Candidatos têm até às 23h59 de amanhã, dia 22, para se inscrever no ProUni

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de janeiro de 2016 às 12:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As inscrições são feitas pelo site do programa. É preciso informar o CPF, inscrição do Enem 2015 e a senha

​Quem ainda não ainda fez a inscrição para o ProUni (Programa Universidade para Todos), tem até às 23h59 de amanhã, dia 22 de janeiro, para se candidatar. Para tanto, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015, obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas e não ter zerado na redação. 

Também é preciso atender a outros critérios, como ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral, e não possuir curso superior.

Além disso, podem se inscrever pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal  superior ou pedagogia. 

O ProUni oferece​ dois tipos de bolsa: integral, categoria que se restringe a alunos que possuem renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês; ou parcial (50%), destinada aos participantes que possuem renda familiar bruta por pessoa de até 3 salários mínimos por mês.

As inscrições são feitas de forma on-line, no site do programa. No momento da inscrição, será solicitado o CPF, número de inscrição do Enem 2015 e a senha​. No caso do candidato estar cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu),​ ele precisará usar a mesma senha.

Podem ser escolhidas até duas opções de cursos por candidato, nas universidades desejadas. 

A primeira chamada dos aprovados acontecerá no dia 25 de janeiro, enquanto a segunda chamada será no dia 12 de fevereiro. 

Até o momento, mais de um milhão de estudantes já se cadastraram no programa que visa oferecer bolsas de ensino superior para alunos de baixa renda. Este ano, o programa oferece 203.602 bolsas parciais ou integrais em universidades privadas​.


+ Educação