Câmara dos Vereadores e Senado Federal farão evento legislativo em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de outubro de 2018 às 10:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O tema da oficina será “Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo”

Será realizada em Franca, entre os dias sete e nove de novembro, das nove às 13 horas, na Câmara Municipal, a primeira edição da Oficina Interlegis, evento realizado em parceria do Poder Legislativo da cidade e o Senado Federal.

O tema da oficina será “Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo”. O evento será voltado a vereadores e servidores das Câmaras Municipais de Franca e de toda a região.

A Câmara de Franca estende o convite também ao ambiente legislativo estadual e poderão participar do treinamento servidores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do Governo Federal e os deputados eleitos por Franca, Roberto Engler (PSDB) e Delegada Graciela (PR), assim como suas respectivas equipes.

O instrutor das oficinas será Francisco Etelvino Biondo, da Coordenação de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis / Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) / Senado Federal. É aguardada a presença do senador francano Airton Sandoval (MDB), que abriu o caminho para que Franca sediasse a Oficina Interlegis.

“Será um evento totalmente gratuito e para o qual convidamos todos os vereadores e deputados da região, tanto no mandato quanto os recém-eleitos, e os servidores do Poder Legislativo e Executivo de Franca e da região. Serão todos bem vindos à Câmara de Franca”, disse o presidente da Câmara Municipal, Donizete da Farmácia (PSDB).

As inscrições poderão ser realizadas pelo www.interlegis.leg.br ou através dos telefones (61) 3303-3221 ou (16) 3713-1555.

A programação será ampla, interativa e abrangente, com o seguinte roteiro:

1 – Introdução
2 – Como as pessoas se comunicam
2.1 – Imagem pública: as imagens das cerimônias e eventos no Legislativo brasileiro. Análise comportamental dos parlamentares e servidores
2.2 – As convenções sociais; conceitos
3 – Apresentação pessoas, conduta e atitudes: apresentação, cumprimentos, conversação, convites impressos, correspondência
4 – Atendimento ao público: os deveres de um anfitrião. Como receber bem
5 – Definições: cerimonial, protocolo e etiqueta
6 – A importância do cerimonial nas organizações modernas
7 – Evolução histórica
8 – Função comunitária do Protocolo
9 – Fundamentos de etiquetas, do cerimonial e do Protocolo
9.1 – Alimentação
9.2 – Vestuário
9.3 – Coreografia
10 – Cerimonial público
11 – Precedência
11.1 – Precedência no Brasil
11.2 – Precedência no Legislativo
12 – Símbolos Nacionais
12.1 – Bandeira Nacional
12.2 – Hino Nacional
12.3 – Armas Nacionais


+ Política