Cangoma reacende tradição do Carnaval de Rua em Franca nesta segunda, 27

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2017 às 11:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tradicional cordão carnavalesco sairá a partir das 16h, da Praça João Mendes, até a praça central

O Centro Cultural Cangoma promoverá mais uma vez o Cortejo de Carnaval pelas ruas de Franca nesta segunda-feira, 27. O cordão carnavalesco promete reunir muitos foliões para acompanhar os percussionistas e dançarinas do Bloco Cangoma com um repertório que inclui maracatu, marchinhas, samba e samba reggae.

A concentração para o Cortejo será na Praça João Mendes, a partir das 16 horas. A saída oficial, até a praça central, está prevista para as 17 horas. O Bloco Cangoma percorrerá as ruas Libero Badaró, Ouvidor Freire, passará pela Praça Barão até a Concha Acústica, onde fará um grande show. “Buscamos o resgate da Cultura Popular Brasileira e do tradicional Carnaval de Rua, que é muito rico e possui muitas opções de músicas e danças para ser aproveitado em um clima familiar”, disse Priscila De Col, diretora do Cangoma, ao lado do marido Pedro Fonseca.

Na noite de sábado, 25, o Cangoma realizou o Baile à Fantasia na Choperia Copacabana. A festa avançou a madrugada com um repertório de marchinhas e samba que agradou o público. Crianças, jovens e idosos cantaram e dançaram as tradicionais Balancê, Mamãe Eu Quero, Jardineira, Marcha da Cueca, Nobre Vagabundo, Nossa Gente (Avisa lá – Olodum) e outras.

Não faltaram também batucadas e danças do Bloco Cangoma. “Estamos fazendo apenas um ‘esquenta` para o Cortejo de segunda-feira”, disse Pedro Fonseca.
As três melhores fantasias foram premiadas. Os concorrentes desfilaram e depois o público elegeu, com aplausos, as campeãs. As famílias Guidi e Piovesan conquistaram o primeiro lugar com o figurino de Smurfs. O folião Marinho Carrijo se vestiu de Palitos de dentes Gina e Uilia José se fantasiou pirata. Eles ficaram em segundo e terceiro lugares. “Não esperava essa repercussão. Fiquei emocionado com a premiação e também por poder reviver os bons tempos de Carnaval que a gente tinha aqui na cidade e foi acabando”, disse Marinho.


O CANGOMA

O Centro Cultural Cangoma foi fundado em 2006 por Pedro Fonseca e Priscila De Col em Franca. O espaço é voltado para pesquisa, prática e divulgação da Cultura Popular Brasileira. O Centro oferece diversas atividades como cursos de música e dança da Cultura Popular Brasileira, dos pequenos batuqueiros, de danças brasileiras, de percussão, ioga, capoeira, entre outras.

*Fotos: Marcos Limonti


+ Cultura