Brasil adota uso de máscaras de proteção como política de saúde pública

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de abril de 2020 às 12:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em Franca, uso de máscara por toda população é obrigatório desde a última quarta-feira, 22 de abril

​O uso de máscaras de proteção facial já vinha sendo apontado como uma medida importante de proteção para evitar a infecção do novo coronavírus (covid-19). 

Com a ampliação da pandemia, essa atitude passou a ser tratada como políticas públicas de prefeituras e governos estaduais, com regras recomendando ou até mesmo obrigando a adoção deste recurso de prevenção contra a doença.

São Paulo

Outros governos optaram por definir o uso de máscaras como uma recomendação somente à população. 

O governo de São Paulo editou decreto, na última sexta-feira, com essa orientação para todos os municípios do estado, válida para quando cidadãos circularem por locais públicos. 

A exemplo de outros estados, a diretriz abarca também os acessórios caseiros, feitos com pano.  

​Franca

O recente Decreto baixado pela Prefeitura (11.035/20), publicado na última quarta-feira, 22, em edição extra do Diário Oficial do Município, recomenda a obrigatoriedade do uso da máscara por toda  a população, em razão da pandemia da Covid-19. 

É uma medida que se soma a uma série de outras de natureza protetiva, que tem como objetivo aumentar os meios de proteção das pessoas e dificultar a disseminação do vírus Covid-19.

No entanto, destaca também que a intenção não é punir quem quer que seja e sim conscientizar sobre o perigo, da necessidade de utilização da máscara  como forma de cada pessoa se proteger e também proteger as outras pessoas. 

Ainda conforme o Decreto, os proprietários de estabelecimentos, estes sim, estarão sujeitos a punições caso permitam que clientes adentrem seus estabelecimentos sem o  uso do equipamento de proteção.


+ Saúde