Caixa libera opção para trabalhador informar que não quer sacar o FGTS

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de junho de 2020 às 21:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Serviço poderá ser solicitado no internet banking ou no aplicativo do fundo pelo menos 10 dias antes

A Caixa Econômica Federal liberou na última sexta-feira, 19 de junho, a opção para os trabalhadores informarem caso não desejem receber o saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O serviço estará disponível no internet banking da instituição e no aplicativo FGTS, onde ainda será possível consultar o valor do saque e a data em que o recurso será creditado na conta poupança social digital.

O trabalhador poderá indicar que não deseja receber o saque emergencial do FGTS até 10 dias antes do início do pagamento do crédito para que a conta do FGTS não seja debitada.

O pagamento se inicia no próximo dia 29, conforme o seguinte calendário.

Se o dinheiro for depositado na poupança social, o trabalhador pode reverter essa movimentação.

As opções já estão disponíveis tanto no aplicativo FGTS como no internet banking da Caixa.

Caso o crédito do valor tenha sido feito e essa conta não seja movimentada até 30 de novembro de 2020, os recursos serão devolvidos à conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador.

Após esse período, o beneficiário só poderá solicitar o saque emergencial do FGTS que vai até R$ 1.045 por pessoa, até o último dia deste ano, ou seja, 31 de dezembro.

Criação de contas

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que o banco vai abrir 55 milhões de contas de poupança social digital para realizar o pagamento do saque emergencial do FGTS.

A operação foi pensada para não gerar aglomeração nas agências bancárias, segundo o presidente da Caixa, e facilitar o pagamento, uma vez que o banco é responsável pelos critérios do auxílio emergencial, Bem e outros benefícios.

O dinheiro será depositado primeiramente nessa conta poupança social, onde o crédito vai estar limitado para uso digital, sendo possível fazer pagamentos de boletos e de contas de água, luz e gás, por exemplo.

Depois, serão disponibilizadas as opções de saque e transferências, assim como ocorre com o auxílio emergencial de R$ 600.

“Então, nós temos ao redor de um mês entre o depósito na conta digital e a possibilidade de saque”, disse Guimarães.

*Metrópoles


+ Economia