Carregadores estão mais rápidos, mas pode não ser bom para seu smartphone

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 26 de julho de 2020 às 13:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A compra de um carregador mais potente não fará diferença, a menos que seu aparelho suporte a energia

Enquanto esperamos pacientemente pelo próximo avanço na tecnologia de duração de bateria, estamos vendo muita inovação no carregamento de bateria. 

Os fabricantes estão construindo telefones que podem ser aprimorados mais rapidamente do que nunca, enquanto novas tecnologias, como o nitreto de gálio (ou GaN), tornam o carregamento rápido ainda mais rápido. Aqui está o que você precisa saber e o que procurar.

A velocidade com que o telefone vai de zero a 100% em termos de duração de bateria depende dois fatores: o telefone e o carregador. 

A compra de um carregador mais potente não fará diferença, a menos que seu aparelho suporte a energia. Da mesma forma, um telefone com a mais recente tecnologia de carregamento rápido não carregará sem um carregador adequado.

Por exemplo, o iPhone 11 vem com um carregador de 5 W na caixa, mas ele suporta uma potência maior. Compre um carregador de 18 W (e um cabo USB-C para Lightning) e o aparelho carregará bem mais rápido. Isso nem sempre é óbvio com aparelhos novos, mas é importante se preocupar.

A potência de um carregador, medida em W, que quer dizer watts de potência, é a corrente (medida em amperes ou miliamperes) multiplicada pela tensão (medida em volts). Você provavelmente notou que seu celular carrega mais rápido na tomada que na porta USB do seu laptop, e é aí que essa equação aparece.

Os carregadores geralmente são listados em termos de potência ou watts (como os que a Apple vende), mas você também pode ver referências a amperes e volts.

Diferentes fabricantes de smartphone têm diferentes ideias sobre como aplicar a tecnologia de carregamento rápido e, desde que estejam controlando o telefone e o carregador, poderão encontrar sua própria solução. 

O padrão Qualcomm Quick Charger (até a versão 4 agora) é usado no Galaxy S20 e tem uma potência de até 45 W com o carregador certo.

Trabalhando juntos, o carregador e o telefone em qualquer configuração de carregamento rápido gerenciam de forma inteligente a corrente e a tensão para bombear o máximo de energia possível, além de manter a bateria do telefone fria e protegida de explosões indesejadas. 

A maior parte do trabalho de carregamento rápido geralmente é feito no início da jornada de 0 a 100%, pois é quando as baterias de íon-lítio são mais tolerantes ao carregamento rápido.

Pode ser que as maiores fabricantes do mercado não estejam interessadas no carregamento rápido: isso significa que sua bateria não durará tanto tempo porque os componentes são submetidos a mais estresse e a uma degradação mais rápida.

Os fabricantes projetam seus carregadores e baterias para mitigar essa degradação, mas é claro que o carregamento rápido não é bom para a saúde da bateria do telefone — é apenas uma questão de quão pior é do que o carregamento padrão e se você está pronto para aceitar isso, apesar das consequências.


+ Tecnologia