Câmara de Franca cria lei para visitação de animais a pacientes da Santa Casa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de abril de 2018 às 06:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para entrar em prática, lei terá de contar com apoio da instituição e aceitação dos médicos

​Foi aprovado na Câmara dos Vereadores de Franca, nesta terça-feira, projeto de lei do vereador Sérgio Palamoni (PSB) liberando visitas de animais domésticos a pacientes que estejam internados em hospitais públicos.

No caso, como a cidade não tem um hospital público, a lei atingirá a Santa Casa de Franca e o Hospital do Coração que, embora sejam administrados por uma entidade filantrópica privada, são as únicas unidades que fazem internações de pacientes do SUS no município.

Embora a proposta cause certa estranheza, o vereador Palamoni defende que a aproximação dos pacientes com os animais pode trazer benefícios ao tratamento e melhora no quadro de saúde. 

“A aproximação dos animais domésticos é de importância incontestável na recuperação de pacientes em internação, especialmente para aqueles que precisam passar longos períodos em hospitais, em psicoterapia, para crianças e para para pessoas com necessidades especiais, atuando positivamente na redução de estresse e na melhoria do humor e do ânimo do paciente.

O vereador explicou que as visitas são programadas e atendem a todas as normas de higiene impostas pelas instituições. O projeto seguirá para sanção do prefeito Gilson de Souza (DEM) mas, para entrar em prática, o maior empecilho será outro: o convencimento da classe médica e das comissões de controle de infecção hospitalar, por exemplo.

Segundo Palamoni, a Santa Casa questionou somente se haveria custos para ela, o que foi negado pelo vereador. O critério médico neste caso, porém, não passa somente pelos administradores e sim pela diretoria clínica da entidade.


+ Política