Cartilha ambiental será lançada nas escolas de Franca pela Prefeitura

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de agosto de 2019 às 21:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Separação correta do lixo, descarte de óleo, pilhas e lâmpadas e outras informações constarão no material

Como fazer a separação correta do lixo seco do molhado, onde e como descartar pilhas, lâmpadas, pneus; o que fazer com o óleo comestível que sobra das frituras em casa, nas cozinhas ou restaurantes.

Essas e diversas outras informações fazem parte da Cartilha do Meio Ambiente que a Prefeitura de Franca acaba de concluir e pretende iniciar a distribuição nas próximas semanas nas escolas, depois de um encontro preliminar com os diretores e coordenadores das 67 unidades de ensino da cidade.

Esse material foi cuidadosamente elaborado em conjunto com a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente e seu Núcleo de Educação Ambiental, como parte das condutas de boas práticas sugeridas pelo programa estadual Município Verde Azul, do qual Franca faz parte e está pré-qualificada para a etapa final, em novembro no Palácio dos Bandeirantes, com a presença das autoridades ambientais de todo o Estado.

A Cartilha Ambiental é ricamente ilustrada e trata inicialmente da temática ‘Meio Ambiente, Sustentabilidade, Ecossistema…; ‘Coleta Seletiva’; ‘Lâmpadas, qual é o descarte adequado para elas?’; ‘Ecoponto de Pneus de Franca’; ‘Descarte de Óleo’ e ‘Com Fogo não se Brinca’, trazendo orientações sobre cuidados para se evitar acidentes com fogo, as queimadas e seus efeitos nocivos para o meio ambiente em termos de poluição e doenças respiratórias.

Participação de todos

Ao elaborar esse material e conversar antes com as direções das escolas municipais, a Prefeitura quer mostrar o quanto é importante o engajamento de cada diretora e diretor no sentido repassar o conteúdo da Cartilha aos seus professores na escola que dirigem.

E eles, no contato com seus alunos, devem detalhar o que representa os cuidados ambientais, a coleta seletiva, descarte do óleo de cozinha, das lâmpadas pneus, enfim, práticas responsáveis para que tenhamos uma cidade com qualidade de vida cada vez melhor.

Com esse trabalho educativo nas escolas a Prefeitura pretende também, impulsionar a coleta seletiva na cidade, presente em 100% dos bairros, mas com pouca adesão dos moradores. Muitas vezes por desconhecerem os dias certos e horários que os caminhões passam. Esse calendário está disponível no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br), desde a semana passada.

A recomendação as pessoas é que façam a separação prévia do lixo domiciliar do reciclável e deixe este nos locais nos dias certos da coleta, de preferência nos horários habituais que os caminhões passam para evitar as ações dos atravessadores que muitas vezes passam antes e só levam aquilo de maior valor comercial.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711-9439, com Elaine Giuberti, do Núcleo de Educação Ambiental.


+ Meio Ambiente