Câmara aprova projeto e Franca terá programa de prevenção ao câncer bucal

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 15:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereadores aprovaram projeto de lei, nesta terça-feira, em votação que foi unânime

Os parlamentares francanos aprovaram um projeto de lei, nesta terça-feira, que cria em Franca o Programa Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal. A votação foi unânime.

O vereador autor do projeto, Adermis Marini (PSDB), citou dados do Instituto Nacional de Câncer, pelos quais estima-se que, em 2016, foram registrados 11.140 novos casos da doença em homens e 4.350 em mulheres. 

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer bucal em homens é o quarto mais frequente na Região Sudeste (14,58 para cada 100 mil). O tipo mais comum é o carcinoma de células escamosas, e ele ocorre com maior frequência na língua, amígdalas e orofaringe e gengivas (assoalho da boca). 

“Foram estimados cerca de 300 mil casos novos no mundo em 2012, sendo que, desses, aproximadamente dois terços são no sexo masculino. Para a mortalidade, foram estimados 145 mil óbitos por câncer no mundo, em 2012, com cerca de 80% ocorrendo em regiões menos favorecidas”, afirmou Adermis.

O vereador afirma que o poder público em Franca já manifestou a gravidade da situação e que a implantação de uma campanha certamente contará com apoio da Prefeitura.

“Em release divulgado pela Prefeitura de Franca, em 07 de junho de 2017, o secretário municipal de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, afirmou que a prevenção é a melhor solução e que qualquer pessoa pode fazer isso de forma eficaz. Nas avaliações nas UBSs, confirmado o diagnóstico, o paciente é orientado e encaminhado para o tratamento adequado. Então, o importante agora é a prevenção”, disse Adermis Marini.


+ Saúde