Carta aos tios

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 27 de julho de 2017 às 17:54
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Somente os tios podem dar abraços como os pais, guardar segredos como irmãos e compartilhar alegrias como amigos”. Antes de me tornar tia, eu li essa frase embutida em um lindo texto sobre tios e sinceramente não conseguia entender como seria essa relação, mas agora eu entendo, ainda mais sendo uma tia jovem. É como se colocasse no liquidificador esses três papéis (pais, irmãos e amigos) e no final a mistura virar a mais saborosa e nutritiva relação.

Uma das coisas mais deliciosas em bebês é definitivamente o cheirinho! Eles já nascem com um próprio impregnado em cada centímetro daquele minúsculo corpinho. Ai tem o cheiro depois do banho de sabonete Granado (o mais recomendado por ser vegetal e não possuir fragrância) e depois de um tempo o de colônia, o de bafinho ao acordar, o de xixi, o de cocô (que varia muito dependendo do que foi ingerido de comida) e o dos milhares de vomitados. Mas o meu favorito é o do cangote, nenhum cheiro até hoje em minha vida ganhou do cheirinho da parte de trás do pescoço do meu sobrinho, recém banhado ou depois de passar horas correndo pra lá e pra cá.

Outra coisa que aprendi com o passar dos dias, é que depois de ser tia em tempo quase que integral a gente perde os nojinhos (não todos), a gente se machuca pra proteger, perdemos a comida do nosso prato, ganhamos os melhores beijos babados, temos sempre um ‘patinho’ andando atrás que quase te faz tropeçar e fica falando ‘Tiiiiiii’. O dia a dia se torna quase que um longa metragem, como no filme ‘A vida é bela’, em que cada afazer vira uma brincadeira ou quase teatro, assim eles podem participar e se sentir úteis. Criatividade virou a principal palavra quando eu acordo nos últimos dois anos.

Se você assim como eu, ainda não tem filhos, vai descobrir que desde o momento em que você ganha a etiqueta de tio, se transforma em uma espécie de super herói. Aqueles olhinhos pequenos te olham com admiração, e te copiam em cada coisa, então sua responsabilidade é sempre surpreender, inventar e transmitir um amor infinito. Cada abraço, cada olhar e sorriso de cumplicidade são as demonstrações mais perfeitas que ao menos uma vez na vida seu irmão ou irmã acertou em cheio e te ‘deu de

presente’ um dos seus pontos cardeais. Essa sintonia é inevitável, porque não temos a pressão e a responsabilidade de criação que os pais têm.

Todos os dias eu agradeço por esse serzinho estar em minha vida, ele me ajuda a enxergar cada coisa de maneira mais colorida e mais leve. Me mostra o que só a inocência consegue, e me faz sorrir a cada descoberta. Hoje faz dois anos que comecei a entender melhor essa relação, talvez eu nunca consiga chegar numa conclusão final, porque todos os dias descobrimos novas coisas juntos, mas são esses momentos que guardaremos para sempre e que fazem os nossos dias ganharem um cheirinho todo especial. Que seus sonhos te guiem, e que você nunca perca esse cheirinho do cangote. Feliz aniversário, pitico!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​​ Excepcionalmente, à pedido da autora, ela foi postada nesta sexta-feira, 28 de julho.


+ zero