazer na apresentação. Estou gostando muito”, diz Mateus.

As Cavalhadas: 186 anos

As Cavalhadas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses na época da colonização e remontam as batalhas medievais travadas entre mouros e cristãos. 

Em Franca foram apresentadas pela primeira vez em 1831. A versão francana desses folguedos é inspirada na Canção de Rolando, o épico francês que narra a história dos Doze Pares da França, uma referência aos 12 cavaleiros liderados por Carlos Magno (rei cristão) para impedir que os árabes invadissem o território europeu.

Em meio às lutas, a princesa Floripes, filha do Sultão de Constantinopla (rei mouro), é roubada em seu castelo pelos cristãos. Ao longo da história, ela se converte ao Cristianismo e convence seu pai a fazer o mesmo.

Serviço:

Organização: Clube das Cavalhadas da Franca

Primeira edição: 1831

Data em 2017: 5 e 6 de agosto

Local: Parque de Exposições “Fernando Costa”

Horários: Sábado – Cerimônia dos Encamisados, 20 horas

Domingo – Conflito simbólico entre mouros e cristãos, 14 horas

Público estimado: 5 mil pessoas

Entrada: Gratuita



+ Cotidiano