Cabelo branco: saiba por que os fios perdem a cor e como aderir à tendência

Tendência que vem ganhando cada vez mais adeptas é ‘aposentar’ as tinturas de cabelo e assumir fios brancos

Postado em: em Beleza

​Uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptas é ‘aposentar’ as tinturas de cabelo para assumir, de vez, os fios brancos. 

Os cabelos brancos começaram a surgir aos 40 anos na cabeça da psicóloga Djane Tomé Sant’anna. Ela conta que abandonar a tintura foi muito além de uma questão estética.

A contadora Jacilda Custódio escondia os fios desde os 35 anos. Aos 62 anos, resolveu assumir o branco. “Cansei. Tanta gente tem cabelo branco, convive com ele, não tem problema nenhum”.

E por que os brancos surgem na nossa cabeça? São dois motivos principais, como explicou a dermatologista Márcia Purceli: a questão genética e o estresse oxidativo, causado pelo estresse emocional. Além disso, tem também o envelhecimento dos fios que, independentemente da cor, também muda a estrutura.

Com o envelhecimento, os melanócitos diminuem a produção de melanina, que dá pigmentação aos fios e à pele. Quando a melanna diminui, a produção de queratina, proteína com função de dar brilho, também diminui.

O envelhecimento deixa os fios mais finos, com menos volume, secos e com frizz. E, antes de ficarem brancos, os fios ficam acinzentados. Por questões genéticas, algumas pessoas têm mais cabelos brancos que outras.

Como cuidar dos cabelos brancos?

  • Tome vitamina D (veja com o médico qual dose é indicada)
  • Tome vitamina do complexo B
  • Faça suplementação de aminoácidos de cabelo
  • Use hidratante e máscara de cabelo
  • Os cabelos brancos queimam com o sol e ficam amarelos. Por isso, é preciso proteger.
  • Use shampoo para cabelos brancos.



Artigos Relacionados