Câmara votará projeto de incentivo à concorrência em postos de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de março de 2018 às 12:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereadores terão a chance de abrir a cidade a novos investidores e à queda no preço dos combustíveis

​Os vereadores terão na próxima terça-feira a oportunidade de fazer um bem à população francana. Vai ser votado um projeto de lei que permitirá a redução na distância entre postos de combustíveis na cidade para 100 metros.

A tendência é que, com a aprovação e sanção do prefeito Gilson de Souza (DEM), a concorrência aumente e novos empresários invistam neste segmento, fomentando a economia, gerando postos de trabalho e, possivelmente, forçando a queda no preço dos combustíveis em Franca.

O vereador Marco Garcia (PPS) deu início à discussão e a causa obteve apoio de outros vereadores, tanto que será votada como sendo de autoria coletiva. É grande a chance de aprovação por ampla maioria de votos, dada a importância do assunto.

A motivação de Marco foi a nivelação de preços em Franca, com postos fixando preços praticamente iguais em toda a cidade. A oscilação, quando muito, chega a R$ 0,05. O Ministério Público chegou a investigar o caso, mas entendeu que não havia cartel. “Eu eu 99% da população vemos cartelização”, disse o vereador Marco Garcia

A adesão dos demais vereadores, muitos já defendendo publicamente a aprovação do projeto, indica que a aprovação deverá acontecer. 

São necessários oito votos para que a matéria passe e este número deverá ser atingido sem dificuldades.

Alguns ainda não deixam claro seu posicionamento para evitar pressões. 

Nas últimas sessões da Câmara, proprietários de postos ou seus prepostos têm conversado com os parlamentares, tentando dissuadi-los de aprovar o projeto.

Alguns vereadores comentam que o estabelecimento da distância para autorização de um novo posto de combustível de só interessa para os empresários de combustível e que tal medida em nada beneficia a população.


+ Política