Câmara aprova Comissão Processante e pode cassar o prefeito Gilson de Souza

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de setembro de 2017 às 06:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Falta de atitude do prefeito em relação à invasão de ambulantes a Franca pode custar seu mandato

​A Câmara dos Vereadores de Franca aprovou, nesta terça-feira, uma Comissão Processante contra o prefeito Gilson de Souza (DEM). 

A solicitação foi feita pelo radialista Marcelo Teixeira (Marcelo Bomba) e teve o aval de oito dos 15 vereadores.

É uma situação grave para o prefeito, uma vez que a comissão tem autonomia, inclusive, para pedir a cassação de seu mandato.

Votaram pela abertura da Comissão Processante os vereadores Adermis Marini, Tony Hill e Kaká (PSDB); Cristina Vitorino (PRB); Della Motta (Podemos); Claudinei da Rocha e Pastor Palamoni (PSB). 

Marco Garcia (PPS), presidente da Câmara, que por regimento não participa das votações, foi chamado a votar porque na votação normal deu sete votos a favor da CP e sete votos contrários.  

A motivação da abertura da comissão é a omissão de Gilson de Souza na fiscalização de vendedores ambulantes, que têm “invadido” Franca nos últimos meses. 

Os fiscais de Obras e Posturas, que sempre fizeram este serviço, recorreram à Justiça para não fazê-lo.

Em maio, Marcelo Teixeira já havia pedido a abertura de uma CP pelo mesmo motivo, mas nenhum vereador votou favorável, preferindo dar tempo para o prefeito resolver a situação. 

Agora, porém, diante da inércia de Gilson e de sua inabilidade política diante de vários outros temas, os vereadores resolveram tocar adiante a denúncia.

A comissão terá prazo de até 90 dias para analisar o caso e apresentar um relatório que será votado em plenário, podendo indicar o arquivamento do caso ou a cassação do prefeito Gilson de Souza.

Logo depois da votação, foram sorteados os integrantes da CEI. E se a votação indica sorte ou azar, Gilson de Souza não foi feliz. 

Farão para da Comissão os vereadores Adermis Marini (presidente), Della Motta (relator) e Arroizinho, como terceiro membro. Para suplentes da Comissão foram sorteados os vereadores Claudinei da Rocha, Carlinhos do Petrópolis e Correa Neves Júnior

O Jornal da Franca antecipou, no último dia 20, que a comissão já teria seis votos certos, com possibilidade de chegar a nove, o que quase ocorreu. 

Confira a matéria, que também explica o embasamento legal para a abertura da comissão no link http://www.jornaldafranca.com.br/abertura-de-proce…


+ Política