Campanha de vacinação contra sarampo segue nas UBSs até 30 de novembro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de novembro de 2019 às 18:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Público-alvo são adultos entre 20 e 29 anos que não foram vacinados contra a doença

Iniciada na última segunda-feira, 18 de novembro, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo segue em Franca disponível e toda a rede de UBSs e Núcleos de Saúde da Família até dia 30 de novembro. 

Números divulgados pela Vigilância Epidemiológica indicavam que pouco mais de 80 pessoas procuraram pelas UBSs nos dois primeiros dias de atendimento, das quais menos de 20 pessoas precisaram receber a vacina.

Trata-se de uma campanha seletiva que é voltada para aquelas pessoas que não estão com a sua carteira de vacinação em dia. Os alvos são pessoas adultas entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico do Estado. 

São mais de 9 milhões de adultos jovens não vacinados contra a doença ou com o esquema vacinal incompleto, que deve ser com duas doses da vacina.

A realização dessa etapa da campanha ganha maior importância como forma de impedir a tendência de crescimento da transmissão do vírus do sarampo em jovens nessa faixa de idade que não tomaram as duas doses da vacina. 

A Secretaria de Saúde de Franca se mobiliza na organização das equipes para realizar no último dia da Campanha, 30 deste mês, o dia ‘D’, um sábado, em que todas as UBSs oferecerão atendimento das 8 às 17 horas.

 


+ Saúde