Campanha na Via Anhanguera alerta sobre riscos de sono ao volante

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de setembro de 2018 às 11:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Arteris Autovias promoverá a campanha Acorda Motorista nos dias 24 e 25 de setembro

Com o objetivo de reduzir
o índice de colisões traseiras e conscientizar os motoristas sobre os riscos da sonolência ao volante, a Arteris Autovias – empresa integrante do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo – promoverá, nos dias 24 e 25 de setembro, a campanha Acorda Motorista.

A ação acontecerá das 20 às 22 horas na base da Polícia Militar Rodoviária situada à altura do quilômetro 250 da Via Anhanguera (SP-330), em Santa Rita do Passa
Quatro.

Os caminhoneiros serão
abordados e, em seguida, a equipe da concessionária dará diversas orientações aos motoristas, como o tempo correto de descanso e a importância de evitar o uso de medicamentos e substâncias para combater a sonolência, além da realização de exames básicos de saúde – aferição da pressão
arterial e batimentos cardíacos.

Por fim, os participantes
terão à disposição inspeção veicular nos caminhões, com instalação de adesivos refletivos e troca de lâmpadas queimadas de faróis e


lanternas.
Perigo ao volante


Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), o sono e a fadiga são responsáveis por 60% dos acidentes no Brasil, sendo que a sonolência ao volante já é a segunda maior causa de acidentes nas rodovias brasileiras.

De acordo com a Fundação Nacional do Sono, a insônia aumenta em 250% o risco de acidentes de trânsito nas estradas. Se o motorista sofrer com a apneia do sono, os
dados pioram: o risco é elevado para 700%. Dados da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontam que, após 19 horas de privação de sono, existe a diminuição de desempenho igual à observada em indivíduos com teor alcoólico no sangue de 0,70 g/l, ou seja, o sono causa a sensação de embriaguez equivalente a seis copos de cerveja ou três de vinho para um homem de 90 kg. A campanha integra as diversas ações promovidas pela Arteris Autovias no mês de setembro, reconhecido internacionalmente como Mês da Segurança Viária.


+ Segurança