Câmara de Franca aprova gratificações de cargos e homenagem a bispo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de maio de 2019 às 19:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto de gratificações de cargos teve debate acalorado e foi decidido com o voto do presidente da Câmara

A Câmara Municipal de Franca aprovou três projetos na 16ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 21. 

O que mais suscitou discussões foi o primeiro item da pauta: o Projeto de Lei Complementar nº 21/2019, de autoria do prefeito Gilson de Souza (DEM), que cria 70 gratificações de funções.

Ele já havia sido aprovado em primeiro turno, por 8 votos a 6. Na sessão de hoje, o vereador Marco Garcia (Cidadania) pediu adiamento por duas sessões com base na exposição do vice-prefeito Frank Pereira (DEM), que havia utilizado a Tribuna Livre no período da manhã na Casa de Leis (veja mais aqui: https://franca.sp.leg.br/noticias/2019/05/vice-prefeito-questiona-projeto-de-gratificacoes). 

Para o parlamentar, havia dúvidas sobre o impacto financeiro da propositura. 

Contudo, o vereador Pastor Otávio Pinheiro (PTB) afirmou que o adiamento não era necessário, pois o posicionamento dos vereadores permaneceria o mesmo. 

O pedido de adiamento foi posto em votação e rejeitado, por 8 votos a 6.

Em seguida, o projeto em si foi apreciado pelos vereadores e a votação acabou em empate (7 a 7). 

Em tais cenários, o voto de desempate é do presidente Donizete de Farmácia (PSDB). Ele optou pela aprovação em segundo turno do projeto, que é a definitiva.

Alguns parlamentares declararam votos. Enquanto Pastor Otávio elogiou a proposta, prevendo que ela trará uma melhora significativa nos serviços do Poder Executivo Municipal, Marco Garcia (Cidadania) e Adérmis Marini (PSDB) a criticaram. 

O primeiro queixou-se de um inchamento da máquina pública caso a hipótese de contratação de novos comissionados se confirme. 

Já o último criticou o presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Franca e Região, Fernando Nascimento, o qual defendeu o projeto nº 21 (veja detalhes aqui: https://franca.sp.leg.br/noticias/2019/05/sindicato-e-assessor-defendem-gratificacoes), pelo fato de a proposta dificultar reajustes futuros de salário.

Duas outras proposituras de nomeação foram aprovadas por unanimidade. 

O primeiro projeto de lei a receber o sinal verde dos parlamentares foi o de nº 31/2019, de autoria do vereador Arroizinho (MDB), que denomina “Getúlio Darci Munhoz” a rua AP 11, do Residencial Atlanta Park. 

Já o segundo foi o Projeto de Lei nº 35/2019, de autoria do vereador Kaká (PSDB), que revoga a Lei nº 6.026, de 12 de setembro de 2003 e denomina “Dom Diógenes Silva Matthes” o centro esportivo situado no Sistema de Lazer do Jardim Doutor Antônio Petráglia.

Também estava na pauta o Projeto de Lei nº 36/2019, de autoria do prefeito, que dá o nome de “Professora e Doutora Jurema Gomes Xavier” à creche municipal do Jardim Paulistano. 

No entanto, a sua votação foi adiada por uma sessão a pedido de Pastor Otávio.

Também foram aprovados cinco Requerimentos e uma Moção de Aplausos.


+ Política