Brasil tem alerta de chuva volumosa e granizo para esta quarta-feira, dia 25

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de setembro de 2019 às 20:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Meteorologistas pedem atenção para Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e sul de Goiás

Após os produtores enfrentaram mais de quatro meses de estiagem, a chegada da primavera propõe um novo cenário e já mostra os perigos das instabilidades comuns da estação, que estão sendo ainda mais evidentes por conta do cenário de transição climática. 

Para esta quarta-feira, 25, há expectativa de granizo para o Paraná, principalmente o norte do estado, interior de São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e até sul de Goiás.  

A chuva pode ser volumosa em alguns pontos destes estados e vir acompanhada de intensas atividades elétricas, com raios e trovões. 

“A temperatura aumentou ligeiramente no interior de São Paulo e será exatamente isto o combustível para a formação destes temporais acompanhados de granizo”, explica Desirée Brandt, meteorologista da Somar. 
 
Na quinta-feira, 26, a chuva diminui em toda a região com o avanço de uma massa de ar seco no Sul. 

No Sudeste, a chuva continua concentrada em áreas do interior de São Paulo, na capital e região metropolitana , atingindo também o sul de Minas Gerais com trovoadas e altos acumulados.

No Centro-Oeste, a chuva vai ficando cada vez mais isolada e já entrega um outro período de tempo mais firme que a região vai passar.

“Outubro será marcado por irregularidade na distribuição de chuva, não quer dizer que não vai chover, mas são será chuva insistente de forma generalizada”, diz Brandt. 

Cuiabá já registrou temporais e granizo no início desta semana depois de vários meses de tempo completamente seco.  


+ Tempo