Campanha do TSE quer incentivar eleitores com idades entre 16 e 17 anos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de novembro de 2017 às 08:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com dados do TSE, eleitores entre 16 e 17 anos representam 1% do eleitorado brasileiro

​Aumentar o contingente de eleitores com idades entre 16 e 17 anos é o objetivo da Semana do Jovem Eleitor, iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que começa na próxima segunda-feira, dia 6, e se estende até o dia 10, sexta. 

A campanha que tem como lema #PartiuMudar, voltada à conscientização dessa camada do eleitorado, será veiculada na TV e nas redes sociais. O maior diferencial é que, durante esta semana, os jovens podem fazer o título sem agendamento em todos os cartórios eleitorais e centrais de biometria do Estado. Para tanto, basta levar o RG original e um comprovante de residência recente.

Embora o alistamento eleitoral seja facultativo para menores de 18 anos, a Justiça permite àqueles com mais de 16 exercer o direito de se alistar e de votar, como forma de promover a cidadania, desenvolver o sentimento democrático e despertar no jovem o compromisso com a participação na vida política do país.

De acordo com dados do TSE, eleitores entre 16 e 17 anos representam atualmente pouco menos de 1% do eleitorado brasileiro. No Estado de São Paulo, representam apenas 0,54% de seu eleitorado atual. Segundo números do IBGE, a população brasileira com 16 e 17 anos soma cerca de 6,8 milhões de pessoas.

Já o número de eleitores entre 16 e 17 anos é de somente 1,4 milhão, o que equivale a pouco menos de 20% do total de jovens nesta faixa etária. Ou seja, no país, até o momento, apenas um em cada cinco jovens para os quais o voto é facultativo tirou seu título e está habilitado para exercer este direito em 2018, ano em que os eleitores votam para escolha de presidente, de governador, de deputado federal, de deputado estadual e duas vezes para senador.

Para mudar esse quadro, a Justiça Eleitoral movimenta-se no país todo. No último dia 19, o TSE realizou o lançamento do projeto “Partiu Mudar Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio”. A iniciativa é fruto da parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs).


+ Política