Cães motivam crianças a lerem mais, mostra estudo realizado no Canadá

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de dezembro de 2019 às 15:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:09
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Pequenos acompanhados de cãezinhos tiveram mais persistência durante leituras desafiadoras

Novo estudo mostra que, quando estão na companhia de um cãozinho, as crianças tendem a ler mais. 

A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica e de Brock, no Canadá, e publicada no periódico científico Anthrozoös.

Para chegar aos resultados, a dra. Camille Rousseau analisou 17 crianças que cursavam o ensino fundamental. 

Cada uma foi testada em dois momentos: um para analisar o quanto conseguiam ler, e outra para garantir que todos receberiam histórias apropriadas para seu nível de leitura.

Nosso estudo focou em analisar se uma criança seria motivada a continuar lendo e perseveraria [a determinação] em textos mais desafiadores quando estavam acompanhadas por um cão”, explicou Rousseau, em comunicado

Segundo a pesquisadora, sua pesquisa apóia o aumento recente da popularização de programas que incluem cachorros de terapia no cotidiano de escolas, bibliotecas e organizações comunitárias.

“Já houveram estudos que analisaram o impacto dos cães de terapia no aprimoramento das habilidades de leitura dos alunos, mas este foi a primeira pesquisa que selecionou cuidadosamente e atribuiu uma leitura desafiadora às crianças”, apontou Rousseau.


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