“Casa de Dona Beja”, em Araxá (MG) é novamente protegida da demolição

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de novembro de 2018 às 09:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Imóvel fica localizado no Centro de Araxá e teve seu valor cultural apontado

Imóvel fica localizado no Centro de Araxá e teve seu valor cultural apontado em diversos documentos e laudos técnicos

O imóvel histórico conhecido como Casa de Dona Beja, personalidade influente que viveu em Araxá, no Sul de Minas,  no século XIX, voltou a contar com proteção judicial contra demolição. A sentença que revogava a proteção do imóvel, permitindo sua destruição, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A antiga casa de Dona Beja, hoje Pensão Tormin, fica localizada no Centro de Araxá e teve seu valor cultural apontado em diversos documentos e laudos técnicos. No entanto, uma liminar que protegia o casarão e determinava a suspensão da autorização administrativa para demolição do prédio até que, na ação principal, fosse reconhecido o seu efetivo valor cultural, havia sido revogada por uma sentença. 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) então entrou com um recurso junto ao TJMG para que essa sentença fosse suspensa e a proteção restabelecida. No recurso, o MPMG destacou o risco de os réus adotarem medidas visando demolir ou deteriorar o bem, o que ocasionaria danos irreversíveis ao meio ambiente cultural de Araxá.

( * Com informações do jornal Hoje em Dia)


+ Cotidiano