​Câmara de Vereadores restringe acesso a sessões para combater coronavírus

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de março de 2020 às 17:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um Ato da Mesa será publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 17, para oficializar as ações

A Câmara Municipal de Franca está adotando uma série de medidas para evitar a propagação do coronavírus em suas dependências. 

As providências foram definidas em uma reunião realizada na manhã de segunda-feira, 16, comandada pelo presidente da Casa de Leis, o vereador Pastor Palamoni (PSB).

Dela participaram os servidores do Departamento Jurídico, Diretoria Geral, Coordenadoria Legislativa e Comunicação Institucional. 

Um Ato da Mesa será publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 17, para oficializar as ações.

Primeiramente, o acesso às sessões ordinárias será restringido, começando pela 7ª, que ocorre nesta terça-feira. 

O público em geral não poderá acompanhar a reunião presencialmente neste período de cautela, mas apenas pelo canal aberto da TV digital 61.3, pelo Youtube e pelo Facebook. 

Já a imprensa só poderá permanecer no setor reservado ao público, e não mais nas mesas atrás dos vereadores, onde ela geralmente se instalava. 

A área da Mesa Diretora e Mesa dos Vereadores ficará, então, restrita ao uso dos próprios parlamentares e dos servidores da Câmara envolvidos na realização da sessão.

A Câmara já disponibiliza álcool em gel em diversos pontos das suas dependências, mas, a partir da 7ª Sessão Ordinária, haverá um recipiente contendo álcool em gel no espaço do Plenário exclusivo aos vereadores e servidores. 

Os profissionais da comunicação terão acesso ao produto na área externa dos banheiros localizados no hall de entrada da Câmara.

Já durante as reuniões das comissões permanentes, será permitida a entrada apenas de vereadores e servidores necessários à sua realização. Os encontros continuarão sendo transmitidos pelo Facebook oficial da Câmara.

A entrada de munícipes nas dependências internas também passará por mudanças. 

“A partir de terça-feira, 16, não teremos atendimento presencial ao público, mas somente através do telefone da Câmara, 3713-1555. O munícipe que precisar entrar em contato com vereadores pode ligar para o telefone geral da Casa, para o número específico de cada gabinete ou por email”, esclareceu Palamoni.

Por estarem inclusos nos grupos de risco, funcionários da Câmara com 60 anos ou mais trabalharão em sistema home office (de casa). 

Além disso, todos os eventos agendados para ocorrerem no prédio da Casa de Leis que não estão diretamente relacionados às atividades legislativas e das comissões estão suspensos até segunda ordem.

“Em relação às viagens dos vereadores, cada um deles irá decidir o que fará. Mas, dentro do Ato, a nossa orientação é que nenhum viaje neste período”, informou Palamoni. 

O presidente da Câmara acrescentou que fez um convite ao secretário municipal de Saúde, José Conrado Netto, para que a Prefeitura ministrasse uma palestra de conscientização sobre o coronavírus durante a sessão ordinária de amanhã. 

“O secretário estará trazendo o dr. Homero Antônio Rosa Júnior, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, para prestar todos os esclarecimentos necessários à população, aos vereadores e aos servidores da Casa”, finalizou Palamoni.

Mais detalhes sobre as medidas adotadas pela Câmara contra o coronavírus poderão ser conferidas no Ato da Mesa a ser publicado.


+ Política