Cartão de crédito deve ser usado com cautela no período do Carnaval

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2019 às 14:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:24
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Procon-SP alerta para pessoas que se aproveitam das aglomerações e distrações para aplicar golpes

Para evitar dor de cabeça aos foliões
que querem apenas se divertir e curtir o Carnaval, a Fundação Procon-SP, órgão
vinculado à Secretaria da Justiça, alerta para os cuidados no uso de cartão de
crédito e débito ao adquirir alimentos e bebidas, especialmente nos locais de
grande movimentação.

O assistente administrativo Rodrigo
Chico conta que sempre leva dinheiro e cartão junto ao corpo nessas ocasiões.
“Não dá pra descuidar em lugares com muita gente. Então, eu sempre coloco o que
é de valor próximo do meu corpo e evito levar muita coisa. Assim dá para curtir
mais tranquilo”, explica.

Pessoas mal-intencionadas podem se
aproveitar das aglomerações e distrações para aplicar golpes envolvendo cartão.
Veja as dicas do Procon-SP para evitar problemas:

– Ao entregar seu cartão para
pagamento, não o perca de vista. A maquininha deve estar visível e você deve
acompanhar a operação. Desconfie caso o cartão seja passado mais de uma vez na
máquina;

– Confira os valores expressos no
comprovante e se o cartão devolvido é realmente o seu;

– Observe se os números da sua senha
estão aparecendo na tela da maquininha quando a digita, isto não pode
acontecer;

– Antes de inserir sua senha confira
se o valor da conta foi digitado corretamente;

– Nunca empreste seu cartão;

– Memorize a senha e não a guarde
junto do cartão;

– Tenha em mãos uma relação de números
de telefone para comunicação de roubo ou extravio do cartão.

A professora Maria Aparecida explica
que sempre anda com o número do banco. “É importante. Quando aconteceu comigo
eu senti falta de não ter o telefone fácil para bloquear e cancelar os cartões.
Por isso, eu sempre ando com eles anotado em um papel de fácil acesso”, afirma.

O consumidor que passar por este
problema deverá fazer um B.O. e entrar em contato seu banco o mais rápido
possível.


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