Cargos de gerente e representante de vendas estarão em alta em 2019

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2019 às 00:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Docente do Senac Franca afirma que especialização na área é a chave para conquistar espaço no setor

Segundo um levantamento realizado pelo PageGroup, referência mundial em recrutamento
especializado de executivos de todos os níveis hierárquicos, uma das áreas que
promete ser destaque no Brasil em 2019 é a de vendas. 

A constatação é baseada
em análises de mercado e tendências de contratações das empresas. O segmento
chama a atenção por apresentar inúmeras possibilidades de atuação no mundo
corporativo, fazendo com que a expectativa de demanda este ano seja maior.

Marcelo Valeriano, docente da área de gestão e
negócios do Senac Franca, ressalta que, apesar do bom cenário, para atuar como
gerente ou representante de vendas é preciso conhecer muito bem as funções que
o cargo exige. “O profissional deve, em primeiro lugar, entender a missão, a
visão e a cultura da empresa da qual ele faz parte, porque isso vai nortear as
ações comerciais. Além disso, é necessário estar em constante atualização com o
segmento em que atua, ou atuará – por exemplo, de saúde, e ser capaz de
identificar o perfil dos clientes e parceiros potenciais. É uma posição
estratégica para os negócios”.

Quanto ao cargo de gerência, a função envolve ainda
mais responsabilidades e metas. O gerente de vendas gera demanda e ações
promocionais, acompanha a performance da equipe, desenvolve a força de vendas,
estabelece planos de visitas, realiza análises de concorrentes e estuda o
mercado. Também é responsável por levantar os resultados, participar de
convenções e congressos e estar à frente do relacionamento da empresa que
representa no mercado público e/ou privado.

Diante de tantas funções exercidas, o docente do Senac
orienta que é fundamental a capacitação do profissional para o cargo. Afinal,
cada vez mais as empresas buscam candidatos capazes de atender às expectativas
da profissão e, para isso, avaliam competências como pensamento estratégico,
liderança, trabalho em equipe, análise e definição de cada etapa do processo de
vendas, capacidade de comunicação e persuasão, inteligência emocional, foco em
resultados e trabalho sob pressão. “Para aprimorar essas competências, cursos técnicos,
livres ou de graduação são necessários. O mercado é muito competitivo e exige
uma forte preparação do candidato, que será um dos responsáveis em fazer a
empresa se destacar no mercado”, explica Marcelo.

Foi investindo em especialização na área que Leonardo
Machado Martins, de 29 anos, garantiu uma nova posição na empresa onde atua. O
profissional fez o curso de Gerência e Supervisão de Vendas, no Senac
Franca, em 2016, e, por meio do conhecimento adquirido, há dois anos,
conquistou mais responsabilidades. “Antes de fazer a capacitação, trabalhava na
parte técnica de produtos da empresa e, por muitas vezes, era questionado por
clientes sobre pontos comerciais. Diante dessa situação, comecei a olhar para o
setor com mais cautela e decidi investir em conhecimento. Após o curso, quando
surgiu a oportunidade, fui promovido a supervisor de vendas”, conta.

Para Leonardo, a conquista do novo cargo só foi
possível porque ele já estava preparado para atender às particularidades que o
setor exige, graças à especialização. “O curso me proporcionou uma visão mais
ampla de mercado e me deu bagagem técnica para a adequada abordagem de
clientes. Hoje, trabalho com uma equipe de 12 vendedores e atendo a diversos
estados brasileiros. Além disso, no cargo que ocupo, vejo o tanto que o setor
de vendas está em expansão e a dificuldade das empresas em encontrar pessoas
qualificadas para a área. ”

O levantamento do PageGroup demonstra que o salário de
representante de vendas pode variar de R$ 5 mil a R$ 8 mil, e o de gerente de
vendas de R$ 16 mil a 25 mil. Para conquistar esse patamar financeiro, o saber
é a base fundamental. No Senac Franca, o portfólio de gestão e negócios é
bastante diversificado e contribui para a formação do profissional da área de
vendas.

Em 2019, a unidade oferecerá cursos como Gerência e
Supervisão de Vendas; A Arte de Encantar o Cliente; Comunicação e Feedback
Eficaz; Desenvolvimento de Liderança;
e Liderança Situacional. Para
informações sobre essas oportunidades, basta acessar o Portal Senac (www.sp.senac.br/franca) ou ir diretamente ao atendimento da instituição.


+ Trabalho